TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  8/5/2020  •  Abstract  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE I

1°Como a organização pode ser considerada eficaz? Exemplifique 

Quando ela atinge os objetivos traçados. Exemplo de empresa eficaz é a AeC, onde os donos, Antônio e Cassio cumpriram seus objetivos, tendo hoje, mais de 10 unidades de CallCenter no Brasil.

2°Como a organização pode ser considerada eficiente? Exemplifique

Quando ela atinge os seus objetivos produzindo corretamente, utilizando os recursos disponíveis da melhor maneira. Um exemplo é a AeC, que durante a pandemia do Covid19, utilizou das suas áreas de tecnologia e gestão para acelerar o processo de Home Office, algo que estava previsto apenas para o ano de 2023.

3°Conceitue a) organização; b) administração; c) gestão. Construa em sua resposta um contexto interligando os conceitos.

Organização: É a junção de pessoas e recursos para atingir o objetivo planejado.

Administração: É o ato de administrar ou gerenciar pessoas e recursos com o intuito de atingir um objetivo.

Gestão: É o ato de administrar ou gerir.

Um exemplo desse processo é um time de futebol. Onde eu aloco os meus recursos e pessoas, afim de atingir o meu objetivo, que é ganhar partidas. Administro gerenciando essas pessoas, e o técnico faz o seu processo de gerir esses recursos, que já estão organizados, afim de atingir o objetivo final.

4°Administração é uma arte ou uma ciência? Seriam ambas? Como? Justifique.

São ambas. Na administração existe o conhecimento técnico, métodos e procedimentos, mas também existe algumas características que são desenvolvidas através do tempo e experiência, como a liderança, proatividade, boa comunicação e etc. Administração é um conjunto de técnicas e habilidades.        

5°Quais as funções de um administrador?

Planejar, organizar, dirigir e controlar.

6°Que são e quais são as competências administrativas?

São habilidades capazes de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.  São elas: habilidades conceituais, que é a habilidade de perceber a organização como um todo. Habilidade humanas, que é o contato do gerente com as pessoas, motivando e liderando seus grupos. Habilidades técnica, são os domínios de técnicas e métodos dos equipamentos, além do conhecimento especializado em certa área de atuação.

7°Quais as habilidades que um gestor deve possuir ou desenvolver?

Liderança, disciplina, construção de equipe, visão holística, comunicação e alocação de recursos.

8°Explique e faça uma interconexão entre os níveis organizacionais para o processo decisório.

Para que os objetivos sejam alcançados, e que para tudo flua com êxito, a organização precisa de um planejamento, que são divididos em: estratégico, tático e operacional. Composto, na sequência, por diretores e presidentes, gerentes e supervisores. O nível estratégico pode ser definido como aquele que determina as estratégias da empresa. Este tipo de planejamento auxilia na obtenção da visão missão, bem como dos valores da mesma. Além de colaborar com a concepção dos objetivos e análise de fatores internos e externos. No nível tático se encontram os planos com foco no médio prazo e com um pouco mais de detalhes que o Planejamento Estratégico, mais ainda se mantendo enxutos e com certa visão holística. Este nível administrativo articula internamente o nível estratégico e operacional da empresa, sendo composto pelos chefes e gerentes de cada setor.  Por último, o operacional, que é o nível que constitui a base da empresa. Os profissionais que o ocupam são responsáveis por administrar a execução e realização das tarefas e atividades do dia a dia.

Os níveis estão ligados, e dependem um do outro para o pleno funcionamento da empresa de forma a alcançar o sucesso.

9°Quais os tipos/formatos em que podemos classificar as organizações? Exemplifique.

Linear, funcional e linha-staff.

A linear, existe hierarquia, no qual recebe os direcionamentos e ordens de apenas um gestor, geralmente usada em pequenas empresas, como por exemplo, empório doce, onde a proprietária é voz superior na organização.

O formato funcional, é mais comum em medias empresas, e é aplicada o princípio da especialização das funções, ou seja, tem como principal e mais importante a função e especialidade de cada indivíduo dentro da organização. Exemplo: Uma média empresa, administrada somente por família, onde é passada de geração para geração, sendo o dono CEO, e os filhos, gerentes que optaram por não ter nenhum supervisor ou cargo de chefia na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com