TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 04

Aluno: Vinicius Ferraz de Andrade

Turma: GEMP

Introdução

  • Neste trabalho abordaremos as principais características dos diferentes perfis de lideranças, mostrando a vantagem e a desvantagem de cada perfil dado o contexto organizacional destacando os estilos de liderança mais frequente no ambiente organizacional.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

O estilo de liderança pode variar bastante de acordo com as características do líder, dos liderados ou do cenário conforme. Porém, podemos observar que algumas características majoritariamente se destacam e criam estilos de liderança. Seguem abaixo os principais estilos:

Coercitivo

Esse estilo de liderança tem como forte característica a dominância nos processos decisórios, majoritariamente a sua liderança é exercida através do comando e controle da equipe. Esse líder é orientado por resultados visando fortemente o cumprimento das metas, nesse modelo de liderança costuma-se ter sucesso na resolução de conflitos com equipes que tem profissionais indisciplinados. Algumas características que podem ser ofensores na liderança é o fato de que diversas vezes o poder sobre equipe aparece pelo amedrontamento, o que acaba reduzindo o engajamento dos colaboradores. A grande dominância da liderança na gestão, também impede a colaboração das equipes para soluções conectadas.

 Democrático

O Estilo democrático costuma ter grande colaboração dos times, dado que consegue estabelecer uma relação de confiança baseada na comunicação. Esse líder costuma agir de forma participativa por entender que sua equipe tem maturidade para participar do processo decisório de forma consensual. Esse estilo de liderança favorece a relação entre gerações sob ótica de promover um maior entrosamento os colaboradores. Em algumas situações onde é necessário um posicionamento firme e imediato esse tipo de liderança por gerar um bom resultado por não ser muito decisivo.

Autoritário

O líder autoritário tem como característica definir com muita firmeza novos conceitos que provoquem mudanças nos ideais das equipes. Esse tipo de liderança está sempre à frente das equipes, mobilizando a todos. Vale registrar que em alguns momentos esse líder se coloca de forma dominadora e ditadora, demostrando clara demonstração a quem não apresenta resultados.

Marcador de ritmo

Esse tipo de liderança valoriza a alta performance para alcançar os resultados. Apesar dos líderes desse estilo realizarem muito a liderança pelo exemplo, em algumas situações as equipes fazem crítica ao modelo dado quem nem todo time tem energia para acompanhar o ritmo acelerado e a intolerância com os mais lentos.

Paternal

Pessoas em primeiro lugar! Esse é o lema do líder Paternal, também conhecido como líder Maternal. Tem muito sucesso em resolver conflitos internos nas equipes, motiva muito a equipe em situações difíceis com muita pressão, em geral não cria restrições desnecessárias e permite que as pessoas tenham bastante autonomia para agir da forma que achem mais eficaz. Esse estilo ter dificuldades para realizar feedbacks construtivos para tratar casos de baixa performance na equipe.

Treinador

Esse estilo de liderança focado no desenvolvimento da equipe, sempre tem uma visão apurada dos pontos fortes e a desenvolver dos colaborares, se vale dessa percepção para delegar as atividades. Sempre age de forma incentivadora, porém as vezes tende a achar que tudo se resolve com treinamento e acaba não conseguindo tomar providências definitivas.

Centralizador

O líder centralizador tem a necessidade de controlar todo o processo, esse modelo de liderança tem resultados positivos em casos críticos, porém causa gargalo e lentidão na tomada de decisão. Muitas vezes seus profissionais possuem baixa maturidade e não evoluem dado a falta de autonomia, essa condição pode gerar perda no engajamento.

 Liberal

Neste estilo o líder participa o mínimo possível das atividades dando poder aos colaboradores para tomada de decisões, quando necessário ele apresenta soluções ao grupo. Em grupos com baixa maturidade é comum que a equipe fique perdida, sem referência o que gera uma falta de alinhamento e dificuldades para desenvolver um bom trabalho.

Inspirador

Esse estilo de liderança costuma a trabalhar com equipes com alto grau de engajamento, dado que os colaboradores tendem a seguir os passos do líder. Em geral esses líderes constroem relações com muita empatia com as equipes, o que gera uma grande capacidade de influenciar os colaboradores. O fato de serem muito reconhecidos pelas equipes, pode gerar egocentrismo, que o impeça de enxergar soluções geradas pelo grupo.

Visionário

Esse estilo de liderança tem como característica mobilizar as equipes para que as metas visionadas pelos líderes sejam alcançadas pelas equipes. Embora essa meta seja definida de forma isolada, o modelo usado para se alcançá-la é liberal, ficando grande parte a cargo da equipe. Isso torna esse modelo atraente para as equipes. Essa liderança costuma a identificar novos talentos, porém correr riscos de não conseguir realizar tarefas em curto prazo.
   

Considerações finais

Tendo em vista os perfis detalhados acima, considerando que não há um formato certo e único e excludente, considero que o estilo mais adequado hoje é o estilo situacional, dado que cada vez mais é necessário se adaptar aos novos desafios econômicos, sociais, financeiros e culturais. Agir de forma inspiradora é fundamental para que se crie uma liderança pelo exemplo de forma que as equipes tenham autonomia e liberdade para criar soluções, desde que estejam maduras para esses desafios. Caso contrário, uma visão mais conservadora e paternalista pode ajudar a equipe a desenvolver de forma segura e sustentável, tirando as equipes da zona de conforto maiores riscos. Acredito ser esse o maior desafio da liderança, evoluir de um modelo de “comando-controle” para um modelo maduro e colaborativo, em que a autonomia seja sinal de responsabilidade.  

Referências bibliográficas

http://rhcomprofessorjulino.blogspot.com/2017/03/os-seis-estilos-de-lideranca-de-daniel.html http://rhcomprofessorjuliano.blogspot.com/2017/03/os-seis-estilos-de-lideranca-de-daniel.html
http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns/36401/
http://www.artigos.com/artigos-academicos/7253-os-diversos-tipos-de-lideranca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (398.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com