TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  2/9/2019  •  Artigo  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento do Estudo de Caso

Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro

Scarlett dos Santos Dornelas

Trabalho da disciplina Contabilidade

           Tutor: Prof. Claudia Basílio

Nova Iguaçu

2019

Fichamento do Estudo de Caso

Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro

Autor: ROBERT L. SIMONS – ANTONIO DAVILA 114-P02, Novembro 7,2000

A Cafés Monte Bianco, uma das maiores produtoras e distribuidoras de cafés premium, tem como o presidente o Sr. Giacomo Salvetti, locada em Milão, passada de geração para geração, foi fundada a mais de 80 anos, seus cafés premium e por suas marcas próprias e valorizadas salvaram a empresa por 3 anos de crise, pois era conhecida como o melhor café do continente, porém ao se pôr em frente a um novo investimento, o Senhor Giacomo tinha dúvidas quanto ao investimento em uma nova linha de produção.

Mario Salvetti, o atual presidente, após longas viagens, retorna a Itália para combinar os melhores grãos que encontrará em suas pesquisas mundo a fora. Seus pesquisadores possuíam um laboratório visando buscar as melhores e mais novas combinações de variados sabores, além de se manterem atualizados com outros pesquisadores de outros locais e testando novas combinadas de produtos.

A Cafés Monte Bianco mesmo com toda sua fama e sucesso, Giacomo, o presidente, pretendia superar o sucesso do avô, e com isso, aumentar bruscamente o negócio da empresa. No decorrer dos últimos 5 anos seu investimento se deu em estrutura, o que fez com que a empresa expandisse de produção, o que foi um grande sucesso na produção de marcas próprias para duas cadeias de supermercados na Itália.

De início Giacomo se opôs, porém com a desaceleração do mercado em 1998, foi convencido de que suas marcas próprias eram uma boa alternativa para ocupar a capacidade produtiva e absorver custos fixos. O mercado varejista pedia que fosse posto sua própria marca no café.

O presidente da empresa, passou a explorar ambos investimentos, pois não perderia seu carro chefe, no mercado e café Premium ao qual tinha uma lucratividade maior com um prazo curto de recebimento. Após reuniões com equipes, gerente de Marketing, Giacomo decidiu que seria árdua, mais que investiria em manter os dois seguimentos e através de um planejamento estratégico, decidiu que isso lhe daria uma maior expansão na produtividade do fornecimento de cafés de marcas própria, porém, diminuía a produção de cafés premium pela limitação de sua capacidade produtiva.

Com isso, as empresas dos produtos de marca própria passaram a solicitar um prazo maior para pagamento, e a gerar um plano de equilíbrio para que fosse possível lucra em ambos seguimentos.

A cafés Monte Bianco, no fim de toda a análise setorial, pois cada setor foi responsável em elaborar um levantamento de dados, ao qual descrevesse suas vantagens a respeito de cada produto e o que teria que ser modificado para que gerasse lucro para a empresa, e a tomada de decisão final do presidente, fez necessário um planejamento estratégico, a respeito de qual forma  manter ambos produtos ativos em mercado, como também, uma melhor forma para administra-lo, vendo assim, os seus pontos fortes e fracos, como seus lucros e despesas a longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com