TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Negocios

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA POLO PLINIO LEITE - UNIPLI.

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ECONOMIA

[pic 1]

Jéssica Duarte - RA 6925410484

Luana de Jesus Lima de Faria - RA 6582338486

Milton dos Santos - RA 6789391734

Rosilene da Silva Mauricio - RA 6790329954

Tatiani Ribeiro da Silva - RA 6783372777

PROFESSORA:

Prof.ª Mª Renata M. G. Dalpiaz
Tutor (EAD) Edmundo Lopes

Niterói/RJ

07/10/2013

SUMÁRIO

      Introdução.                                                                                                                                                                                                                                  

  1. Capítulo 1.                                                                                                                                1.1. O consumo de artesanato no país.

1.2. Exportações de artesanato.

1.3. As influências do artesanato na economia brasileira.

  1. Capítulo 2.

2.1. Custos de produção.

2.2. Custo médio de um produto (exemplo).

  1. Capítulo 3.

3.1. Levantamento da produção de artesanato na Região dos Lagos.                                              

3.2. Influência econômica do artesanato na Região dos Lagos.

  1. Capítulo 4.                                                                                                                                         4. Acontecimentos na economia internacional afeta na economia brasileira.                                                                                              

Conclusão.                                                                                                                              

Referências Bibliográficas.

Introdução.

Neste trabalho iremos abordar sobre a produção de artesanato no Brasil. Dentre os aspectos estudados iremos mostrar seu desenvolvimento, onde sua produção possui maior sucesso e como ela afeta o país economicamente.

Dentro da economia brasileira, iremos apontar como estão às exportações e importações e também como a economia internacional afeta diretamente na economia do nosso país.

Essa atividade pode ser muito lucrativa, pois ela transforma qualquer matéria-prima, independente de valor, em produto final.

 O artesanato tem como base mão-de-obra e criatividade, por isso ele se torna extremamente lucrativo, porque não possui custo elevado e não depende tanto de recursos financeiros. Porém, mesmo assim, deve-se tomar cuidado no momento de estabelecer valores para não desvalorizar o produto, pois assim desvalorizará também o trabalho e a criatividade, não incentivando aquele que tem capacidade de produzir.

Dentro desse contexto, nossa equipe optou por utilizar desse ramo de produção para analisar sua função econômica no país.

Capítulo 1.

  1. O consumo de artesanato no país.

O artesanato é considerado parte da cultura da região onde ele é produzido, pois em cada localidade se produz artesanato de acordo com a matéria-prima oferecida e seus valores.

Apesar de o Brasil possuir sua própria cultura, dentro dele tem suas subdivisões culturais, que advém dos estados. Por se tratar dessa diferença, o artesanato brasileiro é importado frequentemente, pois mesmo dentro do país ele é muito valorizado e consumido.

 Esse produto além de ser importado, ele é muito consumido também pelos filhos da terra. Nessas circunstancias, o produto mais procurado é aquele que possui grande utilidade, além de retratar a cultura. Aqueles que servem mais como lembranças culturais são consumidas mais por turistas, sejam eles brasileiros ou estrangeiros.

  1. Exportações de artesanato.

Esse setor de produção também tem ganhado espaço no mercado internacional. Com a criação de instituições de apoio e com a participação nas feiras de exposições o artesanato vem a cada dia sendo mais divulgado no mundo todo, fazendo com que os estrangeiros venham até o Brasil conhecer um pouco mais do produto e fazer a avaliação para saber se o mesmo será bem aceito no seu país.

Um dos fatores que também influenciam na exportação são as pesquisas de mercado internacional. Para conquistar os estrangeiros é ideal que além de produzir o de costume, produza também produtos que sejam voltados para a preferencia dos mesmos, como por exemplo, cores, valores e utilidade. Ainda assim, é de grande importância saber as restrições dos produtos, ou seja, saber como não deve produzi-lo.

Dessa forma ele vem ganhando credibilidade no comércio externo e já possui até alguns clientes internacionais, como as empresas, El Corte Ingles, da Espanha e Portugal e Macy’s e T.J.Maxx dos Estados Unidos.

Contudo, nosso país está conquistando o mercado internacional aos poucos e agora com a Copa do Mundo e as Olimpíadas surgirão ainda mais oportunidades.

  1. Influência do artesanato na economia brasileira.

Esse mercado está beneficiando nossa economia, pois através dele a quantidade de exportações tem aumentado, fazendo com que entre mais moeda estrangeira na nação. Esse aumento é importante financeiramente porque ele trás uma série de benefícios como, ampliação e diversificação do mercado comprador, redução da dependência do mercado interno, aumento da renda e aumento de empregos.

Capítulo 2.

2.1 Custos de produção.

Toda produção tem seus custos totais que são os custos gastos para produzir o produto. Dentro dos custos totais teremos os custos totais variáveis, é o capital gasto para a compra de matéria-prima, pagamento da mão-de-obra e etc. E também teremos os custos totais fixos que é capital utilizado para suprir gastos de iluminação, água, aluguéis e etc.

É necessário calcular os gastos utilizados para a produção para que o produto não seja vendido com um valor abaixo de seu custo. Cabe ressaltar que quanto menor for o custo de produção, maior poderá ser o lucro em cima do produto, ou seja, custos e lucro são inversamente proporcionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com