TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  7/9/2018  •  Resenha  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de Pessoas

1ª Ação Proposta: Trabalhar dentro da empresa projetos motivacionais, na tentativa de reduzir os altos índices de absenteísmo dos empregados.

Tema(s) que Fundamentam: Motivação- Dar sentido ao trabalho

Explicação:

• Conforme visto no texto, o estudo da Motivação “tem por obejto analisar o que desencadeia e orienta os comportamentos, isto, necessidades, tendências e valores”(pag.3).

Desse modo, foi observado que, uma maneira de4reduzir os altos índices de absenteísmo da empresa seria trabalhar a motivação dentro do ambiente organizacional.

Maslow explica no texto que o ser humano possui duas tendências principais: a procura por segurança e a procura por crescimento. Complementando esta idéia, conforme proposto da Teoria de Herzerb(pag 8), a empresa deveria trabalhar de modo a estimular seus funcionários, despertando-os para as necessidades de crescimento.

Os métodos que poderiam ser adotados: encorajar iniciativas dos trabalhadores, aumentando sua autonomia; mante-los informados das mudanças e das decisões no tocante à organização do trabalho; passar periodicamente um feedback; delegar à eles gradualmente tarefas novas e mais difíceis, bem como desenvolver seu senso de responsabilidade e seu sentimento de competência.

2ª Ação Proposta: Promover entre os gestores um estudo aprofundado a respeito dos problemas organizacionais, enfatizando as questões das relações humanas.

Tema(s) que Fundamentam: Influencia Social

• Observamos no caso apresentado que, um dos problemas cruciais para a empresa seria o desconhecimento assíduo por parte dos gestores a respeito da situação, principalmente em relação aos problemas enfrentados com os empregados.

A partir da leitura do texto “Influencia Social”, ressaltamos a importância do gestor, desenvolver dentro da organização um espírito de liderança.

Conforme proposto por Lewin (pag. 274), concluímos que o estilo de liderança a ser adotado é o Democrático ou Participativo. Nesse estilo, o gestor sugere e encoraja a discussão e o diálogo entre os membros do grupo a fim de tomar decisões, esforça-se para facilitar as atividades do grupo, encoraja os membros do grupo a organizar as atividades do melhor modo possível, explicita os critérios de avaliação de eficiência dos mesmos.

Desse modo o gestor passaria a adotaria uma postura que o fizesse membro do sistema social, membro de uma equipe de gestão e responsável por sua unidade.

3ª Ação Proposta: O ingresso de equipes de trabalho virtuais na empresa Fast, para que a mesma possa competir com grupos empresariais de todo o mundo.

Temas(s) que fundamentam: Os pequenos grupos- trabalhar em equipe

• Um dos problemas enfrentados pela empresa foi a dificuldade em lidar com o crescente nível de concorrência e a pressão em competir com os grandes grupos empresariais em todo o mundo. A solução vista nesse caso seria implantação de equipes virtuais no ambiente organizacional. No texto “Os pequenos grupos” (pag. 34), é explicitado que “para continuar competitivas, as organizações contemporâneas utilizam cada vez mais tecnologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com