TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  6/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

Plano para Recrutamento e Seleção de Talentos

Estamparia Automóbile e Volstói na Rússia

Junho / 2017

Elaborado por: Roseane Fernandes dos Santos

Disciplina: Gestão de Pessoas

Professor – Tutor: Rodrigo Casagrande

Turma: MBA Executivo – Gestão Empresarial

Local: Aracaju – SE - Brasil


Introdução e contextualização

Após uma pesquisa que indicou o mercado russo como sendo o mais expressivo e o que mais cresce na Europa, a Automóbiles decidiu fazer uma Join Venture com a montadora russa Volstói, com o objetivo de ampliar os horizontes da marca Automóbiles. Pretende-se contratar e treinar em seis meses, quatro categorias profissionais importantes para a finalidade da nova parceria.

Este plano tem o objetivo de nortear os processos de recrutamento e seleção de profissionais capacitados para o exercício de atividades no novo setor de estamparia da Automóbiles, que funcionará na Rússia, em decorrência da citada parceria com a Volstói.

A empresa pretende contratar Engenheiros, Técnicos em Mecânica, Compradores e Inspetores de Qualidade preparados para lidar com a complexidade da operação, de modo a inserir no quadro da empresa pessoas com as competências necessárias para contribuir com a melhora na competitividade da organização e a excelência dos produtos entregues e dos serviços prestados aos seus clientes.

Sendo a implantação do empreendimento um investimento relevante para a Automóbiles, a escolha dos profissionais que atuarão nesta nova unidade deve ser criteriosa e embasada em técnicas modernas e eficazes de recrutamento e seleção de talentos, utilizando-se das diversas ferramentas disponíveis no mercado que se apliquem à realidade desta divisão da empresa e ao perfil dos profissionais que participarão dos processos.

O recrutamento busca por candidatos potenciais para participarem do processo de seleção que escolherá aqueles que que são compatíveis com o cargo em aberto, a cultura e a estrutura organizacional e, se a gestão da empresa for por competências, as competências organizacionais (BANOV), portanto, a empresa deve escolher os profissionais com competências que estejam alinhadas com os objetivos da empresa.

Este pano contará com duas etapas: a seleção interna e externa. O recrutamento contará com ferramentas modernas e eficazes de seleção e avaliação dos candidatos e será feita através de uma empresa especializada em gestão de pessoas, com a participação ativa dos representantes da empresa e de um psicólogo especializado.

Desenvolvimento

O fator humano é decisivo na competitividade das organizações. Dependendo da qualidade dos conhecimentos destes e da forma como transmitem esses conhecimentos ao mercado, pode colocar a empresa no topo ou às margens dos rankings do mercado no qual atua.

Por meio do processo de recrutamento e seleção é que a organização tem o primeiro contato com potenciais colaboradores, e esse momento deve ser visto como uma oportunidade de trazer para o grupo pessoas que tenham objetivos que se alinhem aos valores da empresa.

O processo de seleção é essencial para o sucesso da organização, pois é por meio deles que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença neste mercado tão competitivo. (GONTIJO, 2005, 01)

Para que o processo seletivo seja bem-sucedido, no entanto, a empresa deve conhecer profundamente suas necessidades para saber quais as competências e habilidades necessárias para o melhor desempenho no desenvolvimento da função dos candidatos que pretende contratar.

Analisando somente o levantamento de conhecimentos necessários às atividades dos processos, também é possível contabilizar o grau de necessidade de cada conhecimento através do somatório dos níveis de proficiência necessários do mesmo em cada ocorrência no processo. (CARDOSO, MACIEIRA, JESUS, LENGER, 2002, 06)

Um processo seletivo completo possibilita que a organização capte os melhores profissionais para montar sua equipe, visto que é composto por etapas que permitem identificar desde a capacidade técnica para execução da tarefa até traços de personalidade. Os entrevistadores devem ser altamente capacitados e competentes para a realização dessa importante tarefa, que também pode ser feita através de uma empresa especializada em Gestão de Pessoas, devendo contar com equipe multidisciplinar habilitada a averiguar os pontos específicos da seleção.

Um processo de captação e seleção bem conduzido por profissionais competentes e qualificados proporciona vantagens competitivas para as organizações como: redução de tournover, aumento da produtividade e qualidade, menores investimentos e esforços em treinamento, pela maior facilidade de aprender as tarefas do cargo, rapidez no ajustamento e integração do novo empregado às novas funções e à cultura da empresa, melhoria gradativa do potencial humano mediante escolha sistemática dos melhores talentos e melhoria do nível das relações humanas pela elevação do moral. (GONTIJO, 2005, 13)

O recrutamento pode ser feito por diversos canais de comunicação e pode ocorrer interna e/ou externamente.

Para o caso da Automóbiles pretende-se trabalhar inicialmente com a seleção interna, objetivando o reconhecimento daqueles que já contribuem para o sucesso da organização, desafiando-os a enfrentar os inúmeros desafios de uma operação fora do país e só depois as vagas serão abertas ao público externo.

É conveniente para a empresa, no momento de um passo tão decisivo, conhecer as características humanísticas daqueles que vão ajudá-la nesse novo desafio composto por tantos obstáculos, visto que tais características são consideradas decisivas na competitividade da empresa, já que em uma economia cada vez mais globalizada, as técnicas tornam-se cada vez mais parecidas, os produtos cada vez mais similares e, então, o fator humano torna-se um item cada vez mais decisivo no sucesso de uma corporação (GONTIJO, 2005), e os aspectos humanos são os diferenciais das grandes disputas organizacionais.

Empresas verdadeiramente sérias e que oferecem possibilidade de crescimento profissional aos seus funcionários tem buscado muito mais que competências técnicas e experiências mensuráveis por meio de testes quantitativos e entrevistas convencionais. Buscam-se hoje, além da competência técnica, a competência humana (GONTIJO, 2005, 02)

Para alcançar o objetivo de selecionar bem seus empregados, o processo contará com a parceria de uma empresa especializada em Gestão de Pessoas composta por entrevistadores experientes e psicólogos renomados, além dos diretores da Automóbiles, o responsável pela operação na Rússia e, no caso do processo externo, dos pares já selecionados internamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (790.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com