TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR NA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Por:   •  5/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS

CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – CPPEX

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

A GESTÃO ESCOLAR NA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

MACAPÁ/AP

2021

A GESTÃO ESCOLAR NA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Trabalho apresentado à Coordenação do Centro de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Prof. Paulo Roberto Moraes de Mendonça; da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Gestão e Docência no Ensino Superior.

PROFESSOR (A) ORIENTADOR (A): ____________________________________

                                                             Esp. Paula Iara de Abreu da Trindade

Macapá/AP

2021

A GESTÃO ESCOLAR NA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

AVALIADO EM              /          /        

CONCEITO FINAL:               

                          [pic 1]

                             Professor(a) – Avaliador(a)

[pic 2]

                       Coordenação do CPPEX

Macapá/AP

2021

A GESTÃO ESCOLAR NA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

   TRINDADE, Paula Iara de A. da  [1]

RESUMO: Este artigo teve como objetivo analisar o desenvolvimento de novas tecnologias na gestão escolar ligadas a informação e comunicação no processo educacional, onde abrem novas perspectivas de sua aplicabilidade na prática das ações escolares, relacionando seus respectivos desafios e exigências no espaço escolar onde o processo democrático requer a atuação dos educadores e de toda comunidade escolar, em dado momento em que a sociedade está dominada por tecnologias de informação e comunicação. A discussão acerca do desenvolvimento da pesquisa teve como base referências bibliográficas em obras relacionadas ao tema. Diante disso os resultados mostraram a complexidade de adaptação do gestor no princípio escolar democrático, com base a atual realidade, e os seus benefícios na construção do conhecimento e estímulo a buscar por novas aprendizagens tanto no processo pedagógico, quanto administrativo.

PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias de Informação e Comunicação. Gestão Escolar. Educação.

1 INTRODUÇÃO

O início da revolução industrial trouxe mudanças significativas para sociedade atual, visto que eliminou alguns aspectos do sistema feudal, as classes sociais se dividiram de forma diferente dado que agora quem está no topo da classe são as pessoas mais ricas e na base os proletariados isso demonstra mudança na estrutura econômica. A revolução trouxe consigo a tecnologia de informação e comunicação trazendo mudanças significativas nas relações sociais e na própria educação. As escolas nos dias atuais têm como objetivo maior formar cidadãos capazes de solucionarem problemas sociais através de uma boa gestão escolar unida a tecnologia.

Com o advento da tecnologia a sociedade contemporânea abriu caminhos para criação da Internet que possibilitou a união c//om o mundo em que a escola pode se vincular e se relacionar e unir seus conhecimentos culturais de socialização e a colaboração para novos conhecimentos e aplicação de novas ideias pensadas com um só objetivo. A escola conseguiu trazer novas possibilidades pedagógicas em que facilitou a dinâmica dos professores dentro da sala de aula. A tecnologia no espaço escolar necessariamente não é inteiramente responsabilidade da gestão, porém, necessita da ajuda de profissionais capacitados para desenvolver estratégias para o aprendizado, com que a tecnologia não se restrinja somente ao professor com aluno, mas que haja troca de conhecimento entre ambos.

Com o avanço das mudanças sociais a escola passou a incluir a tecnologia para o domínio e o uso de maneira correta para uma sociedade produtiva e desenvolvida tecnologicamente. A gestão escolar procura ter uma organização na criação dos trabalhos com a escola para haver demandas na consistência na aprendizagem de seus alunos e para o bem da coletividade. Os atos educacionais garantem que exista uma balança entre escola e a gestão escolar. Os docentes solucionarão problemas da comunidade tecnológica. Contudo, o domínio com a gestão TIC e as tecnologias nos dias atuais, podem unir a comunidade escolar e alunos para uma sociedade mais atualizada e desenvolvida tecnologicamente.

2  GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

De Acordo com Lück (2009) a sociedade atual passou a ser direcionada por uma economia onde as tecnologias da informação e comunicação, agrega positivamente aos objetivos, dinâmicas e as relações sociais, características da globalização, em uma era de oportunidades culturais, desafios em processos inovadores. A educação torna-se imprescindível em ações que exigem a continuidade e dedicação para o aprimoramento de suas competências.

Os desafios e exigências adotados para o ambiente escolar em seu estatuto, tem o objetivo de formar cidadãos, capacitados a enfrentar as dificuldades presentes no decorrer do processo. Assim a demanda imposta a comunidade escolar requer a validação das competências e conhecimento de uma realidade de contínua evolução na gestão escolar.

O objetivo maior da comunidade educacional revela-se, portanto, o de se estabelecer uma comunidade de ensino efetivo, onde persevere, coletivamente, não somente o ideal de ensinar de acordo com o saber produzido socialmente, mas o de aprender, em acordo com os princípios de contínua renovação do conhecimento, criando-se um ambiente de contínuo desenvolvimento para alunos, professores, funcionários e é claro, os gestores. O conhecimento da realidade ganha novas perspectivas: a organização do projeto político-pedagógico da escola e o seu currículo; o papel da escola e o desempenho de seus profissionais, que devem renovar-se e melhorar sua qualidade continuamente, tendo o aluno como centro de toda a sua atuação (LÜCK, 2009, p.16).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com