TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Cadeia de Suprimentos

Por:   •  9/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz Business analytics aplicado à SCM

Disciplina: Gestão da Cadeia de Suprimento

Módulo:

Aluno: Johann Hans Moreira Lopes

Turma: 0423-1

Tarefa:

Cite duas atividades logísticas importantes para a boa condução da venda de SUVs entre R$ 80 mil e R$ 110 mil.  

A relação do fornecedor x consumidor vem sendo uma matéria cada vez mais desafiadora de se estudar e colocar em praticar, pois bem, quando analisamos essa relação vemos que precisamos cada vez mais ter um processo industrial bem estruturado. E uma das maneiras de tornar essas práticas eficiente, é integração da operação logística, tornado todo processo da cadeia eficiente e aumentando o nível de serviço.

Dentro deste processo integrado existe várias atividades importante da logística para colocar o produto (SUVs) a disponível para cliente final, de acordo com a cadeia de valor de Porter (1985), onde a cadeia de valor está dividida em atividades primárias e atividades de apoio, com isso iremos destarcar as atividades Logística de saída e marketing e vendas, onde ambas encontradas no grupo de atividade primária. Ainda na visão de Porter a Cadeia de Valor se enquadra como uma ferramenta de estratégia para avaliar cada seguimentação dos setores, de forma a analisar suas fragilidades e bem como potencializar suas atividades para que no final tenha menores custos operacionais agregado ao produto.

Como se tratamos da venda de um produto caro e seletivo, a estratégia de marketing e vendas é uma atividade chave neste processo, pois são atividades relacionadas à comercialização e a promoção,  esta comercialização esta ligada direta por uma demanda, que por muitas vezes é promovida um por outras atividades dentro da cadeia de valores, como analise preditiva e precristiva, coleta de informação (níveis de clientes, localização e produtos), para isso temos que ter a cadeia de suprimento funcionando corretamente pois para  promover o produto ao cliente no lugar certo na hora certa, a integração com os dados gerados pelos big data e processamento dessas informações será primordia para que o produto chegue até cliente até antes mesmo antes dele desejar.

A logística de saída tem um objetivo muito importante, pois está relacionada diretamente à distribuição física dos produtos aos consumidores, por ser o local de distribuição deste dipo de produto (SUVa) deve ser considerada a demanda influenciada da localidade, uma vez que devem estar disponíveis para cliente no lugar que ele precisa e no momento que ele precisa. Neste caso é priomordial que todos as atividades da Cadeia de Suprimento esteja atudando em sicronia, um exemplo disso o Marketing atuando junto com as informações obtidas através dos Big datas para levar promoções aos clientes selecionados, levando em consideração todos os estudos feitos (estatísticas e TIC).

Analise como o uso das tecnologias de ponta (big data, data mining, business intelligence, etc.) pode incrementar cada uma das atividades logísticas isoladamente.

Quando falamos de tecnoligia de ponta, entramos na indústria 4.0 ou logística 4.0, onde a premissa básica é a aplicação de recursos tecnológicos, para potencializar todos as atividades dentro da logística.

Quando entramos no termo de logística uma das premissas básica de todas as atidades é a eliminação dos desperdiço, muitas vezes o aumento dos desperdícios dentro das empresas está ligados na ausência de ferramentos tecnológica, por exemplo:

Big data – responsável por processar grande volume de informações fornecidas por diversas infraestruturas de forma correta para apoio aos planejamentos, operações e tomadas de decisão.

Data mining – responsável por fazer a mineração dos grandes volumes de informações gerada, podendo extrair informações analíticas que pode gerar grandes oportunidades para o negócio.

Business intelligence – reponsável por análisar grande volume de dados por meio da aplicação de métodos quantitativos, visando gerar análise descritiva e diagnóstico, em tempo real, para subsidiar tomadas de decisão

De um modo geral ausência destes dados faz com que as tomadas de decisões sejam sempre reativa, de acordo (CSCMP 2018) 98% das empresas de logisitica terceirizadas acreditam que a tomadas de decisões são baseadas em dados e 71% acreditam que o big data melhora a qualidade e o desempenho. (colocar referência) (cscmp, 2018). Como dito as ferramentas tecnológicas proporciona uma visão de cenário futura de acordo com os dados atuais, direcionando as tomadas decisões nos diversos setores da cadeia. Todos os dados gerados, como informações de estoque, demanda, transportes e muitos outros podem ajudar a implantar soluções e prevenir futuros problemas que a cadeia poderia vir a apresentar, além de manter a comunicação entre os diversos setores da cadeia.

Grandes empresas de logisticas trabalha com muitas informações, onde Business intelligence, auxiliando no processamento, diagnostic quantitativos e qualitativos e em possiveis casos descobrindo novos dados.

Essas tecnologias tem o apoiado as tomadas de decições em 3 níveis (Estratégico, Tático e Operacional).

Nível estratégico - emprego de sistemas especialistas e software de precisão.

Nível tático - emprego de sistema de apoio a tomada de decisão e instrumentos gerenciais de previsão.

Nível operacional – emprego de Sistemas transacionais e ferramenta do dia-a-dia.

Os beneficions diretos com uso das tecnologias são:

  • diminuição dos erros.
  • diminuição de tempo na maior parte das atividades.
  • compartilhamento de informações e maior integração organizacional.
  • melhoria dos níveis de serviço e
  • maior conhecimento do negócio.

Alguns exemplos mais específicos são:

  • redução do custo de estoques.
  • redução da falta de material.
  • melhoria no atendimento ao cliente.
  • aumento da eficiência operacional na produção.
  • alinhamento dos níveis de estoque ao comportamento da demanda.
  • redução do tempo de inventário.
  • rastreabilidade da frota ou da carga.
  • planejamento de rotas e multimodalidade, e
  • redução dos prazos de entrega.

Um exemplo de ferramenta tecnologica que tem grande ganho de produtividade e o RFID (radio frequency identification), este recursos que permitam a leitura eletrônica e o rastreamento e localização. Pode também ser empregado para identificar, localizar e rastrear pessoas, animais ou qualquer outro elemento móvel.

Explique se vale a pena implementar um modelo de negócio com business analytics ou tecnologia similar para produtos de baixo valor agregado.

Na minha opinião vale apena sim, claro todo investimento deve-se feito com responsabilidade e analisando o custo-benefício e o retorno ao longo do tempo, porém informação hoje é uma arma poderosa, quem a detém e consegue controlar parte dela esta um passo a frente de seus concorrentes. Pois em um mercado onde a concorrência é tão acirrada, conhecer um pouco mais de seus clientes e suas características como costumes, tempo que você gasta vendo na internet, históricos de copras, idade, gostos etc., isso permite que sua empresa pode acelerar as vendas, com qualidade, com menor custo e te possibilitando a te destacar no mercado que atua.

Então se adequar ao modelo de negocio com business analytics é ter uma chance de alavancar a produtividade, melhorar a segurança do negocio, como por exemplo na empresa que atuo temos uma portaria inteligente ou seja 100% autônoma, por ela o gestor tem acesso a históricos de todos colaboradores como horários de entrada e saída, câmeras de fadigas instalada no interior do veículos essas câmeras tem A.I que faz a leitura facial identificando que esta dirigindo de acordo com banco de dados da empresa e essas câmeras traz através dos históricos de cada um o momento em que o mesmo esta cansado ou se distraindo na direção informado ao motorista, exemplo como esse ajuda a ter uma empresa que preocupa com as pessoas e tem menos acidentes.

Quem trabalha com prestação de serviço há várias ferramentas que pode ajudar nos tratamentos destes dados, informando em um rankim de como seu negócio esta, fazendo comparativos com seus concorrentes etc., isso de possibilita uma tomda de decisão mais acertiva fazendo com que você gaste mais energia com as ações que te darão mais retorno em menor tempo.

Discorra sobre os gargalos existentes na infraestrutra logística do País e a resistência em implantar tecnologias novas ou disruptivas nas organizações. Sugira ações para romper essas impedâncias.

Muitos dos gargalos existentes no Brasil são devido a falta de investimento nos setores, há má condução do país pelos gestores fez com que o Brasil ficasse em uma posição desfavorável economicamente. Os baixos investimentos, o mal planejamento nas infraestruturas, a falta de manutenção e outros fatores fez com que o transporte no Brasil se torna-se muito caro, prejudicando grandes empresas onde esses preços eleva os custos dos serviços que são agregados ao produto.

O Brasil por ser um país grande, acaba que temos transportes de longas distâncias e a falta de opções e distribuição da malha ferroviária, faz com as cargas seja feitas por aeroviário onde é muito caro e por rodovias emfrentando a péssima estratas.

O transporte por rodovias representa uma fatia maior ficando em primeiro lugar no ranking, enfrenta as péssimas condições das rodivas, muitos pedágiose gerando muita poluição ao meio ambiente.

Já as ferrovias que está em segundo lugar no ranking, a falta de investimento trouxe um declínio muito grande pois transportes de grande volume em alguma região se tornou inviável, como trabalho em ferrovias posso falar com propriedade dos problemas em infraestruturas, como por exemplo a falta de remodelação dos trilhos que liga minas Gerais a Bahia até hoje os trilho são de perfil 37 e 45, com isso só opera neste perfil locomotivas inferiores com menor capacidades, vagões com menores capacidades e um frete caro, o pouco transportes que tem nesta região se deve a falta de investimento tanto pelo sertor privado como pelo Estado e Governo com isso essas região será mesnos desenvolvida, pois empresas buscaram outras localidades para se instalarem. Outro gargalo que as ferrovias enfreta são as regiões de serras aonde foram construidas, exemplo a Rota do grão que liga Triangulo Mineiro a Belo Horizonte com 700km, o transporte de 1 trem com 90 vagões é utilizado com 5 locomotivas tendo em média um consumo de cada locomotivas de 8 mil litros de diesel e 38 horas de transtime, isso somente porque existe 2 serras neste trecho, já de Belo Horizonte a Vitória os mesmo 90 vagões é transportados com somente 2 locomotivas.

Já aquaviário sobre com a burocratização dos sistemas portuários, auta tarifa nas estadias, CD não adequados para amarzenar grandes volumes de granéis, transtime muito longos, portos não adequados para receberem grandes navios.

No aéreo por ser investimento muito alto e com altas tecnologias o frete acaba que fica muito caro e a situação complica ainda mais porque a capacidade a ser transportada ser menor.

Além de termos muitas oportunidades na infraestrutura, temos muito o que fazer para melhorar a gestão dos processos de produção das Cias, precisamos cada vez mais pessoas com habilidades e especialista na área de tecnologia capaz mostrar o desperdicío que é gerado pela operação manual e muitas ferramentas de gestão qeu não faz integração com outros sistemas, ainda temos muita resistência pela nível estratégico das empresas em fazer investimentos em tecnologia capaz de trazer resultados que eliminam fontes de desperdicíos dentro do processos. Infelizmente quando falamos em investimento dentro do chão de fábrica muitas vezes o assunto torna burocrático e muito atrasado, um exemplo disso na empresa que trabalho ainda temos muitos controles feito através de planilhas e que muitas vezes demanda muito tempo de uma mão de obra que poderia estar produzindo e gerando resultado.

Para melhorar todos os setores de transportes no Brasil, precisamos de melhorar as politicas publicas para construir um Brasil melhor, temos demanda, temos espaço e temos ferramentas humanas e tecnologica e temos muitas burocracias para serem reduzidas. Em alguns setores vejo este cenário com otimismo como por exemplo o novo marco regulatório para setor ferroviário MP de nº1.065 de 30 de Agosto de 2021, que trás como novidade a construção de novas ferrovias, fato que já podemos perceber com parceira de empresas privadas juntos com proprietários das conceções ferroviaria como por exemplo, Suzano Celulose e MRS, Brado e Rumo, VLI e LD Celulose e outras, este novo marco pertite que tenha autorga para construção de novas ferrovias com localização mais adequado para cenário atual vizando ao longo prazo. O setor ferroviário carece de melhorias nas apliações de pátios, terminais e portos, só em trecho de linha férrea estiama-se que o custo saia em torno de 1 milhão de reais a cada 100mt de linha férrea, com isso a parceira publica e privada acaba sendo inevitável. Precisamos dar mais espaço à iniciativa privada com menos burocratização, com conceções assim teremos rodovias, Sistema aquaviário, aéreo e portuário trabalhando de forma integrada. Mesmo aumentando os custo com pedágio em rodovias, teremos um serviço operacional com menos risco e com qualidade e se colocarmos na balança uma rodovia privada e uma federal veremos que a diferença é grande talvez o custo beneficío vale a pena.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FERREIRA, Altair. Apostila Gestão da Cadeia de Suprimentos. Editora FGV: Rio de Janeiro. Edição 2023. Disponível em https://ls.cursos.fgv.br/d2l/lor/viewer/viewFile.d2lfile/551796/660717/assets/conteudo_gestao_cadeia_

suprimentos.pdf

Acesso em 10 de maio 2023.

WIND, Jerry; MAHAJAN, Vijay; GUNTHER, Robert. E. Marketing de Convergência: Estratégia para Conquistar o Novo Consumidor. Editora Pearson Educatio do Brasil: São Paulo. Edição 2003. Disponível em https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/256/pdf/0?code=JD8KmgSRIIsyLVGjjhAH+6

c3Yg4/O6UQuFC8buBvAnf5Ymh2kT3DmrShrvRXc6yOO9R2VAL6j/hBqHVhhSaPYQ==

Acesso em 10 de maio de 2023.

SCHAEDLER, Andrew; MENDES, Giselly Santos. Business Intelligence. Intersaberes: Curitiba. Edição 2021. Disponível em https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/194863

Acesso em 10 de maio de 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (247.3 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com