TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  20/6/2018  •  Monografia  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO 

O presente trabalho apresenta o Administrador e o seu papel na Gestão de Recursos Humanos (RH), bem como a importância do setor de Gestão de Pessoas para benefícios do crescimento das empresas. Os gestores da área de gestão de pessoas trabalham a estratégias com base nos parâmetros da moderna gestão de pessoas, como: indivíduos diferentes, capazes de pensar, parceiros das empresas com o objetivo de manter uma equipe de colaboradores satisfeitos e motivados. A gestão de pessoas desempenha um papel de extrema importância nas empresas, garantindo que processos sejam devidamente definidos para manter a rotina bem organizada.

Vilas (2009), aborda a gestão de pessoas como um processo de planejamento, organização, direção e controle de pessoas dentro da organização. que promove o desempenho eficiente de pessoas para alcançar os objetivos organizacionais e individuais, relacionados diretamente ou indiretamente com a empresa.

[...] A Gestão de Pessoas como o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo: recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho; a gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados. (CHIAVENATO, 1999, p.8) 

No século XIX os gestores identificaram a necessidade de ter um setor de planejamento de recursos humanos para "contabilizar" os registros dos trabalhadores, as faltas e os atrasos. A partir daí as organizações passaram a ter uma estrutura mais flexível, valorizando seus colaboradores, através de motivações, incentivos oferecendo uma qualidade de trabalho melhor, pois colaborador motivado trabalha mais e melhor.

Hoje, Diante do mercado competitivo, o que irá diferenciar uma empresa da outra são os profissionais que nela trabalham, por isso, uma boa gestão de pessoas é indispensável para o sucesso empresarial. Segundo Chiavenato (1999), a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como estrutura organizacional adotada, a cultura que existe em cada organização, as características do conceito ambiental, o negócio da empresa, os processos internos e outras variáveis importantes.

Entretanto, em meio a grandes mudanças e inovações, infelizmente ainda existem administradores que veem seus colaboradores apenas como despesas. Muitas empresas ainda não se desfizeram do Departamento Pessoa para mudar-se para um modelo atual que é gestão de pessoas, o qual é o grande diferencial no papel não somente da empresa como também do administrador. Pois, na área da Gestão é o meio através do qual os administradores conduzem um indivíduo ou um grupo, e estes por sua vez, são visíveis aos diferenciais de qualidade e resultados. Assim sendo, gerenciar pessoas exige um preparo do administrador, este deve ter ao alcance ferramentas práticas e consistentes e, sobretudo objetiva para que possa fazer gestão com as pessoas e com a qualidade adequada.

Uma Gestão moderna deve entender a importância de a empresa organizar um Departamento de Pessoal que cuida das questões relativas à equipe de colaboradores. Um Departamento de Pessoal conforme Santos (2005, p.15) [...] cabe ao Departamento Pessoal “possuir os conhecimentos pertinentes sobre ficha de registro de empregados, carteira de trabalho, anotações na carteira de trabalho, contrato de experiência, declaração de dependentes para fins de imposto de renda, cartão ponto ou livro de ponto, ficha de salário família, termo de responsabilidade de salário-família, folha de pagamento, proventos, descontos, 13º salário, jornada de trabalho, férias, rescisão de contrato de trabalho, prazo para pagamento da rescisão, entre outros”.

  1. OBJETIVO

Identificar a relação entre Departamento Pessoal e o Sucesso Organizacional.

  1. PROBLEMA E PERGUNTA DE PARTIDA

A qualificação e capacitação adequada para um profissional é de suma importância para uma empresa, que se realizado com eficácia permite à organização a realização de seus objetivos e missão, com a aquisição de profissionais que detenham habilidades e capacidade para atuar eficientemente na organização. No entanto, se o processo de agregar pessoas não for realizado com uso de sistema eficaz pode ocorrer prejuízos e desgaste à organização, bem como inexistência de informação estabelecida para a tomada de decisão: que a mesma ocorre pela ausência de controle e visão de seus colaboradores durante a emissão de relatórios e indicadores; Ausência de organização e confiança na folha de pagamento: A existência de uma elevada quantidade de erros no processamento da folha de pagamento causa a necessidade de retrabalho e correções e caso a folha de pagamento estiver com problemas insistentes, isso reflete em descontentamento dos colaboradores, custos extras elevados e, até, processos trabalhistas; Falta de processos definidos: A falta de processos operacionais precisos e documentados leva à insegurança dos colaboradores, à complexidade para organizar as tarefas e ao prejuízo na produtividade. Por causa desses constantes problemas, as organizações foram obrigadas a olhar com mais atenção para o setor de gestão de pessoas. Pois é através dele que se recruta, desenvolve e avalia toda uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (382.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com