TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE POSITIVO

MARINA ANDRADE GOMES

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

TURMA: 4º PERÍODO

GESTÃO DE PESSOAS

Questionário

GOIÂNIA,

2016

1 - Demonstre como as expressões: Gestão de Talentos, Gestão de Parceiros, Gestão de Capital Humano e Gestão do Capital Intelectual relacionam-se com a Gestão de Pessoas.

A expressão Gestão de Pessoas guarda similaridade com outras expressões que foram sendo substituídas com o decorrer do tempo, ou seja, como consequência da evolução das abordagens para a gestão de pessoas nas organizações, várias nomenclaturas foram utilizadas, como: Gestão de Talentos, Gestão de Parceiros, Gestão de Capital Humano, e Gestão do Capital Intelectual.

Na atualidade a expressão “Gestão de Pessoas” contempla amplamente todos os critérios/aspectos observados pelas organizações na gestão dos colaboradores na busca de qualidade com o menor custo.

2 - Faça uma síntese da gestão de pessoas desde as teorias clássicas (Taylor e Fayol) até os dias atuais.

Administração Científica

Taylor (1856 - 1915) - Gerenciamento com enfoque na produtividade do trabalhador e na padronização das tarefas. Buscava diminuir qualquer perda de tempo na produção, baseando cada fase do processo de trabalho em passos cuidadosamente cronometrados, com o intuito de eliminar processos longos e inúteis.

Fayol (1841 - 1925) - Enfatizou o papel do administrador, e definiu princípios como: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar. Suas ideias eram baseadas na importância da capacidade administrativa e na hierarquia de funções.

Henry Ford (1863 - 1947) - Idealizou a linha de montagem, com produção em série, padronizada e de custo mais baixo. Estabeleceu princípios como, a diminuição do tempo de produção, redução ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação e aumento da capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização da linha de montagem.

Escola das Relações Humanas

Elton Mayo (1890 - 1949) - A identificação da necessidade de mudanças no sistema mecanicista deu início ao movimento das relações humanas, que começou a enfatizar a importância da satisfação humana para a produtividade.

 Após a pesquisa de Hawthorne, realizada por Mayo, que tinha como objetivo inicial correlacionar a luminosidade no ambiente de trabalho com a produção dos operários e variáveis determinantes da produção, como: fadiga, acidentes de trabalho, rotação do pessoal e o efeito das condições físicas de trabalho, o homem passou a ser visto como um todo e não apenas como mais uma peça da máquina. Seus objetivos e sua inserção social também passam a ser considerados no sistema de gestão das empresas.

Relações Industriais

Observa-se que o movimento das relações industriais expandiu-se a partir da década de 50, e essas mudanças ocorreram em virtude do fortalecimento das organizações sindicais.

Faziam-se cumprir as exigências legais a respeito do emprego e o relacionamento da organização com os sindicatos, e a coordenação interna com os demais departamentos para enfrentar problemas sindicais de conteúdo reivindicatório.

O grande crescimento dos sindicatos e a intensidade e violência dos conflitos laborais, que deflagraram nos anos quarenta, tornou o domínio das relações profissionais uma das grandes prioridades do país.

Administração de Recursos Humanos

Na década de 60, utilizou-se o termo Administração de Recursos Humanos para substituir Administração de Pessoal e Relações Industriais. O aparecimento da Administração de RH deve-se à introdução de conceitos originários da Teoria Geral dos Sistemas à Gestão de Pessoas.

As pessoas passaram a ser consideradas o recurso fundamental para o sucesso organizacional. Assim, o conceito de Administração de Recursos Humanos migrou para Gestão de Pessoas, por entender que as pessoas participam da administração da empresa como parceiros e não como meros recursos.

Gestão de Pessoas

As empresas, desde meados da década de 80, vêm sofrendo sérios desafios, tanto de natureza ambiental quanto organizacional: globalização da economia, evolução das comunicações, desenvolvimento tecnológico, competitividade, etc.

Muitas empresas passaram por experiências, como a reengenharia, a terceirização e o downsizing, que produziram consequências de certa forma dramáticas para seu pessoal.

A Gestão de Pessoas vem expandindo, já que muitas organizações estão mais abertas e dispostas a tratar seus empregados realmente como colaboradores, como parceiros da organização ou patrimônio ativo.

3 - Relacione fatores, além da remuneração, que podem contribuir para que o trabalhador colabore com a empresa, produzindo mais.

Existem diversos fatores que, além da remuneração, motivam o melhor desempenho do trabalhador dentro da organização. Nesse sentido, destacam-se os cursos de formação e aperfeiçoamento, que instruem o trabalhador a otimizar seu tempo e a conhecer melhor as atividades a serem desenvolvidas e assim realizá-las em menor lapso de tempo, cujo sobressalente poderá ser utilizado no desenvolvimento de outras atividades.

Além disso, a valorização do empregado, como a exemplo, plano de previdência e saúde, ascensão de cargos e outros, são fortes motivadores a colaboração com a organização, já que o trabalhador tem em mente conquistar níveis mais elevados dentro de sua carreira, o que lhe dará mais prestígio e respeito.

4 - Identifique as atividades que podem ser desenvolvidas por psicólogos, médicos, assistentes sociais, engenheiros, advogados e outros profissionais no campo da Gestão de Pessoas.

Independentemente das atividades que os diversos profissionais se dedicam, a peculiaridade está em desenvolver um tratamento na área de Gestão Estratégica de Pessoas.

Dentre as atividades desenvolvidas por esses profissionais, no campo da Gestão de Pessoas, podemos citar:

 

O psicólogo, através do contato com o paciente pode incentivá-lo a desenvolver o trabalho em equipe, valorizar o relacionamento interpessoal e pôr em prática a negociação de conflitos, juntamente com uma visão integrada da gestão estratégica de pessoas baseada nas principais características da liderança.

O médico desenvolve competências essenciais de liderança e gestão, pois, sua atuação pressupõe a habilidade na negociação diária dentro dos hospitais, através da relação direta com os pacientes, planejamento diário, administração de conflitos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com