TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  25/5/2019  •  Artigo  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 6

        

Disciplina: Gestão de Pessoas:

Introdução

Constantemente alvo de intensas transformações, as organizações necessitam de reestruturar seus processos produtivos e reexaminar cuidadosamente seus tradicionais modelos de gestão, demandando adaptações rápidas e eficazes dos seus líderes. Os antigos modelos não mais se mostram eficientes ao novo ambiente competitivo instalado nas atuais organizações. As transformações, pelas quais passam, provocam a necessidade de mudanças nas filosofias gerenciais, e inserido nesse ambiente, um elemento de vital importância ao sucesso de qualquer organização é a liderança (ARRUDA et al., 2010). 

A liderança vem tomando cada vez mais importância pois é por meio de um líder que se motiva uma equipe a realizar suas funções com êxito, e dessa forma obtém-se o objetivo principal, que é gerar resultados satisfatórios para a organização (OLIVEIRA; PEREZ, 2015).

No ambiente corporativo é possível encontrar vários estilos de liderança, onde cada líder tem um determinado perfil para comandar sua equipe, e esse perfil tem como base a personalidade, nível de formação e estilo próprio (MELLO, 2019).

Dessa forma, é nesse contexto que essa atividade se insere, onde iremos analisar os principais estilos de liderança existentes, apresentando suas características principais, vantagens e desvantagens de cada perfil. Após toda a discussão baseada em referencias bibliográficas consolidadas do assunto, faremos as considerações finais a respeito do que foi posto, apresentando a visão e as conclusões do autor da atividade a respeito do tema. Por fim, serão apresentadas todas as referências consultadas na elaboração desta atividade.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Liderança, como refere-se à maioria dos autores, é a habilidade de um indivíduo influenciar, motivar e capacitar seus seguidores para que eles contribuam na efetividade e no sucesso das organizações as quais pertencem (JOGULU; WOOD, 2006).

Na tentativa de se identificar a figura do líder eficaz, surgiu a Teoria dos Traços de Personalidade, onde pesquisou-se traços comportamentais que seriam responsáveis pelo seu sucesso. O líder, segundo essa teoria, é aquele que possui traços específicos de personalidade que o diferencia das demais pessoas, sendo esses físicos, intelectuais sociais e relacionados com a tarefa. Assim, de acordo com essa teoria, a liderança era inata. Posteriormente, surgiu a Teoria dos Estilos de Liderança, onde se percebeu que era possível habilitar qualquer pessoa a se tornar um líder eficaz. Para tal fim, surgiram treinamentos para instrumentalizar as pessoas, além de buscar identificar qual seria o melhor estilo de influência a ser adotado (NARDUCCI, 2019).

A dificuldade existente em definir um estilo de liderança ideal nos leva a analisar e discorrer a respeito das muitas formar de liderar. As situações e os grupos influenciam as formas de liderar, e como as mesmas variam, é comum que o bom desempenho do líder e dos seus seguidores esteja diretamente relacionado com o estilo de liderança. Nenhum estilo de liderança serve perfeitamente para todas as situações, sendo o melhor aquele mais apropriado a uma situação em particular para cada indivíduo. Os estilos do líder devem mudar de grupo para grupo e para determinada situação (CANDIDO, 2014).

Vários autores abordam os estilos de liderança, contudo existem uma abordagem clássica e mais difundida, realizadas pelos autores White e Lippit (1939), segundo os quais existem três estilos de liderança: Autocrático, liberal e democrático. Chiavenato (1999), como exemplo do que foi colocado anteriormente, cita White e Lippit, e destaca a existência de três grandes estilos de liderança.

O estilo de liderança autocrático é caracterizado pelo líder que determina diretrizes sem a participação do grupo, determinando as técnicas para a execução das tarefas. É inflexível e dominador, o que causa mal-estar na organização. Não deixa espaço para criatividade dos liderados, dando instruções sólidas e com postura essencialmente diretiva. Este líder, nos elogios ou nas críticas que faz, dirige-se diretamente aos colaboradores, nominando publicamente os envolvidos. A garnde desvantagem é que o trabalho só se desenvolve na sua presença, visto que, quando este líder se ausenta, o grupo produz pouco e tende a indisciplinar-se. A vantagem é ser o estilo de liderança que produz maior quantidade de trabalho (FACHADA, 2003).

No estilo de liderança liberal o grupo tem toda a liberdade para decidir, onde o líder não impõe regras ao grupo e sua participação é mínima nas tomadas decisões. O líder tem uma participação limitada nos debates, fornecendo alguma informação se solicitada. O líder não participa, tanto na divisão de tarefas ou nas escolhas dos grupos para determinado trabalho (WENDLING, 2007). É importante lembrar que para que esse tipo de liderança tenha sucesso é necessário ter um grupo com profissionais responsáveis e com alto grau de maturidade (CANDIDO, 2014). A vantagem é que a autonomia fornecida pelo líder a grupo estimula o debate dos mesmos na solução dos problemas, onde o grupo estuda as alternativas, cabendo ao líder apenas escolher ou acolher as alternativas apresentadas pela equipe. A grande desvantagem é que a produção tende a não ser satisfatória, já que com a limitada participação do líder, se perde muito tempo com discussões e questões pessoais. Este é frequentemente considerado o pior estilo de liderança (FACHADA, 2003).

No estilo de liderança democrática o líder organizacional estimula que as diretrizes sejam debatidas e decididas pelo grupo, além de assistir todo o processo. O grupo, ao estudar as alternativas para atingir o objetivo, pede apoio ao líder, cabendo a ele escolher ou acolher as alternativas apresentadas. Cada membro do grupo decide com quem trabalhará e o próprio grupo que decide sobre a divisão de tarefas. O líder não se encarrega de muitas tarefas, procurando ser um membro igual aos outros elementos do grupo, além de prestar apoio e orientar (WENDLING, 2007). A grande vantagem é que este tipo de liderança promove um bom relacionamento e a amizade entre o grupo, tendo como consequência, mesmo na ausência do líder, um ritmo de trabalho suave, seguro e de qualidade. Tende a ser o estilo que produz maior qualidade de trabalho (FACHADA, 2003). A desvantagem é que essa postura do líder pode gerar indecisão em algumas tomadas de decisões importantes (MELLO, 2019).

Considerações finais

Pela análise dos diferentes perfis de liderança percebe-se que o perfil autocrático evidencia o líder, enquanto a liderança liberal evidencia os subordinados e a liderança democrática evidencia tanto no líder como nos subordinados.

Líderes influenciam liderados e liderados também influenciam seus líderes, logo deve-se lembrar de que o relacionamento entre os membros da equipe pode também interferir no estilo que o líder adotará.

Nem sempre um estilo de liderança adotado será eficaz para todas as situações; se em uma ocasião traz ótimos resultados, noutra pode trazer grandes “efeitos colaterais”. Não existe uma receita para uma liderança ideal. Sendo assim, para que os objetivos sejam alcançados rapidamente, cabe a cada líder escolher qual o estilo mais se adapta às suas características e situações, visto que quando existe uma equipe, a meta é alcançada com o esforço de todos, tanto líderes quanto liderados.

Referências bibliográficas

ARRUDA, A. M. F; CHRISÓSTOMO, E.; RIOS, S. S. A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES. Revista Razão Contábil & Finanças. V.1, P.1-15, 2010.

CANDIDO, F. M. D. O NOVO PAPEL DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES. Fundação Educacional do Município de Assis, Assis, 2014.

CHIAVENATO, I. Administração nos Novos Tempos. Rio de janeiro, 1999.

FACHADA, M. O. Psicologia das Relações Interpessoais. 6. Ed. Lisboa: Rumo. 2003.

FERREIRA, V. C. P.; SANTOS, A. R.; NASSER, J. E.; JOHANN, M. E. P. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. 2ª edição, Editora FGV, Brasil, Rio de Janeiro, 2017.G

JOGULU, U.D.; WOOD, G.J. The role of leadership theory in raising the profile of women in management. Equal Opportunities International, 2006.

MELLO, F. B. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2019.

NARDUCCI, Viviane. Teorias de Liderança: um breve passeio. In Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: FGVOnline, 2019.

OLIVEIRA, A. P. M.; PEREZ, O. C. LIDERANÇA EFICAZ: O PODER E A INFLUÊNCIA DE UM LÍDER NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA. Revista UNICURITIBA, 2015.

WENDLING, M. ESTILOS DE LIDERANÇA E SUA EFETIVIDADE NAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO. Porto Alegre, 2007.erreir, 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (941.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com