TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.899 Palavras (24 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL

Graduanda:  Luciana Bizerra da Silva

(lucianasilvah@gmail.com)

Orientador: Prof. Nelsael Melo, MSc.

(profnmelo@gmail.com)

Rio de Janeiro - RJ

2017

RESUMO

A área de recursos humanos está evoluindo do antigo modelo operacional para um modelo contemporâneo fundado nas estratégias; sendo, portanto, denominado recursos humanos estratégicos. O planejamento de ações estratégicas torna a organização diferenciada e mais competitiva. O planejamento estratégico, presente na área de recursos humanos, apresenta uma ação de extrema importância ao processo de tomada de decisão; pois envolve análises e acompanhamentos sobre a eficácia e a eficiência das pessoas em suas respectivas funções; de modo que as mesmas atuem em prol do cumprimento dos objetivos pretendidos. Do mesmo modo, o profissional da área de recursos humanos também deve adotar uma postura diferenciada e estratégica, pois deve estar consciente sobre qual a visão e os objetivos pretendidos pela organização, e colaborar para que os resultados obtidos ocorram segundo as necessidades exigidas. Neste sentido, o problema abordado visa identificar quais são as possíveis características do recurso humano estratégico, a fim de impulsionar as organizações a conseguirem diferenciais competitivos, ao mesmo tempo em que valorizam e promovem a satisfação de seus colaboradores, nas pequenas empresas do Brasil. O RH estratégico pode ser considerado uma ferramenta muito importante pois se mostra capaz de organizar ideias e alinhá-las às estratégias da organização, e assim estabelecer ações em torno de toda a estratégia; criando condições favoráveis ao alcance dos objetivos organizacionais.

Palavras Chave: 1.................2....................3........................

        

METODOLOGIA

A metodologia deste trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, com a abordagem sobre as principais características acerca do tema de recursos humanos estratégico nas pequenas empresas. Inicia-se com a escolha do tema e que, segundo as palavras de Asti Vera (1976, p. 97) “o tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver; é uma dificuldade, ainda sem solução, eu é mister determinar com precisão, para intentar, em seguida, seu exame, avaliação crítica e solução”.

Na elaboração deste trabalho, serão realizadas, pesquisas bibliográficas, de diferentes exemplares de livros e monografias de diversos autores com o propósito de verificar a gestão de recursos humanos nas pequenas empresas no Brasil. Com isso, os dados para a elaboração deste trabalho foram coletados por dados bibliográficos com os principais autores sobre o assunto e caracterizam dados secundários, ou seja, coletados por meio de livros, artigos, revistas e sites para dar sustentação e embasamento teórico necessário à pesquisa.

Ademais, a metodologia caracteriza-se como qualitativa, a qual, segundo Minayo (2003) compreende o caminho do pensamento a ser seguido, e com isso, ocupa um lugar de destaque na teoria por se tratar de um conjunto de técnicas adotadas à construção de uma realidade.

  1. INTRODUÇÃO

O mundo dos negócios apresenta-se, a cada dia, mais competitivo, onde as organizações necessitam de mudanças urgentes e devem estar amparadas por diferenciais competitivos a fim de superar seus concorrentes e tentar se manter estável neste mercado inseguro.

Diante desta realidade, emerge uma força humana para tentar suprir as necessidades advindas desta instabilidade, o capital humano; empregado como a principal fonte de investimento atual; sendo considerado o principal capital das novas organizações.

É possível observar que as técnicas administrativas relacionadas às estratégicas organizacionais ganham destaque neste cenário, pois ao passo que os recursos humanos começam a ser mais valorizados, as organizações começam a aliar as forças estratégicas às pessoas e assim obter melhores vantagens competitivas.

A área de recursos humanos, ao longo dos anos, está evoluindo do antigo modelo operacional para um modelo contemporâneo fundado nas estratégias; sendo, portanto, denominado recursos humanos estratégicos. Cuja perspectiva destaca o planejamento de ações estratégicas para tornar a organização diferenciada e mais competitiva; onde os gestores de recursos humanos assumem papeis mais estratégicos, em prol de melhores resultados.

O planejamento estratégico, presente na área de recursos humanos, apresenta uma ação de extrema importância ao processo de tomada de decisão; pois envolve análises e acompanhamentos sobre a eficácia e a eficiência das pessoas em suas respectivas funções; de modo que as mesmas atuem em prol do cumprimento dos objetivos pretendidos.

Por meio dos recursos humanos estratégicos é possível antecipar as necessidades, se preparar para as mudanças e relacionar as informações sobre a administração de recursos materiais e humanos disponíveis e assim direcionar as forças para os caminhos adequados e maximizar os processos, bem como promover avaliações e acompanhamentos sobre as situações atuais e também futuras.

Todavia, a gestão de pessoas baseada no planejamento estratégico, consiste, na verdade, nos conceitos básicos de recursos humanos, os quais dizem respeitos nos métodos, maneiras e ferramentas capazes de conquistar e manter as pessoas atuando, motivadas e produtivas, em uma determinada organização; sentindo-se satisfeitas e como membros principais, capazes de promover o sucesso da organização; o que envolve aspectos motivacionais, ambientais e de qualidade de vida.

Do mesmo modo, o profissional da área de recursos humanos também deve adotar uma postura diferenciada e estratégica, pois deve estar consciente sobre qual a visão e os objetivos pretendidos pela organização, e colaborar para que os resultados obtidos ocorram segundo as necessidades exigidas. Com isso, é imprescindível um conhecimento a fundo sobre as características que englobam a organização, como o tipo de negócio, o segmento de atuação e as competências exigidas, a fim de que as atividades possam ser sincronizadas, efetivamente, de modo estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (243.3 Kb)   docx (150.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com