TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade individual*

Módulo: II

Atividade: Individual

Título: Gestão de Pessoas

Aluno: João da Silva

Disciplina: Administração de Recursos Humanos 

Turma: 2018-2-GRDEAD005-T2-AGRUPADAT

Introdução

    O estresse pode ser considerado uma reação fisiológica natural do corpo humano que, quando identifica uma situação de perigo iminente, reage a esse estímulo de diversas formas: medo, irritabilidade, isolamento social, agressividade, frustração ou até mesmo em forma de doenças físicas.

    A busca pelo equilíbrio e satisfação com o trabalho é um desafio cada vez mais presente nas organizações e que influencia as decisões estratégicas e o desenvolvimento humano.

   Esta atividade propõe analisar alguns fatores ligados ao tema e discorrer, de forma resumida, sobre visões mais abrangentes e tendências mais atuais em gestão de pessoas.

Problemas causadores de estresse e frustração no trabalho

    Inúmeros são os motivos causadores de estresse e frustração no trabalho dentre eles podem ser destacados:

  • Metas inatingíveis;
  • Desencontro de informações;
  • Estilo de liderança inapropriada à situação;
  • Acúmulo de tarefas não inerentes ao cargo;
  • Alterações constantes em prazos de entrega;
  • Ameaças constantes por parte dos superiores;
  • Carga horária excessiva inibindo o tempo particular;
  • Dificuldade em selecionar tarefas a serem priorizadas;
  • Desmotivação de membros do grupo ou dificuldade em formar equipes;
  • Dificuldade em conseguir separar as questões emocionais ou pessoais das profissionais.

   

    Notoriamente essa lista é enumerativa e não taxativa, podendo ser acrescida ou modificada de acordo com a contingência da empresa e/ou dos colaboradores, além do contexto em que estão envolvidos.

    Segundo Andrew Filev, CEO e fundador da Wrike em entrevista para a Business Insider, o principal fator de estresse é a falta de informação: "Se você tem tempo, energia e paixão para trabalhar, mas está sendo bloqueado por alguma coisa (a falta de informação), é muito frustrante", diz Filev. a solução proposta pelo CEO é a introdução de ferramentas e sistemas de informação em tempo real, que integram a equipe, sugiram soluções e evitem os becos sem saídas em tarefas e projetos.

Modernas políticas de gestão de pessoas

    A competitividade e a demanda do mercado estimularam a acelerada e contínua necessidade de evolução nos processos de recrutamento, seleção e retenção de colaboradores, além do desenvolvimento de diversas técnicas e sistemas de gestão de pessoas para manter o engajamento e comprometimento com a missão e valores da empresa.

    A moderna gestão de pessoas tem como desafios conseguir motivar a equipe, valorizar as individualidades dando ênfase aos colaboradores, visando evolução no cargo ou carreira, aprimoramento de competências e desenvolvimento pessoal e profissional sem abdicar dos interesses da organização.

    Ao longo de anos diversos estudiosos desenvolveram teorias acerca da complexidade das necessidades, e muitas delas baseadas na administração científica de Taylor; essa primeira visão da administração serviu de base para o surgimento de outras perspectivas sobre a relação homem x trabalho.

    Segundo Taylor, o homem era motivado unicamente pela compensação financeira pelos seus esforços, sob esse entendimento, a remuneração era suficiente para suprir frustrações e necessidades, e desta visão surgiu o “homem econômico”.

    Outros autores realizaram experiências relevantes com enfoque nas relações humanas, como Elton Mayo afirma que “a fábrica deveria ser vista como um sistema social, não apenas econômico ou industrial, para a melhor compreensão de seu funcionamento e de sua eficácia” (MAYO, 1933). A partir de estudos de teóricos como o do psicólogo Mayo, surgem visões como a das Relações Humanas, que substituem o homem econômico pelo homem social; nessas teorias o conceito mecanicista de que o homem é apenas mais uma ferramenta de trabalho é substituído por teorias sobre o que motiva as pessoas, como valorizá-las e atribuir-lhes importância dentro das organizações.

    Novas teorias surgiram, dentre elas a teoria de gestão de pessoas de Mc Gregor que propõe duas vertentes de comportamento compartilhadas por muitos gestores: “X” e “Y”.

    A teoria X afirma que o homem é preguiçoso e não gosta de trabalhar, precisa ser supervisionados constantemente e o uso de artifícios é fundamental, seja o uso de recompensas financeiras, elogios ou coação.

   A teoria Y diz que os funcionários são esforçados e gostam do que fazem, possuem autogestão, são responsáveis competentes e criativos, e se baseiam no reconhecimento e na ascensão dentro da empresa, criando um ambiente favorável.

    Ou seja, uma das políticas desejáveis na moderna gestão de pessoas é a gestão de competências para direcionar a resultados desejáveis.  

Conclusão

   Alinhar as demandas oriundas da competitividade das empresas, e administrar as necessidades pessoais de seus empregados, sem comprometer os objetivos organizacionais, missão e valores é um desafio para as organizações. Estudos, capacitação de pessoal, gestão de competências são ferramentas em constante desenvolvimento que devem ser aplicadas visando o aumento de desempenho, produtividade, excelência em qualidade e aprimoramento do capital intelectual.

    Um exemplo de desenvolvimento de pessoal são as universidades corporativas, figuras presentes em muitas organizações como o Banco do Brasil, Bradesco,  Wizard entre outras.

    Tomando como exemplo o que a UniBB (Universidade Corporativa do Banco do Brasil) disponibiliza em seu site na internet,  o objetivo é ampliar os conhecimentos de seus colaboradores, existe uma proposta de desenvolver excelência profissional e pessoal por meio da educação continuada. Iniciativas como essa, na visão da empresa, contribuem para o desempenho organizacional e fortalecimento de sua imagem institucional. Tais iniciativas devem estar alinhadas com a estratégia corporativa da instituição e contribuir para concretizar a visão de futuro, valores e missão da empresa.

Referências bibliográficas

ECLASS FGV. Módulo 1 - tendências da gestão de pessoas. 2.2.1 - compartilhamento de responsabilidades. Acesso em: 05 de agosto de 2018.

MAYO, Elton. The human problems of an industrial civilization (1933). Editora Routledge, 2004.

Universidade Corporativa Banco do Brasil. Disponível em: https://www.bb.com.br/pbb/sustentabilidade/governanca-politicas-e-diretrizes/funcionarios/universidade-corporativa-do-banco-do-brasil#/ Acesso em: 05 de agosto de 2018.

WALTERS, Natalie. Here are the 5 things that stress people out the most at work.  Artigo disponível em: https://www.businessinsider.com/things-that-stress-people-out-the-most-at-work-2015-10 Acesso em: 05 de agosto de 2018.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com