TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da cadeia de suprimentos e logística

Por:   •  27/6/2017  •  Monografia  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão da cadeia de suprimentos e logística

Planejamento e coordenação

  Em um sistema de cadeia de suprimentos os componentes de planejamento e coordenação formam a base de um sistema de informações para fabricantes e comerciantes, esses componentes interligam as atividades que orientam alocação dos recursos empresariais desde da compra a entrega do produtos.

  Há vários componentes dentro de um planejamento e coordenação, principalmente componentes dentro de processos de planejamento de matérias dentro da empresa e entre parceiros da cadeia de suprimentos, que são: gerenciamento de vendas e operações, limitações de capacidade, requisitos logísticos, requisitos de manufatura e requisitos de compras.

Planejamento de vendas e Operações (S&OP)

   O planejamento de vendas e operações (S&OP), é um dos maiores integradores dos objetivos de vendas, de marketing e financeiros. Esses objetivos estratégicos são desenvolvidos um planejamento que dure vários anos e ocorrem atualizações trimestrais.

  Os objetivos estratégicos de vendas e marketing definem os mercados alvo o desenvolvimento de produtos, promoções, outros planos de mix de marketing e o papel das atividades logísticas com valor agregado, com níveis de serviço ou capacidade.

  Os objetivos estratégicos financeiros definem os níveis de receita, financeiros e de atividades e as despesas correspondentes, bem como as limitações de capital e recursos humanos.

  A combinação dos objetivos de vendas, marketing e financeiros define o escopo dos níveis de mercado, produtos, serviços e atividades que os gerentes de logística e da cadeia de suprimentos tem de ajustar ao longo de planejamento.

Limitações de capacidade

  As limitações de capacidade são as restrições da capacidade logística e industrial impostas por limitações internas e externas de recursos de manufatura, armazenamento e transporte.

  Com essas limitações de capacidades, determinam gargalos de matérias e orientam a alocação de recursos para atender as demandas de mercado, isso influenciam as definições de onde, quando e quanto para as atividades manufatura, armazenamento e movimentação.

  Os problemas de limitações de capacidade podem ser resolvidos por aquisições de recursos ou especulação adiamento de manufatura ou entrega, os ajustes da capacidade podem ser feitos por meio de aquisições ou parcerias como produção terceirizada ou aluguel de instalações.

  As limitações de capacidade decompõem o plano operacional agregado da empresa em requisitos logísticos semanais e diários e determinam o nível de produção mensal ou semanal para cada instalação ou fabricação.

  As necessidades da capacidade de considerar as limitações da empresa em conjunto e fundamental para o planejamento e a coordenação eficazes da cadeia de suprimentos.

Requisitos logísticos

  Os requisitos logísticos englobam recursos de instalações, equipamentos, mão de obra e estoque necessários a cada etapa para realizar a missão logística.

  Toda a quantidade de carga é calculada como a diferença entre as necessidades do cliente e o nível de estoque, e os requisitos logísticos são colocados com o uso do planejamento dos requisitos de distribuição (DRP) como ferramenta de gerenciamento de estoque e controle de processos.

  Os requisitos futuros baseiam se nas entradas de vendas e marketing, em conjunto históricos das atividades, tendo nelas os pedidos em andamento, compromisso de pedidos futuros e contratos e as atividades com produtos promocionais é importante ter planejamento logísticos pois muitas vezes representam um alto percentual de variação de volume e exerce um grande impacto sobre a capacidade.

  Requisitos logísticos tem que estar sincronizado dentro de suas limitações de capacidade e da capacidade industrial para esperar o melhor desempenho do sistema.

Requisitos de manufatura

  Os requisitos de manufatura programam os recursos de manufatura e tentam solucionar gargalos cotidianos na capacidade dentro do sistema de gerenciamento de materiais, os principais gargalos resultam de falta de matéria primas ou limitações diárias de capacidade.

  Os requisitos de manufatura determinam o plano mestre (MPS) e o planejamento de recursos de manufatura (MRPII).  Os mps define a programação semanal ou diária de manufatura e das maquinas.

  Os mps, mrpll define em etapas a requisição e a chegada de materiais e componentes para apoiar o plano de fabricação desejado.

   A estratégia de fluxo de demanda ou fabricação no mercado projetam toda a produção, como produção sob encomenda portanto integram totalmente os requisitos logísticos e de produção.

Requisitos de compra

  Os requisitos de compra programam a liberação, os carregamentos os recebimentos de ordens de compras de material, além de basear se nas limitações de cada capacidade nos requisitos logísticos e nos requisitos de manufatura para determinar as necessidades de material no longo prazo e as programações de liberações.

  As programações de liberações de requisitos é usada para a negociação de compras, contratação, coordenação de equipamentos de transporte e agendamento de entregas.

  Limitações de capacidade decompõem o plano operacional agregado da empresa em requisitos logísticos semanais ou diários e determinam o nível de produção mensal ou semanal cada instalação de fabricação.

Operações

  Sistema de informação de operações, são necessários ao atendimento a pedidos e clientes e a coordenação do recebimento de pedidos de compras que são os processamentos de pedidos, alocação de pedidos, operação de armazenamento, transporte e compras.

Processamentos de pedidos

  Quando o pedido já foi efetuado, a primeira atividade a efetuar no ciclo de processamento é a transmissão de informações. Esta atividade passa por transmitir os documentos do ponto de origem para o fornecedor. Esta transmissão pode ser realizada manualmente, ou seja por serviço postal ou entregue por funcionários; ou eletronicamente, o método mais utilizado atualmente, através da internet, máquinas de fax, comunicações de satélite ou EDI, que é uma ligação eletrônica exclusiva entre os computadores dos compradores e dos vendedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com