TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO PESSOAS

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

Modelo Diagnóstico de Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é fundamental para qualquer empresa.

Segundo Chiavenato (1999), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada organização, as características do contexto ambiental, o negócio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes.

A gestão de pessoas tem como intuito principal tratar os func ionários como parceiros da empresa, assim como são tratados os fornecedores, acionistas e todos os clientes. Tosos os empregados possuem papel essencial dentro da organização, pois são eles que contribuem para o desempenho de todas as áreas.

Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas são:

• Conjunto de políticas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

• A gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.

A gestão de pessoas não é limitada apenas ao recrutamento e seleção, e ao treinamento dos funcionários.

Avaliação Genérica da Gestão de Pessoas

A avaliação genérica da Gestão de pessoas tem como seu objetivo melhorar o desempenho da gestão de pessoas, aprimorar o conhecimento dos responsáveis pela Gestão de Pessoas com eficiência e eficácia, justificar tosos os orçamentos e as despesas da Gestão de Pessoas, e aprimorar as funções da gestão de pessoas.

A avaliação genérica da Gestão de pessoas é realizada através de uma auditoria que se subdivide em três partes:

  1. Avaliação de Gestão de Pessoas – é um aperfeiçoamento da administração da gestão de pessoas para uma visão sistêmica dos seus programas e práticas;
  2. Auditoria de Gestão de Pessoas – é uma análise das práticas politicas e sociais da organização, avaliando a sua total funcionamento, para que haja criticas e sugestões de melhorias;
  3. Auditoria de Gestão de Pessoas – é um sistema de informação para avaliar a eficácia e a eficiência do desenvolvimento do programa. Tem como principal objetivo mostrar que o programa está funcionando, buscando informar os benefícios o que seria prejudicial para o funcionamento do mesmo, e sobretudo buscar maneiras de aperfeiçoamento.

A administração de gestão de pessoas deve agregar valor para a organização, para os gerentes, funcionários, clientes e fornecedores.

Para se avaliar a eficácia e a eficiência da Gestão de Pessoas, o setor deve ser avaliado por tosos os seus clientes e parceiros, dentre os funcionários e gerentes de linha da empresa.

O agente de auditoria pode ser alguém de dentro da empresa ou um consultor externo. De qualquer forma o mesmo causa um grande impacto sobre todos da organização.

Para que a avaliação seja executada deve-se possuir uma linhagem com critérios e indicadores previamente impostos.

Os critérios de avaliação podem ser tanto objetivos ( é o critério que avalia o grau de estratégia da Gestão de Pessoas sobre seus clientes, sobre outras organizações)  como subjetivos (são os critérios relacionados ao ambiente interno, como o atendimento da Gestão de Pessoas as outras áreas da empresa e seu desenvolvimento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com