TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica e Transformação Estratégica

Por:   •  16/4/2017  •  Seminário  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  1.642 Visualizações

Página 1 de 5

Equipe 2 - Assunto: Conceituação

  1. Conceitos básicos de estratégia.
  2. Gestão estratégica e transformação estratégica.

Conceituação Teórica

Gestão estratégica é o nome do desafio mais importante, árduo e abrangente com que se defronta qualquer organização. Consiste em escolher alternativas para atingir objetivos em sintonia com as ameaças e oportunidades.

A implantação de uma nova metodologia de trabalho em uma organização vai esbarrar, quase sempre, em alguns obstáculos, o primeiro obstáculo constitui-se nas dificuldades de visualização do horizonte futuro para a organização, tanto em relação as oportunidades quanto as ameaças, seguido de três categorias de obstáculos à reflexão estratégica nas empresas e entidades: os obstáculos culturais, os organizacionais e os gerenciais.

Esbarrando também nas dificuldades, onde temos a dificuldade de percepção das principais fontes de mudanças, tendências e descontinuidades, que poderão gerar impactos positivos e/ou negativos para a organização.

Dificuldades de Percepção

Quando queremos implantar um processo de pensamento estratégico nas organizações, um dos grandes obstáculos a enfrentar é a dificuldade de percepção, ou seja, bloqueios de toda espécie, que impedem a visualização de riscos, de um alado e de oportunidades, do outro.

  • Filtros e bloqueios dificultam a visualização de riscos e oportunidades
  • Olhamos mas não vemos.
  • Barreiras mentais.
  • Visualizar o que nunca imaginamos antes

Dificuldades de Percepção de Riscos e Ameaças

Outra dificuldade frequente consiste na falta de percepção de riscos e ameaças.  Talvez por não acreditarmos que aquilo seja realmente possível, por não querermos que ocorra, por nunca ter acontecido com ninguém, ou por termos uma falsa sensação de segurança.

  • Todos vêm os riscos, menos nós.
  • Mas isto nunca aconteceu!!!
  • Nunca vai acontecer conosco!
  • Medo do desconhecido
  • Efeito Avestruz

Mudanças estratégicas

Segundo Hamel e Prahalad, nós estamos sujeitos a pelo menos cinco grandes tipos de transformações ao nosso redor, que devem ser continuamente monitoradas, a fim de identificarmos possíveis mudanças que possam impactar as organizações

Lidar com a mudança, torna-se então, uma atividade continua para a maioria das organizações, e o desafio dos seus líderes está em motivar seus liderados e estimular-lhes a criatividade e a tolerância em relação as mudanças organizacionais. Mudando a maneira como mudamos, requer o desmantelamento da hierarquia organizacional.

Obstáculos Culturais

O que chamamos de cultura pode ser representada por um conjunto de verdades. É a maneira pela qual a organização vê o mundo e a si própria. Coisas que deram certo no passado, e acredita-se que devem ser mantida como padrão, e as que deram errado devem ser proibidas ou desestimuladas, isto é, os tabus que existem nas organizações.

Cultura Centenária

As gerações antigas, famílias com tradição e culturas muito forte, tendem estabelecer políticas prática, crença, estratégia e estrutura rígida. Elas não aceitam o novo, estão sempre voltado ao passado cultuando os símbolos, biografia, bandeira entre outros, bloqueando as inovações, o interesse e dedicação dos dirigentes da alta e média gerência, imparcial a ideias novas.

Cultura de Sucesso Garantido no Passado

Sejam quais forem os fatores que originaram o sucesso no passado, ninguém pode garantir que esses mesmos fatores continuarão atuantes no futuro ou, pior, que continuarão sendo os diferenciadores que garantam a posição de pioneirismo e liderança futura da organização. O sucesso do passado e, talvez, do presente pode até provocar o fracasso no futuro, caso não haja mudanças na mentalidade e no comportamento dos dirigentes.

Obstáculos Organizacionais

O mundo vem passando por inúmeras transformações, e com isso vem mudando também o contexto organizacional. Contudo, em processos de mudanças organizacionais, são atribuídos tradicionalmente obstáculos que precisariam ser vencidos: como a resistência às mudança, as antigas estruturas organizacionais podem ter se tornado inadequadas ao negócio e até entraves ao seu desenvolvimento. O grande desafio das organizações seja evitar maiores impactos na implementação de mudanças e transformações, dado que a resistência tem se tornado uma ameaça ao sucesso na gestão das mudanças. Porém a resistência, sob outro ângulo, pode ser positiva para as organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com