TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  20/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

1) Patrimonialista Liberal Clássico: Caracteriza-se pelo aparelho do Estado funcionando como uma extensão do poder do soberano, aproximando-se muito do estilo de administração dos estados totalitários, onde não se sabe ao certo o que separa o patrimônio do ditador ou de um predominante, do patrimônio nacional. As regras da administração pública aconteceram em razão da vontade do soberano, aí engloba a vontade do Estado, não havendo preocupação com o bem estar social.

2) Em 1924, na fábrica da Western Eletric Company em Hawthone, Elton Mayo e sua equipe de pesquisadores realizaram um estudo, na qual deveriam investigar a influência das condições físicas de trabalho na produtividade e na influência das condições físicas de trabalho na produtividade e na eficiência dos trabalhadores. A princípio eles achavam que o que influenciariam seriam os fatores físicos e econômicos, porém eles puderam concluir que o nível de produção é intensamente determinado pelas expectativas do grupo, pelos benefícios e pela atenção que recebem da organização, e pela interação com seu grupo informal. O que representou a quebra de paradigma do foco na produção, priorizando as relações pessoais nas organizações.

3) Nas visões de Paludo, as principais características do DASP foram:

- Centralizar e reorganizar a Administrações Pública;

- Definir política para a gestão do pessoal;

- Racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral;

- Combater práticas patrimonialistas de gestão, de forma geral modernizar a administração pública.

A transformação que o DASP iniciou na administração pública brasileira foi a reforma administrativa do Estado Novo foi o primeiro esforço sistemático de superação do patrimonialismo. Este, por meio da inserção de aspectos como a centralização, a impessoalidade, a hierarquia, o sistema de mérito e a separação entre o público e o privado (Paludo).

4) As organizações teriam maior agilidade e flexibilidade, melhor atendimento às demandas da sociedade e do Estado, facilidade de aporte e de recursos e, naturalmente, facilidade de recrutamento, seleção e remuneração de pessoal.

5) Administração de Pessoal - Área de uma empresa responsável pela execução da legislação vigente e de regras internas de pessoal, registro e cadastro de informações pessoais e funcionais e remuneração de empregados.

Administração de Recursos Humanos -  Encarrega-se de recrutar, selecionar, contratar, formar e manter os funcionários de uma organização. Consiste em motivar e incentivar os trabalhadores para que sejam produtivos e rentáveis ao máximo, conseguindo assim com que o conjunto de empregados funcione como um todo em prol dos objetivos corporativos.


Gestão de Pessoas - Conceito empregado às estratégias que objetivam atrair, reter, potencializar e administrar o capital humano de uma empresa. As empresas que a possuem entre suas políticas internas são aquelas que formam profissionais mais bem qualificados e motivados para desempenhar as suas funções.

A gestão de pessoas é comumente confundida com a atuação do setor de Recursos Humanos. No entanto, o RH apenas disponibiliza as ferramentas e mecanismos necessários à atuação dos profissionais em uma empresa. Já a gestão das pessoas utiliza esses e outros recursos em ações que valorizem os colaboradores.

6) Para Rabaglio competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas. Para ela, ser competente e ter competência são coisas diferentes. Uma pessoa pode ter sido competente ao ser designada a fazer uma determinada tarefa, mas isso não significa que ela seja sempre competente, ou seja, esta mesma pessoa pode ser designada a fazer uma outra tarefa e não obter o mesmo nível de satisfação. Assim, ser competente está relacionado com um bom desempenho numa determinada tarefa. Ter competência para a realização de uma tarefa significa ter conhecimentos, habilidades e atitudes compatíveis com o desempenho dela e ser capaz de colocar esse potencial em prática sempre que for necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com