TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Hospitalar

Por:   •  18/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.456 Palavras (14 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO SUP. EM GESTÃO    

ALUNO - RA

SETA ENGENHARIA  S.A

PROJETO INTERDISCIPLINAR INTEGRADO I

SETA ENGENHARIA S.A

Projeto Integrado Multidisciplinar I, referente ao 6º Semestre do ano 2016 do Curso Tec. Em Gestão de RH, englobando as seguintes matérias: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

 

RESUMO

          Este trabalho tem como objetivo aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no curso, de forma prática, através da coleta de dados e análise de uma entidade real. O trabalho exposto a seguir, terá como finalidade fornecer dados coerentes e relevantes sobre A SETE Engenharia S. A E terá como abordagem a contextualização com os conteúdos ministrados no primeiro bimestre do curso de Gestão de Recursos Humanos, onde serão vistos aspectos referente às disciplinas de: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

Palavras chave: Dados, análise, entidade, desenvolvimento.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------05

2. FUNDAMENTOS DA ADMONISTRAÇÃO ..................................................07

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ...............................................................10

4. TECNICAS DE INFORMATICA ...................................................................14

4. CONCLUSÃO  .................................................. ...........................................15

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ............................................................17

                                     


1. INTRODUÇÃO

O presente projeto multidisciplinar integrado será para contemplar as disciplinas de fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informáticas. A empresa escolhida foi SETA Engenharia S.A. a qual foi fundada em Concórdia, Santa Catarina, em 01 de agosto de 1982.

A empresa atua em todo território nacional, na indústria da construção civil pesada, com foco na execução de obras e terraplanagem em empreendimentos de geração de energia hidrelétrica, solar e eólica, obras de artes especiais, edificações residenciais, comerciais e industriais. Motivo este que nos fez escolher foi que esta tem um campo de obras instalado no município de Morro do Chapéu Bahia e seus diretores facilitaram nosso acesso em seus canteiros de obras.

Sempre pensando em garantir seu desenvolvimento e crescimento, a SETA Engenharia investe constantemente na aquisição de equipamentos modernos e, principalmente, na qualificação de sua equipe de profissionais, buscando vencer desafios e prestar serviços com a máxima qualidade. Para isso, a SETA iniciou em 2009 a implantação de um sistema de gestão da qualidade, baseado nos requisitos mais modernos em gestão de sistemas. Como resultado, já em 2011, a empresa conquistou a certificação ISO 9001, reconhecendo a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade implantado. 

Sabendo que está inserida em um setor dinâmico, a SETA Engenharia S.A. preza por desenvolver constantemente as competências de sua equipe, deixando-os preparados para qualquer desafio na área da construção civil.

Para manter-se entre as melhores empresas do Brasil em seu segmento, a SETA coloca em prática todos os dias uma receita que alia qualificação constante dos colaboradores, investimento em equipamentos e busca incessante pela qualidade total.

Já são mais de 1000 funcionários envolvidos na história da SETA, e a empresa está pronta para continuar crescendo. A linha de equipamentos é completa e moderna, além de estar em constante renovação. O Sistema de Gestão da Qualidade é certificado pela NBR ISO 9001-2008, sendo a empresa reconhecida pela sua eficácia. Graças ao esforço de todos, a SETA se orgulha do trabalho que já foi realizado. E quem já fez muito sabe que pode sonhar ainda mais. 

Em 2015 a SETA Engenharia iniciou trabalhos na direção do aperfeiçoamento das suas práticas de governança corporativa a fim de atender às crescentes demandas, fruto do acelerado crescimento da Companhia.
Para esta tarefa, foi contratado a J Valério Consultoria, empresa especializada na implantação de sistemas de Governança Corporativa com mais de vinte anos de experiência neste tema.

Com a conclusão dos trabalhos em curso, o Grupo SETA conta hoje com a estrutura formalizada de Governança, sendo instituídos os seus principais órgãos com os seus respectivos instrumentos: Conselho de Acionistas, Conselho de Administração e Diretoria Executiva.

[pic 1]

Complexo eólico cristal – Morro do Chapéu, BA [pic 2]

 

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

É de suma importância ao falarmos de Fundamentos da Administração, citarmos o viés histórico, expondo que as pessoas nem sempre foram a principal preocupação das organizações. Exemplo disto é o que a Administração Científica preconizava que o trabalhador ficava em segundo plano quando se tratava de produção.

Compreendemos que, com os estudos de Hawthorne, começa um prenúncio de mudança na relação das organizações para com seus funcionários, e a partir disto iniciam-se vários estudos acerca da relação entre trabalhadores e organizações, tais como: Pirâmide de Maslow, Fatores de Herzberg e, num passado mais recente estudos sobre liderança, motivação, administração participativa entre outros, os quais condizem com as metas e objetivos dos trabalhadores.  

No entanto, para melhor compreensão dos elementos que influenciam o desenvolvimento dos recursos administração, é necessário que se tenha conhecimento das relações humanas. Nesse sentido, um dos eventos mais importantes na história do enfoque comportamental na administração é o chamado experimento de Hawthorne.

Nesse experimento, ficou evidenciado que o grupo de pessoas tem fundamental importância sobre o desempenho dos indivíduos, o que deu a partida para os estudos sistemáticos sobre a organização informal. No entanto, não era esse o objetivo do experimento. Pretendia-se explicar a influência do ambiente de trabalho sobre a produtividade dos trabalhadores (Maximiniano, 2000, pg.163)                                                                                                                    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (386.1 Kb)   docx (249.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com