TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  11/5/2019  •  Artigo  •  3.981 Palavras (16 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 16

CARLOS FRANCISCO DA COSTA - 8041379

Licenciatura em Matemática

POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES DO USO DO JOGO DE XADREZ NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Orientadora: Profa. Ms. Juliana Brassolatti Gonçalves

GUARATINGUETÁ - SP

2018


[pic 1]

POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES DO USO DO JOGO DE XADREZ

NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Carlos Francisco da Costa

Resumo: Vários estudos apontam que o jogo de Xadrez promove o desenvolvimento da memória, do pensamento lógico, da imaginação e da criatividade, da capacidade de predizer e prever as consequências das ações, de entender o que é o respeito ao diferente, melhora a concentração, ensina a independência, inspira a automotivação, mostra a importância do trabalho árduo, entre outros. No que tange ao ensino de Matemática, especificamente, esta pesquisa justifica-se pela contribuição que o jogo pode aportar a professores no ensino de aritmética, álgebra e geometria. Como o questionamento central desta pesquisa temos: por que não ter um tabuleiro de xadrez nos LEMs uma vez que se trata de um esporte, uma arte e uma ciência que utiliza várias estratégias e envolve versatilidade e multiplicidade? Diante do exposto, este artigo, de cunho exploratório e bibliográfico, tem por objetivo principal realizar um estudo teórico sobre as possibilidades e potencialidades do uso do jogo de xadrez no ensino de Matemática no ensino fundamental e no ensino médio. Como objetivo secundário, pretende-se elencar algumas sugestões de atividades com o jogo de Xadrez para o ensino de Matemática de modo a contribuir para os professores em formação e em atuação.

Palavras-chave: Xadrez; Educação Matemática; Ensino fundamental; Ensino Médio.

Introdução

O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de aproximação social e intelectual.

(GM J. R. Capablanca, ex-campeão Mundial)

Atualmente, muito se discute sobre a gamificação ou uso de jogos como ferramentas de ensino e aprendizagem, o que torna a aprendizagem, não só mais prazerosa como também mais significativa para os alunos. Neste contexto, o jogo de Xadrez, foco deste trabalho, tem sido utilizado há anos em situações diversas de ensino e aprendizagem com resultados muito interessantes e consistentes.


Tamanha pode ser a contribuição do jogo no desenvolvimento dos alunos que a UNESCO, em 1995, recomendou oficialmente a todos seus países membros a incorporação do Xadrez como matéria educativa tanto na educação primária como na secundária. Dentre as inúmeras disciplinas do currículo escolar nas quais o Jogo de Xadrez pode ser utilizado como ferramenta de ensino e aprendizagem, destaca-se a Matemática, pois o jogo “contribui para o desenvolvimento de várias habilidades, dentre

as


quais:


atenção,


concentração,


raciocínio


lógico-matemático,


julgamento,

planejamento, imaginação, antecipação, autocontrole, perseverança e espírito de decisão ” (PARTOS; GRAND, 1978 apud SILVA, 2012, p. 171). A este respeito o e- book denominado Ajedrez – Valores y Virtudes: Ajedrez para la Educación Dominicana, publicado pela AEDUCARD, 2012 ressalta que “estudos têm revelado que o aprendizado do Xadrez tem influência positiva no desenvolvimento das atitudes numéricas e verbais de quem o pratica ” (AEDUCARD, 2012, p. 26).

Devido ao fator motivacional intrínseco envolvido no ato de jogar, a adoção do Xadrez como ferramenta didática favorece o desempenho em muitas matérias escolares, em especial na Educação Matemática. Para Dextreit e Engel (1981 apud SILVA, 2012, p.171, grifo nosso ), o jogo pode auxiliar

[...] na compreensão e no rendimento em: ARITMÉTICA (operações básicas, tais como adição e subtração, são exercitadas por meio do cálculo das eventuais trocas de peças), ÁLGEBRA (um sistema de equações com “n” incógnitas torna-se mais assimilável graças ao cálculo do rating dos jogadores) e GEOMETRIA (noções de direção vertical, horizontal e diagonal são ilustradas com o movimento das peças no tabuleiro).

Para ilustrar as potencialidades e possibilidades do uso do jogo no ensino de Matemática, pode-se trabalhar com o capítulo XVI do livro O homem que calculava, de Malba Tahan, no qual se conta uma das famosas lendas sobre a origem do jogo de xadrez e dos grãos de trigo, que exemplifica imediatamente o poder de uma progressão geométrica, também chamado de crescimento exponencial, como realizado em uma experiência pedagógica relatada abaixo.

Dentre as justificativas para utilizar o jogo de Xadrez no ensino e aprendizagem, de um modo geral, encontram-se o desenvolvimento da memória, do pensamento lógico, da imaginação e da criatividade, da capacidade de predizer e prever as consequências das ações, de entender o que é o respeito ao diferente. O jogo também melhora a concentração, ensina a independência, inspira a automotivação e mostra a importância do trabalho árduo. No que tange ao ensino de Matemática, especificamente,


[pic 2][pic 3][pic 4]

esta pesquisa justifica-se pela contribuição que o jogo pode aportar a professores no ensino de aritmética, álgebra e geometria.

Surge, então, o questionamento central desta pesquisa: Em aulas ou laboratórios de Ensino de Matemática (LEMs) podemos ter um ábaco, um geoplano, um material dourado, uma torre de hanói, um tangran, etc. Por que não ter um tabuleiro de xadrez uma vez que se trata de um esporte, uma arte e uma ciência que utiliza várias estratégias e envolve versatilidade e multiplicidade?

Diante do exposto, este artigo, de cunho exploratório e bibliográfico, tomando por base “material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos” (GIL, 2008, P. 50), tem por objetivo principal realizar um estudo teórico sobre as possibilidades e potencialidades do uso do jogo de xadrez no ensino de Matemática no ensino fundamental e no ensino médio. Como objetivo secundário, pretende-se elencar algumas sugestões de atividades com o jogo de Xadrez para o ensino de Matemática, encontradas na literatura consultada de modo a contribuir para os professores em formação e em atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (301 Kb)   docx (106 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com