TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Ambiental e responsabilidade social .

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.623 Palavras (11 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE QUIXADÁ

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL - EaD

[NOME DO ALUNO, MATRICULA e CURSO]

RESPOSTAS DAS QUESTÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL - EaD

PROFESSOR FORMADOR: SÉRGIO HORTA MATTOS

QUIXADÁ

2017


QUESTÕES DE RS E DL EaD-2017.2

  1. Moraes Filho (2009, p.15 – 19) descreve em macroquestões ambientais que “o crescimento sem precedentes do consumo a que o desenvolvimento econômico através da ideologia tecnológica pretende satisfazer (e ao mesmo tempo instigar) vem submetendo o meio ambiente e os ecossistemas a uma pressão incessante que está provocando o seu declínio, comprometendo a sustentabilidade da vida. Os principais macroproblemas ambientais da atualidade, decorrentes da ação direta do homem sobre a natureza (através do seu sistema produtivo) podem ser enumerados em: aumento da temperatura global da terra; destruição progressiva da camada de ozônio; destruição da biodiversidade ou extinção de espécies; poluição industrial e indisponibilidade de água potável”.

Fonte: MORAES FILHO, R. A. Sociedade e meio ambiente. In: Gestão Ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações/José de Lima Albuquerque (organizador). São Paulo: Atlas, 2009, p.15-19.

Tomando por base a importância do controle ambiental do ar dentro da responsabilidade social contida no texto descrito elabore uma dissertação (média de 20 linhas) descrevendo os macroproblemas aumento da temperatura global da terra, destruição progressiva da camada de ozônio e poluição industrial.

  1. “Por muito tempo, o Nordeste – em particular o Semiárido – esteve em evidência como região problema do Brasil. O Sertão nordestino tem sua história econômica, social e política diretamente associada ao seu caráter de território onde de instalou uma atividade acessória à outrora pujante economia açucareira da Zona da Mata. Ali não foi a mão de obra escrava que serviu de base ao sistema produtivo – no caso a pecuária – mas sim a unidade familiar atrelada ao que veio a ser o latifúndio. Esse modelo se formou a partir do sistema de sesmarias, e se valeu de formas pré-capitalistas de exploração, como a parceria e a meação. Nesse contexto, a seca sempre foi um fenômeno marcante, que periodicamente provocava flagelo e era citada em relatos históricos. A mais notável foi a de 1877-1879, famosa por ter provocado elevadas perdas humanas e por ter levado grande contingente de migrantes no rumo da Amazônia, onde se iniciava o próspero (e efêmero) ciclo da borracha. O imperador Pedro II visitou a região, naquela ocasião, e numa bravata prometeu não deixar mais que tal flagelo assolasse os sertanejos, nem que para isso tivesse de vender as jóias da Coroa!”

Fonte: CHACON, S. S. O sertanejo e o caminho das águas: políticas públicas, modernidade e sustentabilidade no semi-árido. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2007. 354p. (Série BNB teses e dissertações, n. 08)

Tendo em vista a importância do controle da água dentro da responsabilidade social como forma de gestão deste precioso bem para todos os seres vivos e em especial para os nordestinos dado o fenômeno da seca, tema abordado no texto, elabore uma dissertação (média de 20 linhas) discorrendo sobre o ciclo da água, uso, escassez, desperdício e poluição da água.

  1. Dias (2012, p.48) afirma que a passagem de um modelo de desenvolvimento predatório a um sustentável que mantenha a harmonia com a natureza tem inúmeras implicações. Implica modificar a visão e relação com a natureza: esta não é somente uma fonte de matérias primas, mas também é o ambiente necessário para a existência humana. Envolve um manejo racional dos recursos naturais e também modificar a organização produtiva e social que produz e reproduz a desigualdade e a pobreza, assim como as práticas produtivas predatórias e a criação de novas relações sociais, cujo eixo já não será a ânsia de lucro, mas o bem-estar humano.

Fonte:  DIAS, R. Responsabilidade social: fundamentos e gestão. São Paulo: Atlas, 2012, p. 48.

Considerando o contexto apresentado, elabore um texto dissertativo (média de 20 linhas) envolvendo sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.

  1. A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas tem razão quando se referem ao meio natural como um “legado mundial”.

Fonte: SINGER, P. Ética prática. 2. ed. Lisboa:Gradiva, 2002, p.292 (adaptado)

Mediante o exposto no texto acima discorra através de dissertação (média de 20 linhas) sobre a importância do controle de áreas verdes dentro da responsabilidade social.

  1. Senhor X, grande empresário do ramo calçadista, cuja empresa já está solidificada no mercado, leu o texto a seguir sobre responsabilidade social. “O gerenciamento inadequado do lixo tem se tornado um problema econômico, ambiental e de saúde pública, com 7 a 10 bilhões de toneladas de lixo urbano sendo produzidas a cada ano e 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo sem acesso a facilidades de despejo de lixo. Alavancados pelo crescimento populacional, urbanização e aumento do consumo, os volumes de lixo possivelmente dobrarão de tamanho em cidades de baixa renda da África e da Ásia até 2030 (PNUMA, 2015).

Fonte: PNUMA. O problema do lixo: Cidades do mundo produzem mais de 10 bilhões de toneladas de resíduos todos os anos, estima estudo da ONU. Disponível em: http://www.unep.org/o-problema-do-lixo-cidades-do-mundo-produzem-mais-de-10-bilh%C3%B5es-de-toneladas-de-res%C3%ADduos-todos-os. Acesso em 16/05/2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (495.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com