TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.039 Palavras (13 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 13

Relatório gerencial

Parte 1 [definição e características da empresa (indústria, localização, porte, missão, visão, valores); problema diagnosticado ou oportunidade de melhoria detectada nos processos de gestão de pessoas e justificativa quanto à escolha do problema ou da oportunidade de melhoria, demonstrando como o diagnóstico foi feito.]

A Empresa escolhida foi a Fina Flor Cosméticos, Razão Social: FINA FLOR INDÚSTRIA E DISTRIBUIDORA DE COSMÉTICOS LTDA – ME, empresa de pequeno porte localizada no município de Rio Claro – SP fundada em 20/08/2008, a qual faço parte do quadro societário.

Conforme entrevista realizada com Patrícia Cortez, responsável pelo RH da empresa, o recrutamento de novos funcionários é feito a partir dos currículos cadastrados enviados pelos interessados através do site, e-mail ou fisicamente entregue na empresa.

O processo seletivo se dá verificando se internamente há alguém qualificado para a vaga, principalmente se for uma vaga que permita a Ascenção do funcionário para uma vaga de liderança, caso contrário é feita uma nova contratação, o processo seletivo é feito pela avaliação das informações presentes nos currículos armazenados, selecionando aqueles que mais se adequam a vaga e posteriormente é realizada uma entrevista com os candidatos.

A política de cargos e salários é feita para determinar as estruturas de cargos e salários por meio da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e consequentemente os seus respectivos níveis salariais, é feita também uma pesquisa de mercado dos salários para alcançar um equilíbrio interno e externo.

A empresa investe em treinamentos somente para os funcionários do setor laboratorial e de desenvolvimento de produtos, em média de 1 treinamento a cada seis meses por colaborador, os treinamentos são realizados fora da empresa por empresas terceirizadas.

As competências consideradas essenciais para sobreviver na empresa são:

• organização,

• proatividade,

• trabalho em equipe,

• flexibilidade,

• compreensão interpessoal e

• empatia.

As competências para ser promovido são:

• visão do negócio,

• capacidade de liderança,

• competitividade.

Por ser uma empresa de pequeno porte, a organização não oferece um plano de carreira, esse foi um dos problemas detectados, a ascensão profissional é feita a partir da abertura de vagas de liderança do setor que a pessoa está trabalhando.

Com uma quantidade de 22 cargos ao todo, fica complicado projetar um plano de carreira, mas não é impossível, a dinâmica de uma empresa de pequeno porte e bem diferente de uma empresa de grande porte, mesmo assim existem alternativas viáveis.

Muitos funcionários talentosos, quando não enxergam boas oportunidades de crescimento profissional no seu emprego atual, deixam seus empregos em busca do desenvolvimento da carreira. Para os concorrentes, que possuem plano de carreira, é muito encontrar os profissionais talentosos de seus concorrentes com uma simples pesquisa no Linkedin, por exemplo.

Por esse motivo é crucial que a empresa implante planos de carreira para que seus funcionários tenham a percepção de oportunidade de crescimento, essa é uma excelente oportunidade de melhoria, solucionando esse problema estaremos resolvendo o principal motivo de perda de talentos da empresa.

Quanto às relações de trabalho, os funcionários são associados a sindicatos, não há notícias ou algum fato sobre assédio sexual ou moral e a empresa não possui registro de processo trabalhista até o momento.

As oportunidades são iguais para todos na medida de suas desigualdades, não há presença de pichações, comentários e piadas machistas, racistas, homofóbicas, contra pessoas de outras classes sociais, países ou regiões.

Há facilidade de acesso para os deficientes para a maior parte da estrutura da empresa, mas algumas salas somente são acessadas através de escadas o limita o acesso de pessoas portadoras de deficiência.

Para coibir as práticas discriminatórias, as pessoas mais experientes, gerentes e supervisores tem um papel fundamental para a lidar e coibir tais práticas, primeiro é identificado onde e como são iniciadas essas práticas e a orientação de seus colaboradores a adotarem uma conduta mais consciente e respeitosa com seus pares.

Na empresa há presença de grupos considerados minoritários e não há alguma informação que evidencie a existência de glass ceiling, teto de vidro, que se caracteriza pela existência de barreiras invisíveis que dificultam a ascensão de pessoas vítimas de preconceito e discriminação a cargos mais altos com maiores salários, resultando assim em segregação hierárquica no ambiente de trabalho.

É importante que todos os integrantes da empresa, gestores e colaboradores, estejam alinhados com os objetivos da própria empresa e sua razão de ser, assim todos os esforços serão direcionados para esse propósito.

A missão da empresa foi definida com assertividade e simplicidade, para que todos os colaboradores entendessem os rumos estratégicos da empresa, respondendo a 3 perguntas básicas:

• Por que a empresa existe?

• O que a empresa faz?

• Para quem?

Resultando na seguinte missão: “Criar uma linha de produtos com qualidade internacional especialmente elaborados para as condições climáticas brasileiras, satisfazendo assim, os desejos dos nossos clientes.”

A visão da empresa estabelece uma perspectiva para longo prazo, o que se deseja para o futuro.

Visão: “Ser uma empresa reconhecida pela sua qualidade em produtos cosméticos em todo o Brasil.”

Podemos ver que a missão e visão da empresa estão ligados: o reconhecimento pela qualidade de seus produtos e a abrangência em todo o território nacional. A definição da visão é responsável por toda a elaboração do plano estratégico, fazendo com que todas as ações estejam alinhadas com a visão, procurando atingir esse objetivo principal.

Os valores da empresa são:

• Família

• Transparência

• Honestidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com