TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO SUSTENTÁVEL DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.244 Palavras (9 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        2

2        DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        2

3        GESTÃO SUSTENTÁVEL DA CADEIA DE SUPRIMENTOS        4

4        CONCEITO DE LOGISTICA        5

4.1        LOGÍSTICA REVERSA        5

4.2        A NECESSIDADE DA LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS        6

5        CONCLUSÃO        8

6        BIBLIOGRAFIA        9

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho faz parte das atividades que avaliam o aprendizado do aluno, na área de Logística e Análise de Suprimentos, disciplina do Curso de Bacharelado em Administração da IESI (Instituto de Ensino Superior de Itapira) e visa à análise de procedimentos em situações em que a Logística Reversa de Medicamentos deve ser praticada. 

O descarte inadequado de medicamentos impõe riscos consideráveis para a saúde humana e para o meio ambiente de uma maneira geral. Diversos estudos em âmbito internacional têm apontado para o fato que o descarte não judicioso de medicamentos vencidos ou sobras, feito pela população em geral, no lixo comum ou na rede pública de esgoto, traz consequências em termos da agressão ao meio ambiente e à saúde humana. Dentre os efeitos associados à presença de resíduos de certos medicamentos no meio ambiente, a literatura especializada aponta riscos como a contaminação da água, do solo, da flora e da fauna. Além disso, há claramente o risco direto à saúde de pessoas que possam reutilizá-los por acidente ou mesmo intencionalmente.

Neste contexto, o estabelecimento de um programa adequado de descarte de medicamentos integra a agenda regulatória da Anvisa desde 2008, tornando-se um tema estratégico a partir de 2010 a partir da promulgação da Lei nº 12.305 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pelo Decreto nº 7.404/2010.

O presente estudo trata inicialmente, das questões ambientais que envolvem o desenvolvimento sustentável, da gestão sustentável da cadeia de suprimentos e, mais especificamente da logística reversa de medicamentos e de sua necessidade.

  1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL  

Ao longo dos anos o conceito de desenvolvimento foi limitado apenas ao conceito de crescimento econômico. No entanto, para que as sociedades alcancem realmente o desenvolvimento é preciso evoluir em diferentes áreas, como: ecológica, social, política, cultural e econômica. O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu após algumas décadas, considerando alcançar melhores condições de vida no planeta. 

Pensando em ações e políticas que garantem o equilíbrio social, a manutenção e a preservação dos recursos naturais houve um aumento de debates sobre o tema, desenvolvimento sustentável e, algumas mudanças estão acontecendo na conduta dos governos e das organizações. Criando políticas públicas e legislação para questões de preservação ambiental, o governo tenta elaborar meios para incentivar, estimular ou obrigar a utilização de processos produtivos mais limpos e conscientes. A sociedade passa a dar mais atenção a essas ações e passa a executar uma pressão sobre as organizações, cobrando-as para que adotem uma postura mais responsável.  O desenvolvimento sustentável nas empresas se estrutura em três partes: econômica, social e ambiental, que constituem os três pilares. No pilar econômico, as organizações devem ser economicamente viáveis e proporcionar o retorno ao investimento feito.  No segundo pilar, o social, as empresas devem oferecer as melhores condições de trabalho aos seus colaboradores e considerar a diversidade cultural. No pilar ambiental, a organização deve ser marcada pelo eco da eficiência dos seus processos produtivos, adotando uma produção mais limpa com responsabilidade social. A observação desses pilares é mantida por pressão do governo com legislação e punições, por pressão dos consumidores ou pela preocupação com os recursos naturais, razão da responsabilidade empresarial. Entre várias ações voltadas à sustentabilidade que podem ser adotadas pelas empresas, está a Logística Reversa. A logística normal segue o fluxo comum, ou seja, padrão. Por sua vez a logística reversa é um instrumento de melhoria econômica e social que é formado pela união de ações, processos e meios designados a possibilitar a arrecadação dos resíduos sólidos ao setor corporativo, para reutilização, em seu período ou em outros períodos férteis, ou outros propósitos finais adequados ao ambiente.

 A aplicação efetiva e eficiente da logística reversa alivia dois problemas: o descarte incorreto dos resíduos e a extração dos recursos naturais. É importante que haja envolvimento de toda cadeia de suprimentos.

Então antes de entender o conceito de logística reversa, vamos abordar os conceitos de Gestão Sustentável da Cadeia de Suprimentos.

[...] As novas regulamentações ambientais, em especial os referentes aos resíduos, vêm obrigando as empresas da área de logística a levar em consideração nos seus cálculos de custeio com os “custos e os benefícios externos”. E em função disto, entende-se que a logística verde pode ser vista como um novo paradigma no setor. A Logística Verde ou Eco logística utiliza a logística reversa como ferramenta operacional, no sentido de minimizar o impacto ambiental, não só dos resíduos na esfera da produção e do pós-consumo, mas de todos os impactados ao longo do Ciclo de Vida dos Produtos, já que a logística reversa viabiliza a devolução para a produção, materiais que serão reaproveitados. (DONATO, logística verdeou ecológica, P20)

  1. GESTÃO SUSTENTÁVEL DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

A cadeia de suprimentos depende das influências existentes entre os relacionamentos e os fluxos que existem entre os participantes da cadeia (fornecedores, fabricantes, atacadistas, varejistas, consumidores), e do processo de matérias-primas em produtos finais.

Segundo Amato Neto (2011), a gestão da cadeia de suprimentos analisa o fluxo de materiais e de informações ao longo da cadeia de suprimentos, envolvendo desde os elos iniciais, responsáveis pelas atividades de extração, passando pelos elos de transformação, até os elos finais de distribuição e consumo de produtos acabados. Reforçando que existe interdependência entre os elos da cadeia de suprimentos. As empresas estão preferindo investir naquilo que é o foco da organização (core business) e deixando as atividades secundárias, não menos importantes e necessárias à manutenção do negócio, a terceiros. A gestão sustentável da cadeia de suprimentos (GSCS) equivale à inclusão da gestão da cadeia de suprimentos com a gestão ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (204.2 Kb)   docx (303.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com