TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Socioambiental

Por:   •  9/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

Âmbito Social: Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho

O Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho é um programa de caráter social do Governo do Estado de São Paulo, instituído pelo Decreto Estadual nº 44.860 de 7 de abril de 2000, complementado pelo Decreto Estadual nº 45.761, de 19 de abril de 2001 e Decreto Estadual nº 53.807, de 11 de dezembro de 2008, por intermédio de parceria entre governo, empresas da iniciativa privada ou entidades sem fins lucrativos.

O Programa tem como objetivo oferecer aos estudantes do ensino médio do sistema público estadual matriculados e com frequência efetiva, com idade entre 16 a 21 anos, a oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado, reduzindo assim a vulnerabilidade juvenil e melhoria do desempenho escolar.

O estágio deverá ser desenvolvido de acordo com os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases e do Estatuto da Criança e do Adolescente, de forma a possibilitar ao estagiário “atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio”. O estagiário não poderá exercer atividades que o exponha a situações de periculosidade, insalubridade, danos físicos, psíquicos ou morais.

O Programa Jovem Cidadão - Meu Primeiro Trabalho tem como objetivo “quebrar” a principal causa do desemprego juvenil que é a falta de experiência profissional (a escolaridade também é um fator preponderante e quando aliada à falta de experiência, potencializa a dificuldade de inserção no mercado de trabalho).

Social: Atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social – alto número de moradores em suas residências, baixa renda familiar e baixo grau de instrução dos chefes de família;

Profissional: Oferecendo a oportunidade de vivência no mundo do trabalho, enfatizando o aprendizado e a formação do jovem, de forma a possibilitar a inicialização de uma carreira profissional;

Cidadania: Participando do Programa, os jovens adquirem mais responsabilidade em suas ações, conhecimento de seus direitos e deveres, e segurança nas decisões tomadas no dia-a-dia.

Humano: Fortalecimento da autoestima do jovem por estar envolvido em situações que exigem dele iniciativas e decisões.

O Estado de São Paulo, através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, arcará com: R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) do valor de cada bolsa-estágio oferecida por Pessoas Jurídicas de Direito Privado, pagamento de seguro de vida e acidentes pessoais dos bolsistas e os custos de gerenciamento/administração do Programa.

A educação de qualidade e para todos é foco do ODS 4. Garantir que todos os jovens concluam a educação básica é o que determina a meta, mas não basta a conclusão. Todo o processo de educação formal deve primar pelo desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos, desde a primeira infância até a formação técnica e superior.

Propondo Ações de Melhoria

Uma ação de melhoria que poderia ser tomada pelo governo, além da ajuda de custo, seria o fornecimento de cursos técnicos e profissionalizantes relacionadas às áreas de atuação que o jovem irá se submeter, assim aprendendo na teoria e executando na prática.

Âmbito econômico: Decolando com Guarulhos

A concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A e o Sebrae  - SP estão proporcionando para micro empresários, pequenos empreendedores e potenciais empresários que estão localizados no entorno do aeroporto, promovendo o desenvolvimento econômico e social das comunidades em volta, tais ações como palestras, consultorias com o cenário atual competitivo sem custo algum, melhores práticas de gestão oferecidas pelo projeto que vai desde o possível aumento de faturamento e de ganho de mercado podendo fornecer para um número maior de empresas.

A previsão é conseguir a capacitação dos possíveis fornecedores locais pelos próximos três anos, tanto para empresários formais e informais o projeto propõe a contribuição para a melhoria dos processos de gestão, a redução das informalidades dos pequenos negócios locais. Tais ações contam com o apoio de diversas instituições do municio de Guarulhos, como a associação comercial e empresarial (ACE Guarulhos), o Sindicato do Comércio (Sincomércio Guarulhos); Associação dos Empresários de Cumbica (ASEC) entre outras. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 é o que tem como centro o mundo do trabalho e do desenvolvimento econômico.

Propondo Ações de Melhoria

Aliado ao projeto, uma possível ação para alavancar os empreendedores potenciais no entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos, seria desenvolver um auxílio financeiro, através de empréstimos e facilitações burocráticas se tornaria benéfico  com uma seleção de empresários que tenham projetos diferenciados e que apresentem uma vantagem significativa em relação aos outros, seja para formalizar as empresas informais ou para custear projetos inovadores de empresas formais, com a formação de parcerias com empresas relacionadas ao desenvolvimento do empreendedorismo e instituições privadas ou governamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (160.2 Kb)   docx (57.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com