TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GUERRA DO FOGO

Por:   •  20/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA CRÍTICA

Guerra do Fogo, A. Direção: Jean-Jacques Annaud. Produção: Anthony Burgess e Desmond Morris, Belstar Productions, Canadá/França, 1981. Colorido, 100 min.

 

1 CREDENCIAIS DOS AUTORES

Jean-Jacques Annaud (Draveil, 1 de Outubro de 1943) é um cineasta francês. Apesar de ter sua entrada proibida na China devido às filmagens de Sete Anos no Tibete foi convidado para dirigir uma adaptação de uma novela chinesa e teve a sua entrada liberada na China para a produção do seu longa-metragem Totem Lobo (Wolf Totem), com lançamento previsto para o ano de 2015. Em suas premiações recebeu duas indicações ao César, na categoria de Melhor Filme, por "A Guerra do Fogo" (1981) e "O Urso" (1988). Venceu em 1981. Ganhou dois César de Melhor Diretor, por "A Guerra do Fogo" (1981) e "O Urso" (1980). Recebeu duas indicações ao César, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, por "O Nome da Rosa" (1986) e "O Amante" (1991). Venceu em 1986.

John Anthony Burgess Wilson (Manchester, 25 de fevereiro de 1917 — Londres, 22 de novembro de 1993) foi um escritor, compositor e crítico britânico. Prolixo e controverso, grande parte da sua obra ainda permanece no anonimato, sendo lembrado principalmente pelo décimo oitavo livro, Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1962). Seus livros, críticas e resenhas são marcados por grande sátira social. A mais célebre fábula de ficção científica de Anthony Burgess, "Laranja Mecânica", é um libelo pelo livre-arbítrio. Burgess preocupava-se com a ampla utilização do behaviorismo em clínicas, consultórios e prisões. O aumento a delinquência juvenil tanto no Ocidente capitalista quanto na Rússia soviética foi outro catalisador do livro cuja língua, inclusive, é um inglês russificado, de gírias abundantes. O autor retornou ao tema de Laranja Mecânica em Enderby Outside (1968) e A Clockwork Testament, or Enderby's End (1974), livros que tiveram fria acolhida.

Desmond Morris (24 de janeiro de 1928, Purton, Reino Unido) é um conhecido biólogo, doutorado na área, reconhecido pelo seu trabalho como zoólogo e etólogo; é ainda um pintor surrealista e um expert em sociobiologia humana. Ele passou a ser bastante conhecido nos anos 60 como apresentador do programa Zoo Time, na ITV. Seus estudos concentram-se no comportamento animal e humano, explicados de um ponto de vista zoológico. Morris escreveu vários livros e produziu alguns programas de televisão, muitas vezes convertendo-os em livros. Suas análises dos humanos de um ponto de vista zoológico geraram muita controvérsia mas são bastante populares nos meios académicos.

2 RESUMO DA OBRA

A guerra do fogo (título original: La Guerre du Feu) é um filme lançado em 1981 produzido na França e no Canadá sob a direção de Jean-Jacques Annaud juntamente com Anthony Burgess e Desmond Morris responsáveis pela linguagem especial elaborada para o filme que relata uma história dos tempos antigos ao uso da língua de maneira universal, tendo como um dos marcos a linguagem corporal.

O filme baseia-se na hipótese de como era o período pré-histórico e dois grupos de hominídeos. O primeiro, possuía uma certa semelhança aos macacos, pois eram peludos, não tinham falas e se comunicavam através de gestos e grunhidos com pouca capacidade intelectual, achando que o fogo era algo fora do comum (divino) porque não dominavam a técnica de produzi-lo. O outro grupo é mais evoluído e possuí uma comunicação e hábitos mais complexos, como a dominação da técnica de produzir o fogo.

No decorrer do filme há um ataque de uma tribo de hominídeos mais primitivos em busca de território e do fogo, e isto, acarretou em diversos ferimentos, mortes, sequestros das mulheres e o fogo da tribo inicial se apaga. O grupo que protegia o fogo aceso não tinha noções de como curar os ferimentos de seus membros, moravam em cavernas, quando iam descansar ficam todos agrupados para que pudessem se aquecer devido ao frio, no momento da alimentação reuniam todos do grupo e sabiam deixar o fogo aceso, mas não produzi-lo. E a consequência do fogo apagado, faz com que eles escolha três membros da tribo para saírem para uma jornada em buscar de ascender o fogo.

Durante o percurso eles encontram dificuldades devido ao não conhecimento do território novo, ou seja, não estavam conseguindo encontrar alimentos, deram de face com animais selvagens, mas ao caminhar foram tendo uma concepção de espaço geográfico. E avistaram uma fumaça logo calculavam em média a distância onde encontra-se o fogo. Quando chegam ao local, viram uma fogueira acesa e com pedaços de carne e alegram-se em determinado momento, porque quando percebem que a carne que ali se encontra é de seres humanos, rejeitam e percebe que existe outro bando, os canibais. E essa tribo percebem eles e o ataque começa, resultando que conseguiram intimidar os canibais.

Consequentemente aparece uma mulher de uma outra tribo que tinha sido raptada pelos canibais e ela tenta se aproximar dos três guerreiros porque sabia que não conseguiria sobreviver sozinha naquele ambiente, mas os mesmos a negaram de início.  Entretanto ela os seguia e percebeu que um deles estava ferido, logo surge o primeiro contato de aproximação, pois ela tinha a técnica da cura e a procede utilizando ervas para cicatrização das feridas de um dos membros. Assim eles observam que ela possui habilidades mais avançadas e a deixam acompanhar e sugestionar durante o percurso. Um dos integrantes do grupo tenta ter o ato sexual com ela, mas a mesma não cede o ato porque já possuía um determinado sentimento por outro integrante.

A mulher os conduz para a tribo de onde veio e essa tribo tem aspectos físicos e produtivos baseado no homem moderno.  Esta tribo tinham uma linguagem aprimorada, fabricavam utensílios artesanais, desenhavam nas rochas e dominavam a técnica do fogo. Assim os instruiu para que aprendessem determinadas técnicas e valores, assim os motivando para repassar o conhecimento aos seus descendentes.  

3 CONCLUSÃO DA RESENHISTA

    Enfim, o filme ressalta a suposição de evolução do homem pré-histórico que obteve conhecimentos técnicos e essenciais para o avanço intelectual e material através da busca pelo fogo sob uma visão nova e construtiva. E esses aspectos primordiais fez com que os hominídeos percebessem a importância da interação social, uma maneira diferente de viver, o uso de novas ferramentas, pintura corporal, diferentes formas da linguagem e até mesmo o modo diferente de reprodução.

4 CRÍTICA DA RESENHISTA

O filme fornece diversos recursos a nossa concepção de como seria e agia os seres humanos no período pré-histórico, à medida que aborda um dos principais assuntos que é o fogo. E deixando essa chama acesa é um atributo para sobrevivência, mas quando este fogo se apaga é motivo para recomeçar e buscar para reascender o que nos faz acreditar.

As informações mencionadas nos auxiliam na compreensão da evolução dos seres primitivos e torna possível uma inspeção amplamente variada, a fim de até propormos uma concepção teórica subjetiva. Mostrando-nos um vasto campo de conhecimentos para os acontecimentos que estruturaram os tempos modernos.

Contudo, conhecer as bases que este conteúdo propõe, há uma possibilidade de amadurecermos mais, inclusive para respeitar e estudar diferentes tipos de culturas e pensamentos racionais, que em muito pode enriquecer nossa forma de compreender a vida.

5 INDICAÇOES DA RESENHISTA

A obra tem por objetivo expressar meios e apresentar hipóteses para pessoas com interesses comuns, estudantes do ensino básico e universitários, a fim de refletir, idealizar e desenvolver as próprias pesquisas para determinados fins. Sendo de suma importância para aqueles que desenvolvem trabalhos acadêmicos.  

Não é apenas um simples filme de aventura, com bases a serem aceitas, mas um filme que apresenta os fundamentos necessários à compreensão do período pré-histórico e da formação do homem em diversos conceitos contribuintes para progressão da disposição interior crítica necessária a estrutura intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com