TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  16/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO SEMESTRAL[pic 2]

Gestão de Pessoas II – 7º Semestre do Curso de Administração/ 2018

                                         Prof. Me. Carlos Augusto Costa da Silva

A Sany Indústrias Químicas S/A é uma empresa multinacional, de origem inglesa, que atua no Brasil há 25 anos no ramo químico, na produção de tintas automotivas.

No LNT de 2017 da empresa foi detectado que os resultados da área de Compras vêm apresentando queda em sua eficiência e eficácia. O diretor tem sido pressionado pela presidência para melhorar o rendimento da área no curto prazo, uma vez que o mercado é altamente competitivo, o momento econômico atual não é dos melhores, e a exigência por redução de custos é “brutal”, não estando descartado um processo de redução do número de empregados.

Principais dados levantados no LNT de 2017

a) O gerente de área assumiu há pouco mais de 1 ano e o clima da área não é muito favorável. Importante saber que o gerente tem pouca experiência de gestão e sua equipe encontra-se desmotivada e insatisfeita com a empresa.

b) Nos últimos 6 meses 3 analistas solicitaram demissão. Na entrevista de desligamento os empregados reclamaram da postura autoritária da gerência, dizendo que são cobrados por melhores resultados, mas que a empresa não oferece condições adequadas de trabalho (empregados novos não possuem as competências necessárias para o exercício do cargo  provocando perda de tempo, perda de material e, realizando algumas vezes, maus contratos para a empresa).  

c) Houve mudança nos processos da área, exigindo mais autonomia dos empregados, o que não vem acontecendo, provocando sobrecarga nas atividades da supervisão e muito retrabalho.

d) O resultado da avaliação de desempenho denota que as competências de empowerment e negociação são críticas causando impactos negativos nos contratos realizados.

e) Clientes internos reclamam da demora na negociação de contratos e que os resultados finais dos processos de compra nem sempre são favoráveis a empresa. Essa situação tem desencadeado alguns conflitos internos afetando, significativamente, o clima de trabalho.

f) A política de gestão de pessoas da empresa prioriza a movimentação interna de empregados para vagas em aberto, no sentido de oferecer oportunidade de carreira. As vagas têm sido preenchidas por candidatos externos, pois os internos não demonstram interesse. Além dos custos da empresa com contratação, o mercado de trabalho encontra-se escasso de pessoal qualificado e com experiência, obrigando à área a contratação de pessoas que não atendem, plenamente, o perfil desejado.

g) Existem indícios de favorecimento de fornecedores no fechamento de contratos, o que pode configurar conduta antiética dos analistas ou mesmo atos de corrupção ativa ou passiva.

Estrutura da área de Compras

A área de compras é constituída por 17 profissionais (1 diretor, 1 assessor de diretoria, 1 gerente, 2 supervisores e 12 analistas).

[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17]

Descrição do Cargo - Gerente de Compras

Missão do Cargo

Responsabilizar-se pelo gerenciamento do setor de compras, efetuar contato com fornecedores e clientes, garantindo que os resultados estabelecidos pelos objetivos da organização sejam alcançados.

Responsabilidades
Um Gerente de Compras deve apresentar propostas, assegurar o cumprimento dos prazos, verificar a demanda das áreas para efetuar os processos de compras.

Atuar com planejamento, gestão e controle de todos os processos de compras, realizar o desenvolvimento e homologação de novos fornecedores de forma a obter melhores preços, condições de pagamento e prazos de entrega, fazer a gestão do cadastro de fornecedores, realização de visitas técnicas e resolução de conflitos, fazer a criação e programação de indicadores de desempenho do departamento de compras, acompanhar as grandes tendências no mercado de fornecimento, fazer a gestão de equipe de compradores, planejar, dirigir e controlar as compras de materiais e equipamentos, de acordo com as políticas e necessidades da empresa, orientar e participar no desenvolvimento de novos fornecedores e das elaborações de forma a obter melhores preços, condições de pagamento e prazo de entrega, supervisionar a elaboração e manutenção de cadastro de fornecedores, atuar com gestão de equipe, sendo responsável, pela análise e definição do mix de produto, margem e giro, atuar com negociação de preços com os fornecedores, prazo de entrega e formas pagamento e gestão de estoque, gerenciar vendas e análise de relatórios, de giro de produto para a tomada de ações específicas, atuar com manutenção e acompanhamento da carteira de pedidos incluindo follow-up de entrega de pedidos, com acompanhamento de desempenho, analisando os indicadores específicos, ajustando o planejamento de compras e as necessidades das lojas, empresas ou comércios promovendo estratégias comerciais para o aumento das vendas.

Pré requisitos para o cargo: Para que o profissional tenha um bom desempenho como Gerente de Compras além da graduação em curso superior e experiência de 3 anos na área é essencial que possua facilidade em relacionamento interpessoal, dinamismo e capacidade de negociação.

Competências exigidas para o cargo

Competência

Nível 1

Nível 2

Nível 3

Nível 4

Foco do Cliente

X

Visão de Negócio

X

Visão de Processo

X

Liderança

X

Comunicação

X

Negociação

X

Relacionamento Interpessoal

X

Trabalho em equipe

X

Comportamentos exigidos para o cargo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (520 Kb)   docx (174.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com