TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  10/9/2017  •  Artigo  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de Pessoas

   Gente é o ativo mais importante nas organizações: é o propulsor que as move, dinamiza e diferencia frente ao mercado.

   Diante da afirmação acima, cite e comente 2 barreiras que inibem a formação e manutenção de equipes de alto desempenho dentro das organizações.

   Já trabalhei em algumas organizações nacionais e multinacionais e, dentro das experiências obtidas.

   Em determinas situações ficava nítido que, baseado na nacionalidade da organização algumas barreiras são “normais”, principalmente nas organizações brasileiras.

   Dentre todas as opções que levantei, irei falar sobre liderança e falta de ética profissional que foram 02 barreira que tive que lidar nas duas últimas organizações que trabalhei.

     Liderança

  Segundo Chiavenato (2000, p.107) onde afirma que "liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo." Chiavenato (2000, p.89) ressalta ainda que "liderança é o processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforços para realização de objetivos em uma determinada situação".

   As lideranças fazem parte de uma de uma base fundamental em qualquer organização e, infelizmente, quem já trabalhou em organizações nacionais, percebe que o que mais encontramos são chefes e não líderes. Na minha penúltima empresa que trabalhei, havia um Supervisor, Líderes e os Executores, quando fui contratado para exercer a função de Líder, o Supervisor não me conhecia pessoalmente, inicialmente ele se mostrou muito feliz, porém quando descobriu que eu tinha 02 formações técnicas e que estava na Faculdade, o tratamento começou a mudar, quando era o momento de incentivar, de mostrar o melhor plano para que as atividades fossem concluídas com o melhor desempenho, ele começava a colocar empecilhos com medo de eu me destacar e futuramente exercer uma função acima da que ele exercia no momento, pois ele já tinha mais de 50 anos e nem um curso técnico tinha, se apoiava nas suas experiências. Com isso, ele acabou me engessando por um tempo, pois quando tudo excedia a expectativa, ele que fez e quando excedia o prazo de entrega, a culpa era do Líder, mas esse é um pequeno exemplo, nas organizações nacionais, isso ocorre com muita frequência, mas infelizmente esse é um problema que mais se destaca nos brasileiros, para quem já teve a oportunidade de trabalhar com “gringos” sabe que  independente da nacionalidade, eles “morrem” uns pelos outros, mas os brasileiros agem totalmente diferentes, preferem tentar derrubar uns aos outros para “crescerem” e, é muitos desses líderes que encontraremos nas organizações.

   "Um líder não é escolhido porque sabe tudo e pode tomar qualquer decisão. É escolhido para reunir o conhecimento disponível e então criar os pré-requisitos para a realização do trabalho. Elabora os sistemas que lhe permitem delegar responsabilidade para as operações do dia-a-dia."

   Ética Profissional

   A ética profissional é um conjunto de valores e normas de comportamento e de relacionamento adotados no ambiente de trabalho, no exercício de qualquer atividade. Ter uma conduta ética é saber construir relações de qualidade com colegas, líderes e subordinados, contribuir para bom funcionamento das rotinas de trabalho e para a formação de uma imagem positiva da instituição perante os públicos de interesse, como acionistas, clientes e a sociedade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com