TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Inteligência

Por:   •  5/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.530 Palavras (27 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 27

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS[pic 1]

        

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

KELVIN JOSEPH TAVARES FERREIRA

SISTEMA DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO: uma análise sobre a importância desta ferramenta estratégica, de acordo com a percepção de gestores que atuam em pequenas e médias empresas de Lagoa da Prata - MG

ARCOS – MG

2018


KELVIN JOSEPH TAVARES FERREIRA[pic 2]

SISTEMA DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO: uma análise sobre a importância desta ferramenta estratégica, de acordo com a percepção de gestores que atuam em pequenas e médias empresas de Lagoa da Prata - MG

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração da PUC MINAS ARCOS, como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Administração.

Orientadora: Profa Ma. Késia Aparecida Teixeira Silva

ARCOS – MG

2018


1 INTRODUÇÃO

        As empresas vivem um momento no qual a sua capacidade de sobrevivência sofre interferências internas e externas. Em nível interno, as relações entre os colaboradores e o desenvolvimento das atividades laborais dependem do grau de interação, compreensão e informação pertinente aos processos voltados para o atingimento dos objetivos organizacionais estabelecidos. Externamente, são pressionadas pela concorrência, políticas econômicas nacionais e internacionais, mudança de paradigmas e transformações contínuas do ambiente mercadológico.

        Dentre as inúmeras mudanças que tem ocorrido no universo organizacional, é observado que as experiências baseadas em processos rotineiros cederam espaço às ações baseadas no conhecimento, voltadas para a visão e ação estratégica. Nesse ponto, o papel dos gestores se destaca, pois por meio de suas ações, será possível criar uma atmosfera interna mais coesa, que trabalhe a inovação, voltada para o atingimento dos objetivos e metas estabelecidos.

        Além disso, uma administração centrada na ação estratégica possibilita que os gestores tomem decisões mais coerentes, fundamentadas e baseadas no estudo aprofundado da realidade interna e externa da organização. Como suporte para a tomada de decisão, eles contam com alguns sistemas de apoio, sendo que neste estudo será analisado o SAD, sistema de apoio à tomada de decisão, por meio da percepção dos gestores de pequenas e médias empresas de Lagoa da Prata - MG.

        Os sistemas de apoio à decisão (SAD) são sistemas computacionais que têm o intuito de sistematizar e disponibilizar informações e dados que facilitem os processos decisórios empresariais (TEIXEIRA, et al., 2006).

        A tomada de decisão é um momento crítico, responsável pelo sucesso ou fracasso de um empreendimento, pois as ações gerenciais repercutem de forma global nos resultados. Em função disso, os SAD representam uma ferramenta estratégica imprescindível, pois auxilia os gestores, dando subsídios para que o processo de decisão seja desenvolvido num ambiente de maior segurança.

        Analisando a realidade de mercado, observa-se que as grandes empresas têm esse cuidado extra em relação à tomada de decisão e, por isso, adotam sistemas de apoio e procuram estudar estratégias que assegurem os melhores resultados.

A partir destas reflexões, foram surgindo interrogações e proposições baseadas no interesse em conhecer se as empresas de pequeno e médio porte têm o mesmo nível de conhecimento e preocupação em relação à tomada de decisão.

1.1 Problema de pesquisa

Qual a percepção dos gestores das PEM’s de Lagoa da Prata – MG em relação à importância dos sistemas de apoio à tomada de decisão?

1.2 Objetivo geral

Analisar a importância dos SAD como ferramenta estratégica, de acordo com a percepção de gestores que atuam em pequenas e médias empresas de Lagoa da Prata - MG

1.2.1 Objetivos específicos

  1. Conhecer os sistemas de apoio à tomada de decisão e sua importância para as PME’s;
  2. Identificar como as decisões são tomadas pelos gestores das PME’s de Lagoa da Prata – MG;
  3. Verificar se os gestores analisados possuem algum sistema de apoio à tomada de decisão; e
  4. Identificar a percepção dos gestores analisados em relação à importância dos SAD.

1.3 Justificativa

A importância deste estudo se baseia no fato das empresas de pequeno e médio porte competir num ambiente, muitas vezes, desigual, pois têm que enfrentar empresas maiores, mais bem estruturadas, que possuem sistemas tecnológicos inovadores e atualizados, que facilitam os processos e procedimentos adotados.

Em função disso, é necessário que as PME’s procurem conhecer os sistemas de apoio existentes no mercado, objetivando verificar os que melhor se enquadrem com sua realidade. Por meio da adoção desses sistemas, é possível que essas empresas obtenham elementos que forneçam subsídios para que seja mais fácil enfrentar esse ambiente mercadológico hostil, baseado na concorrência acirrada.

Com os dados obtidos por meio desta pesquisa, será possível conhecer um pouco da realidade das PME’s de Lagoa da Prata – MG, sob a perspectiva dos gestores analisados. O conhecimento do processo de tomada de decisão dessas empresas ajudará a entender se existe uma preocupação genuína desses gestores em relação às decisões tomadas. Vale observar que o futuro dessas empresas depende da forma como os gestores agem, pois suas decisões afetam os resultados, sendo responsáveis pela longevidade ou fracasso de um empreendimento.

Dentro desta análise, a presente pesquisa se justifica por sua contribuição social, pois o estudo poderá servir para despertar a consciência desses gestores em relação aos sistemas de apoio à tomada de decisão, demonstrando se a postura adotada reflete o melhor para as empresas estudadas, ou se existem melhorias que possam ser incorporadas na rotina de trabalho, a fim de potencializar os resultados obtidos.


2 REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial teórico desta pesquisa se baseou nos seguintes conteúdos: a) gestão estratégica; b) processo de tomada de decisão; c) tomada de decisão e níveis hierárquicos; d) sistemas de informação e comunicação; e) sistemas de apoio à decisão; f) empresas de pequeno e médio porte no Brasil; g) tomada de decisão nas PEM’s.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)   pdf (347.3 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com