TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Cadeia de Suprimentos

Por:   •  31/5/2019  •  Artigo  •  2.860 Palavras (12 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 12

UNIFEOB

Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos

CURSO: PROCESSOS GERENCIAIS

 

PROJETO INTEGRADO

SÃO JOÃO DA BOA VISTA, SP

DEZEMBRO 2018


UNIFEOB

Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos

CURSO: PROCESSOS GERENCIAIS

PROJETO INTEGRADO

Módulo 04

Alunos:

Aluno A, RA 000000

Aluno B, RA 000000

Aluno C, RA 000000

Aluno RODRIGO DA SILVA BENTO, RA 17

Aluno E, RA 000000

SÃO JOÃO DA BOA VISTA, SP

DEZEMBRO    2018


A história da DUDALINA

Inicia-se em 1957, dez anos após a união do casal Rodolfo Francisco de Souza Filho, apelidado por “Duda” e Adelina Clara Hess de Souza, uma família simples da pequena cidade do interior Luís Alves, localizada em Santa Catarina. O casal teve no total 16 filhos e ambos se dedicaram ao trabalho no ramo têxtil, através da herança deixada pelos pais de Adelina, uma pequena loja que vendia uma enorme variedade de produtos, conhecida como “Secos e Molhados”. Enquanto “Duda” cuidava dos clientes e do abastecimento da loja, Adelina chefiava as produções, confecções e cuidava do armarinho da loja. Primeira produção de camisas se deu em 1955, devido a uma compra exorbitante de tecidos que “Duda” realizou com um árabe - o preço do tecido foi demasiadamente atraente e ele não hesitou em realizar a compra, porém esses tecidos ficaram estocados em sua loja sem saída por meses. Foi quando Adelina, uma mulher empreendedora, viu a oportunidade de transformar tudo em camisas. Os primeiros compradores foram os operários de uma construtora, e logo, todo o estoque foi vendido. A produção de camisas foi algo inusitado e muito atraente para seus clientes e para seu negócio. As camisas trouxeram um ótimo retorno financeiro e uma nova visibilidade

[pic 2]

 Figura 1: Casamento entre Duda e Adelina em 1947

O que no início era uma necessidade e apenas uma fonte de renda para a família se tornou uma referência no mercado e na história da confecção de camisas masculinas brasileira.

Hoje, DUDALINA é reconhecida mundialmente por ser uma grande empresa em distribuição de suas marcas como DUDALINA Masculina, DUDALINA Feminina, Individual e Base. Todas as marcas DUDALINA apresentam um amplo mix de produtos, como gravatas, suéter, camisetas polo de malha, calças, bermudas, vestidos, colônias, entre outras. Vale ressaltar que a marca é mundialmente conhecida por sua produção exclusiva de camisas. Uma das maiores camisarias da América Latina, a Dudalina, a empresa produz dois milhões de peças de roupa por ano e está presente em 1.800 pontos-de-venda do Brasil com suas três marcas. Seus produtos chegam a 50 países, fazendo da Dudalina a responsável – até o ano passado – por 70% das exportações de camisas do Brasil, faturando cerca de 10 milhões de dólares nessa atividade.

Este trabalho busca descreve a história empreendedora da empresa familiar, atuante no setor de vestuário brasileiro, a Dudalina. Na narrativa do caso tentaremos demonstrar os momentos vivenciados pela empresa ao longo de seu desenvolvimento, bem como as estratégias adotadas para o crescimento organizacional pela empresa Dudalina para se manter, crescer e se consolidar no mercado têxtil e de confecções.

Introdução

A marca DUDALINA hoje é referência no cenário atual da moda brasileira e referência em camisas de luxo, por apresentar camisas com alto padrão de qualidade e direcionada a um público da classe A, cada vez mais exigente e preocupado em exclusividade diante da sociedade. A empresa é uma das maiores marcas de confecção de alto padrão no mercado, e passam a centralizar seus esforços em qualidade e ativos intangíveis, como marcas, marketing, publicidade e propaganda e distribuição, agregando valores ao produto assim a empresas passa a depender cada vez menos de fatores como preço. DUDALINA é um nome que se destaca no mercado da moda de forma agressiva e mostra crescimento exorbitante a cada ano.

A Dudalina iniciou suas atividades como uma empresa familiar, de produção própria, em pequena escala, fabricando apenas camisas masculinas e enfrentou ao longo dos anos dificuldades internas e externas antes de alcançar o crescimento e expansão esperados.

 Considerado um dos segmentos mais competitivos nas últimas décadas, as empresas inseridas no setor têxtil e de confecções precisaram reestruturar seus objetivos para se manterem competitivas e obter crescimento no mercado. Com isso, as estratégias de crescimento adotadas pelas empresas se tornam ferramentas importantes para a concretização desses objetivos, e se faz necessário realizarem alterações em seus processos produtivos, a fim de se adequar ao novo padrão de concorrência iniciado. Este, que não mais é baseado apenas nos preços ofertados, vem sendo substituído por fatores como qualidade, flexibilidade, inovação e diferenciação de produtos, se tornando importante ferramenta a utilização de estratégias de crescimento que possibilitem as empresas do setor se manterem competitivas e com capacidade de gerar vantagens frente aos concorrentes. 

A empresa Dudalina para se manter, crescer e se consolidar no mercado têxtil e de confecções, segue o padrão de concorrência atual, no qual as empresas passam a depender cada vez menos de fatores como preço, e passam a centralizar seus esforços em qualidade e ativos intangíveis, como marcas, marketing, publicidade e propaganda e distribuição. Além disso, a ampliação para os canais de varejo desponta como importante estratégia utilizada pela empresa para, se consolidar no mercado nacional como uma das maiores marcas de confecção de alto padrão, bem como adentrar no mercado internacional de moda. O crescimento foi alavancado pela fortificação de suas marcas no mercado multimarca e pela expansão do Varejo. A tomada de decisões não se baseia apenas na obtenção de lucros, mas também em fatores que afetam a carreira desses profissionais, como o aumento das vendas, os ganhos de mercado, o aumento do valor da empresa, a maximização da taxa de crescimento da empresa, entre outros. Mais do que um negócio do ramo têxtil, a Dudalina se destaca na distribuição de marcas fortes. Criadas para atender a diferentes segmentos de mercado – homens e mulheres com necessidades e desejos distintos – as marcas: Dudalina, Dudalina Feminina, Individual e Base – dispõem de um amplo mix de produtos, produzidos com matéria-prima diferenciada, criando nos consumidores a emoção de vestir-se e sentir-se bem e assim conquistando o status de grife.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (229.1 Kb)   docx (444 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com