TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  18/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: 4

Aluno: Raphael Luiz Figueira de Souza

Turma: 2018.3

Introdução

Kurt Lewin (1973) propôs a existência de três formas de liderar equipes, de maneiras autocrática, participativa ou liberal. Hersey e Blanchard (1979) introduziram o modelo da liderança situacional. Apoiados nas premissas dessas escolas, diferentes perfis de liderança têm se ramificado, frutos das transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas, percebidas das perspectivas externas, e também das transformações pessoais, resultado das novas gerações, com novos conceitos, formações e anseios, numa perspectiva interna às organizações.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

A liderança autocrática centraliza o poder nas mãos do tradicional “chefe”. É dele que se originam as ações e tomadas de decisão. Os pontos positivos de seu estilo são a velocidade no planejamento e implementação das ações, decisões e controle dos processos. Sua gestão é focada em resultados. Pelo lado negativo, seu estilo de liderar inibe o desenvolvimento do capital humano, não estimulando o aprendizado, a transferência de conhecimento e a participação. Ainda está muito presente nas organizações, porém, com a chegada da nova geração ao mercado de trabalho, formada por profissionais mais informados e em busca de trabalhos com sentido e colaborativos, a tendência é de que se torne insustentável liderar autocraticamente.

A liderança participativa caminha de encontro ao estilo anterior. O líder estimula a participação do grupo, promovendo o enriquecimento do conhecimento e criando uma vantagem para si, em relação ao líder autocrático, no que se refere a receber feedbacks sinceros da gestão que está sendo feita. É uma liderança mais alinhada com o atual mercado de trabalho, embora seu sucesso dependa da experiência, tanto do líder quanto do grupo. A democracia em grupos imaturos, com pouca experiência ou sem engajamento, pode levar a letargia e ao não-atingimento de metas e objetivos da empresa. O líder também precisa ter discernimento suficiente para perceber momentos em que a decisão precisa ser imediata, com prejuízo de lentidão caso queira insistir nos processos democráticos.

O líder liberal se situa num patamar ainda mais distante do autocrático. Sua liderança é marcada pela concessão de poderes aos seus liderados, permitindo que estes, gozando de total autonomia, desenvolvam suas atividades norteadas por suas próprias crenças e intuições. É proporcionado um ambiente motivador, em que as pessoas se sentem valorizadas e importantes para a organização. Pensamentos voltados para inovação estarão incentivados nestes grupos, o que se torna uma vantagem para o líder liberal. Por outro lado, como desvantagem, tem se a criticidade na implementação deste estilo. Grupos que não estejam maduros o suficiente ou líderes que confudem a concessão de poder com a concessão de responsabilidade pode levar ao fracasso no atingimento dos objetivos corporativos.

A liderança situacional defende que o líder deve saber passear pelos estilos de liderança, levando em consideração o seu grupo e os objetivos da organização. Liderar de maneira liberal um grupo inexperiente tende ao fracasso no atingimento de metas e objetivos, assim como liderar de maneira autocrática um grupo altamente capaz tende a criar um ambiente de extrema desmotivação e, consequentemente, falha no alcance dos objetivos da mesma maneira. A vantagem é poder exercer uma liderança distinta para cada tipo de liderado e situação. A desvantagem é a raridade de líderes com este perfil e, por ventura, sua dificuldade em saber transitar entre cada perspectiva.

Considerações finais

Cada vez mais, as pessoas estão se tornando fatores críticos de sucesso para a perpetuação das organizações. Embora, paradoxalmente, a tecnologia traga de maneira progressiva mais facilidades ao nosso dia-a-dia, as pessoas são o grande diferencial das organizações modernas. São elas que dão identidade as empresas, definindo seus propósitos, missão e valores, criam estratégias e se relacionam com clientes e fornecedores. Os bens tangíveis deixaram de ser raros e insubstituíveis. Os recursos financeiros, abundantes no mercado, são capazes de deixar os competidores em situações de igualdade no que tange ao maquinário e tecnologia.

Dessa maneira, é essencial que os novos líderes estejam absolutamente comprometidos em alinhar os interesses organizacionais com os interesses individuais de seus grupos. A liderança moderna demanda pessoas equilibradas, de forte inteligência emocional, capazes de planejar, implementar e controlar estratégias organizacionais e, ao mesmo tempo, facilitar e desenvolver o capital humano (educar, estimular, orientar, influenciar, entre outros) sob seu guarda-chuva. É importante lembrar que estão sujeitas à sua gestão não somente as pessoas que efetivamente fazem parte do grupo, mas famílias inteiras.

Líderes que tenham a sensibilidade de identificar a direção para onde as transformações culturais nos guiarão, que tenham sólida formação ética e moral, compatíveis com a demanda da nova geração social que chega ao mercado com visão e posicionamento bastante diferentes das gerações anteriores, estarão capacitados a liderar e exercer o poder para a conquista dos objetivos das organizações e de suas equipes.

Referências bibliográficas

PARADELA FERREIRA, Victor Cláudio et al. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. 1ª edição. Rio de Janeiro: FGV Editora 2016

Administradores.com

http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns/36401/ 
Acesso em 12/11/2018

IBC – Instituto Brasileiro de Coaching

https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/quais-tipos-lideranca/ 
Acesso em 12/11/2018

SBCoaching

https://www.sbcoaching.com.br/blog/lideranca-e-coaching/o-que-e-lideranca/ 
Acesso em 12/11/2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (965.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com