TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  2.786 Visualizações

Página 1 de 10

 

ATIVIDADE PARCIAL AVALIATIVA

  1. Defina os estilos e sistemas de administração. Explique-os.

Rensis Likert propõe quatro estilos administrativos:

  1. Sistema autoritário-coercitivo: se baseia na absoluta falta de confiança nos subordinados, fluxo de informações é verticalizado de cima para baixo, enquanto a informação de baixo para cima é vista com muita desconfiança. As tomadas de decisões são rigidamente centralizadas na cúpula da organização.
  2. Sistema autoritário-benevolente: envolve uma confiança condescendente nos subordinados, o fluxo de informações é ainda vertical, descendente e ascendente, e pode ou não ser visto com desconfiança. As políticas são definidas primariamente no topo da organização e as decisões específicas, desde que previamente prescritas, são atribuídas aos níveis mais baixos da hierarquia.
  3. Sistema Consultivo: em que o estilo administrativo envolve substancial, mas não completa confiança nos subordinados, o fluxo de informações é no sentido descendente e ascendente. A comunicação de baixo para cima é aceita algumas vezes com alguma desconfiança. Decisões gerais são feitas no topo e as específicas são delegadas aos níveis mais baixos.
  4. Sistema Participativo: em que o estilo administrativo envolve total confiança nos subordinados, o fluxo de informações é descendente, ascendente e horizontal. A comunicação ascendente é aceita amplamente.

  1. Conceitue relações com empregados.

Os gerentes de linha supervisionam seus subordinados como parte integrante de seu trabalho. Os subordinados requerem atenção e acompanhamento, pois enfrentam variados problemas internos e externos que afetam o desempenho das suas atividades. É de interesse da organização motivar e proporcionar assistência aos funcionários nestas situações.

  1. Como se desenha um programa de relações com empregados?

Para Milkovich e Bordeau, as principais decisões dos gerentes de linha para desenhar um programa de relações com o empregado devem incluir:

1- Comunicações: Comunicar a filosofia da organização aos funcionários e solicitar sugestões e opiniões.

2- Cooperação: Compartilhar a tomada de decisões e o controle das atividades com os funcionários para obter sua cooperação.

3- Proteção: o local de trabalho deve contribuir para o bem-estar dos funcionários e proporcionar proteção contra possíveis retaliações e perseguições.

4- Assistência: Responder as necessidades especiais de cada funcionário dando-lhes assistência para tanto.

5- Disciplina e Conflito: ter regras claras para lidar com a disciplina e conflitos.

  1. Explique o programa de sugestões.

O programa de sugestões é geralmente desenhado para solicitar, avaliar e implementar sugestões oferecidas pelos empregados e recompensar aqueles que fornecem ideias que tenham aplicação e gerem resultados para a organização. Quase sempre as recompensas são monetárias e o reconhecimento é público, podendo incluir também férias extras ou algum benefício especial.

  1. Explique o programa de recompensas.

São créditos de reconhecimento dados aos empregados que venham a se destacar dentro da organização, serve como uma forma de incentivo ao mesmo. É uma forma de dar destaque ao funcionário bem como utiliza-lo como modelo aos demais.

  1. Como são as políticas de HP quanto às relações com empregados?

A Hewlett Packard (HP) possui a eficácia na comunicação tanto descendente como ascendente. Dois ingredientes básicos permitiram que isso acontecesse:

- Gerenciamento por Caminhadas pela Empresa, onde os gerentes devem estar sempre atentos no que acontece em todas as áreas e passaram a ver nos funcionários sua importância como um todo dentro da organização.

- Política de Portas abertas, onde os mesmos devem promover um ambiente onde os funcionários sintam-se mais livres e confortáveis.

  1. O que significa política de portas abertas?

Significa que a empresa está de portas abertas para receber não somente o seu cliente, mas acima de tudo o seu funcionário, no portas abertas ela passa a encorajar e incentivar o mesmo a encarar de maneira apropriada o nível gerencial, buscando assim uma harmonia, principalmente, nas discussões que venham a somar para a organização.

  1. Conceitue os programas de assistência ao empregado (PAE).

O PAE é são programas apoiados pelas organizações que ajudam os funcionários a lidar com seus problemas pessoais que interferem no desempenho de seu trabalho.

  1. Quais os dois principais componentes do PAE?

Uma política escrita e Coordenador para o programa.

  1. Quais os tipos de problemas comumente conduzidos pelo PAE?

Pessoais, financeiros, legais, dependência química, saúde mental, familiares, conjugais, saúde mental, problemas no trabalho, remuneração, desempenho política e procedimentos, relações interpessoais, aconselhamento sobre carreira, transferência e promoções.

  1. Explique os conceitos tradicionais e moderno de disciplina. Compare-os?

Tradicional: conformidade pura e simples das pessoas as e normas que a organização estabelecia porque eram adequadas ao alcance dos objetivos organizacionais. Controle externo intenso e rígido para monitorar o comportamento das pessoas.

Modernamente; condição em que as pessoas conduzem a si próprias de acordo com as regras e procedimentos aceitáveis pela organização. Controle exercido pelas próprias pessoas envolvidas, sem necessidade de monitoração externa. As pessoas ajustam seus comportamentos a regras organizacionais, enquanto a organização monitora as metas e o alcance dos objetivos.

  1. Quais os fatores relacionados com a disciplinas? Explique-os.

- Gravidade do problema: seriedade ou severidade do problema, como desonestidade, agressão física ou verbal. etc.

- Duração do Problema: tempo de permanência da ofensa ou violação.

- Frequência e Natureza do Problema: padrão novo ou continuidade de alguma infração disciplinar, se frequente requer uma ação disciplinar mais severa do que se for uma infração isolada e descontinua.

- Fatores Condicionantes: condições ou circunstancia relacionadas ao problema.

- Grau de Socialização: conhecimento que o infrator tem a respeito das regras e procedimentos da organização e o grau de formalização das regras e procedimentos escritos e divulgados.

- História das Práticas Disciplinares da Organização: quais as infrações similares que a organização puniu no passado e o tratamento equitativo a ser dado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (302.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com