TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Organizacional

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

            O presente trabalho tem como objetivo aprimorar o conhecimento sobre gestão organizacional, que abrangem assuntos tratados nas disciplinas, fundamentos de marketing, diagnostico organizacional, gestão de custos , que nos auxiliara a entender como funciona uma empresa.

           Convém ressaltar que a importância do tema para a sociedade é importante , pois através dele é possível detectar e analisar com precaução os problemas e as falhas que impedem que os objetivos traçados  pelos  gestores sejam alcançados.A partir dos aspectos técnicos da administração é necessário compreender  o processo administrativo dentro do embasamento teórico e observar o  comportamento , habilidades e desempenho , a fim de obter o devido prognóstico e compreender as variáveis do comportamento organizacional.

Segundo Dias (2013) ,uma  organização é uma coletividade formada por pessoas que tem a função  de produzir bens e prestar serviços á sociedade , bem como atender as necessidades de seus participantes e possui uma estrutura formada por indivíduos que se relacionam , colaborando e dividindo o trabalho para transformar insumos em bens e serviços .

         

               

Marketing

             No cenário atual em que vivemos , flexibilidade, agilidade e diferenciação , tornam –se fatores decisivos para manter a competitividade nos negócios independente do ramo , atividade ou porte.Os avanços da tecnologia da informação tem impulsionado os resultados das organizações contemporâneas promovendo a reestruturação de seus modelos e o conseqüente aumento da produtividade  e agilidade com o qual as empresas conseguem entregar produtos  e serviços . As empresas já perceberam que o conhecimento é um recurso que pode ser um dos diferencias para garantir a vantagem competitiva.

             O aumento do padrão de exigência dos consumidores , que buscam ao mesmo tempo produtos  e serviços inovadores , preços baixos , qualidade alta e atendimento diferenciado é um dos motivos da competividade  entre as organizações .

         O processo de alta relevância  para a empresa é garantir  que as estratégias da organização estejam sendo seguidas  e que os objetivos  sejam atingidos , assim utilizam técnicas  métodos para tomadas de decisões  em tempo hábil e com o mínimas possibilidades de erros.

    Um de deste métodos é o indicador , sua principal função  é expressar  de maneira clara uma situação especifica que deseja analisar, um indicador irar expor as características mensuráveis dos processos, serviços ou do ambiente que forem relevantes para a organização, acompanhar , avaliar e melhorar suas ações , o resultado de um indicador irá evidenciar um momento especifico  e sugerir conforme os parâmetros estabelecidos previamente , o que esta ocorrendo e o que pode ser feito.

      Um dos indicadores mais utilizados é o Principio de Pareto comumente chamado de regra 80\20 , o conceito afirmar que em qualquer situação 80% dos resultados obtidos são provenientes de 20% dos seus esforços aplicados.os gerentes de negócios podem aplicar a regra 80\20 para uma base de clientes como forma de separar os poucos essenciais dos muito úteis , assim dedicando as suas  estratégias de marketing  um pequeno grupo de clientes fiéis , responsáveis  por 80% do total  de vendas , fazendo seus esforços mais rentáveis , a missão é focar nos 20% mais lucrativos.  

        Conforme Marques et. al. (2014), o consumidor tem influências diretas de caracteristicas que o acompanham deste o nascimento, e vão transformando de acordo com suas experiências  e seu meio , as características culturais , sociais , pessoais  e psicológicas são as que mais impactam na decisão do consumidor.

            Blackwell et.al.(2008) descrevem a cultura como conjunto de valores , artefatos e outros símbolos significantes que permitem , comunicação entre os individuos  bem como interpretação e  avaliação como membros da sociedade .Fatores sociais  são determinantes no processo de compra , pois abordam áreas que estão ligadas as decisões de compra: grupos de referência , família , papéis sociais e status .

             Os fatores pessoais também têm impacto sobre as escolhas do consumidor , são eles : idade ,  estagio no ciclo de vida , ocupação e circunstâncias econômicas , estilo de vida , personalidade  e auto imagem (kotler, 2000)

           Um conjunto de fatores psicológicos combinados a certas características do consumidor leva a decisões e processos de compra , os fatores predominantes são : motivação , percepção,  aprendizagem , crenças e atitudes.Neste contexto, o consumidor é analisado dentro do seu ciclo cultural , sofrendo influências da família , crenças, costumes, valores , idade , sexo,raça, enfim tudo aquilo que impacta na formação de sua personalidade.

          As crenças e atitudes têm como base o conhecimento , opinião , fé entre outros, predispõem as pessoas a gostar ou não de um produto, o modo de ver o mundo ,as apreciações de ordem moral , os diferentes comportamentos sociais são produtos de uma herança cultural , onde a relação entre cultura  e consumo possibilita entender o consumo como um  processo social que produz sentidos e identidades independentemente da aquisição de um bem.

         Gade(1998) explica que o consumo depende dos padrões culturais de mercado e serão mantidos aqueles produtos que se mostrem gratificantes para a sociedade e abolidos aqueles que não se mostrem bons para atender ás necessidades .

      Ao lado da cultura , o consumo deixa de ser um simples ato , para se tornar um sistema simbólico , através do qual a cultura expressa seus ideais valores e identidades (D’Angelo , 2003).

Diagnostico Organizacional

            Um diagnóstico organizacional permite a organização constatar onde existam pontos de melhoria a serem desenvolvidos , além de uma radiografia bastante fiel e ampla  de sua atual realidade , permitindo a organização identificar pontos fracos  e deficiências das mais diversas ordens .Através de pareceres , análises , conclusões  e relatórios , a organização dispõe a partir do diagnóstico um importante instrumento que auxiliará em suas tomadas  de decisões e em suas ações futuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com