TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental e Responsabilidade Social

Por:   •  7/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

 Gestão Ambiental e Responsabilidade Social  

                                               

Filme: Home, nosso planeta, nossa casa.

Home é um acompanhamento do processo de formação do planeta Terra e a existência de vida, onde retrata a vida no planeta e fatos prejudiciais aos ecossistemas. Mostra a existência de homens que ainda vive uma vida igualmente a de séculos atrás e frente a grandes metrópoles com o uso das mais altas tecnologias.

Com o crescimento da população e a necessidade de buscar diversas inovações o solo é um dos principais materiais explorados para produção de alimentos, com grande proporção e com isso a necessidade de procurar seu próprio alimento.

Inicialmente o filme fala sobre a alteração da forma da superfície terrestre pelo homem e depois mostra a utilização inadequada do solo prejudicando a biodiversidade. Depois mostra a transição da vida rural para a vida urbana nas megalópoles como New York, onde em poucos anos se construiu centenas de prédios em que milhões de pessoas vivem até hoje. Analisando o filme, vemos que a Terra se formou a partir de partículas de poeira cósmica onde aconteceu o milagre da vida e a vida alterou a atmosfera, que nos lagos quentes da terra originaram-se as arqueobactérias, há quatro bilhões de anos atrás se alimentando do calor da terra e com exceção das algas verdes, que obtém a energia do sol e são os ancestrais das plantas de hoje em dia. Essas bactérias foram às responsáveis pela alteração da atmosfera, mudando o destino do Planeta, com a transformação do CO2 em O2, liberado então na atmosfera podendo então gerar outras formas de vida na terra.

Com a vida na Terra, toda espécie tem a sua função e o seu lugar e se equilibram, mas depois de duzentos mil anos surgiu o Homem, os primeiros homo sapiens, onde transformou muito mais do que já foi transformado, muito mais do que apenas a atmosfera, nós transformamos o mundo. E nessa história mudando a face da Terra começou-se pela agricultura, que foi a primeira grande revolução, a menos de dez mil anos dando a luz a cidades e civilizações. E logo após a humanidade encontrou uma forma de explorar as energias submersas na terra como: óleo, gás, carvão e minérios, gerando uma rápida mudança no Planeta, onde a produção de bem materiais como, por exemplo, o carro leva a extrair da terra toneladas de minérios, sem a devida moderação para que não desmanche e não contamine o meio ambiente na sua extração. E consequente disso se deu a revolução industrial, pois houve a criação de máquinas, fábricas, grandes edificações, construções e a tecnologia tomou conta. Nosso planeta, nossa casa nos mostra com dados e fatos indiscutíveis e evidentes o quanto nós seres humanos estamos causando ao planeta que nos acolhe. O filme traça uma avaliação histórica dos impactos da humanidade no planeta como um todo, desde seu principio que nos prova através de informações de até antes da nossa existência que somos a única raça viva neste planeta e que consumimos mais do que precisamos para sobreviver.

Quanto mais o mundo vem crescendo maior é o consumo de energia e essa energia não vem sendo renovada, como a água que está ficando cada vez mais escassa com o passar dos tempos e poderá afetar dois bilhões de pessoas na Terra antes de 2025 com a falta de água. As florestas são os pilares do equilíbrio climático que dependemos e todo o desmatamento no planeta estão voltados para a agricultura, pecuária e a industrialização. Já o transporte, as indústrias, o desmatamento e a agricultura são responsáveis pela liberação de grandes quantidades de carbono mudando o balanço climático do Planeta ocasionando um aquecimento global que está afetando muito nosso Planeta. A preservação do meio ambiente está sendo tratada cada vez mais no Planeta tentando beneficiar todas as espécies. O filme trata diversos pontos negativos que estão acontecendo no planeta como a alimentação, perda da vegetação, consumo exagerado pelo homem, extinção de aves e peixes, poluição de rios, aumento da temperatura, fome e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com