TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Integrada

Por:   •  2/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.156 Palavras (13 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE -----------------------

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Gestão de Clima e Cultura Organizacional: Starbucks e Magazine Luiza

-------------

--------------------

Trabalho apresentado a disciplina Gestão Integrada de Pessoas, como requisito parcial para obtenção de nota referente a 2ª avaliação sob orientação da Profa.

BELÉM/PA

2021

  1. Missão – Visão de Futuro e Valores Organizacionais

Starbucks 

É uma empresa multinacional norte-americana, com a maior cadeia de cafeterias do mundo, tem sua sede na cidade de Seattle, estado de Washington. A companhia criou seu nome inspirada em parte pelo personagem Starbuck e seu logotipo é um entalhe escandinavo do século XVI de uma sereia com duas caudas, é uma cadeia de café conhecida no mundo todo.

Sua missão é, “Inspirar e alimentar o espírito humano – uma pessoa, uma chávena e uma vizinhança de cada vez”. É evidente que a Starbucks dá ênfase à construção de relações humanas significativas, e mostra como a secção empresarial desta empresa visa alcançar a sustentabilidade. como podemos ver, há duas partes claras desta declaração. A primeira é sobre inspirar e nutrir o espírito humano, apresenta a sua importância tanto na satisfação dos clientes como dos colaboradores, assegura-se de que o cliente recebe apenas os produtos e serviços de melhor qualidade que pode fornecer. Esta empresa quer que os clientes estejam com ela de fato, o website permite aos clientes partilharem qualquer ideia que sintam que a Starbucks deveria saber. Na secção de valores da Starbucks, é mencionado como a empresa quer tornar-se um local de trabalho adequado e eficiente para os empregados. Outro ponto é de a empresa facilitar e capacitar os seus colaboradores, dentro da sua cultura a contratação inclusiva é um dos seus valores, permitindo que à empresa ligar-se às pessoas a ela associadas com um olhar positivo.

Sua visão de futuro é estabelecer a Starbucks como a principal fornecedora do melhor café do mundo, mantendo os seus princípios enquanto crescem. Na sua declaração de visão, eles esclareceram o seu objetivo e valores organizacionais, que é ser uma fornecedora premium do melhor café, eles expressam a sua vontade de ganhar superioridade no mercado. Uma vez que o foco está agora no café, esta marca obterá obviamente mais influência nesta seção. A cultura da empresa é muito inclusiva e de aceitação, prática da equidade e da ética é algo que a empresa pretende manter também no futuro. E, por último, a intenção de crescer ainda mais foi retratada. Desde o ponto de partida, a Starbucks percorreu um longo caminho e a empresa deseja manter este florescimento. Do ponto de vista do consumidor, a Starbucks está a fazer um excelente trabalho como organização empresarial. A missão e visão da Starbucks presente e a ideia uniforme de como a empresa percebe o ambiente empresarial. Tem sido uma componente importante da alteração das escolhas e preferências de estilo de vida. É de esperar que a empresa continue a contribuir para o mercado com objetivos e valores como estes.

Magazine Luiza

Em 1957 o casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato, compraram uma pequena loja de presentes, localizada na cidade de Franca, interior de São Paulo. O nome Magazine Luiza surgiu com resultado de um concurso cultural promovido por uma rádio local. Um fato muito importe que mostrou como a interatividade e proximidade com os clientes, já eram grandes diferenciais da marca e já estavam em seu DNA desde os primeiros passos da organização. As décadas seguintes foram marcadas pela expansão do negócio para outras cidades do interior de São Paulo, como Barretos e Igarapava, além de novas unidades em Franca. O tempo foi passando e outros familiares entraram para o negócio, o que possibilitou ter dinheiro suficiente para todo o crescimento da empresa. Em 1974, foi inaugurada a primeira grande loja de departamentos, quando a empresa completou 20 anosa já contava com 30 unidades funcionando no Brasil todo.

O Magazine Luiza tem sua como missão “Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada, que visa sempre ao bem-estar comum”. Sendo assim a visão de futuro é ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Querendo sempre estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos. Os valores estão lincados a sua missão, com respeito, desenvolvimento e reconhecimento, colocamos as pessoas em primeiro lugar, pois elas são a força e a vitalidade da nossa organização, outro ponto é a ética, sempre  baseando a verdade nas ações e relações, com integridade, honestidade, transparência, justiça e bem comum, com muita simplicidade e liberdade de expressão, buscando a simplicidade nas relações e processos, respeitamos as opiniões de todos sempre abertos a ouvi-las, independentemente da posição que ocupam na Companhia. Além de cultivarem o empreendedorismo na busca de fazer diferente, com iniciativas inovadoras e ousadas, se atendo sempre de uma regra maior, “faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”.

A conclusão que podemos tirar é que as duas empresas são um sucesso e levam sua missão como uma visão de futuro para alcançar seus objetivos.  Percebeu-se também que o sucesso das duas está diretamente relacionado com a efetivação de uma comunicação direta, clara, verdadeira e de mão dupla, de modo que os colaboradores sentem-se como parte integrante da rede, motivados a levarem adiante as metas da empresa e responsáveis pelo resultado global da organização, e o mesmo tempo, preocupam-se com os objetivos individuais dos seus colaboradores, através da realização de programas que visam a qualidade de vida e aperfeiçoamento e capacitação técnica e evolução pessoal.

  1. Os impactos positivos e negativos da cultura no clima organizacional

As duas empresas têm culturas distintas em ao mesmo tempo diferente em alguns aspectos, a Starbucks tem presente em sua cultura a inclusão e a aceitação da diversidade respeitando, valorizando e tratando com naturalidade, enquanto princípio orientador, assume um caráter intrínseco em todas suas ações. O Magazine Luiza está profundamente centrado na valorização dos colaboradores e no respeito aos clientes, valorizando pessoas, e sempre as colocando em primeiro lugar. Isso reflete diretamente no relacionamento com seus clientes e na política de gestão de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com