TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  22/10/2020  •  Monografia  •  7.491 Palavras (30 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA

ADMINISTRAÇÃO

FRANCISCO CRISTIANO FEIJÃO

GESTÃO DE PESSOAS: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

SOBRAL - 2016

FRANCISCO CRISTIANO FEIJÃO

GESTÃO DE PESSOAS: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Monografia apresentada como requisito para conclusão do Curso de Administração, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientador:

Francisco Leon Torres de Sousa, Esp.

SOBRAL – 2016

FRANCISCO CRISTIANO FEIJÃO

GESTÃO DE PESSOAS: UMA ABORDAGEM SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ.

.

Esta monografia de graduação foi submetida a uma banca examinadora do Curso de Administração, como parte de requisitos necessários à obtenção do título de Bacharel em Administração, outorgado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú –UVA, encontrando-se à disposição dos interessados na Biblioteca Central desta Instituição de Ensino Superior. A citação de qualquer trecho é permitida, desde que seja feita de acordo com as normas e ética científica.

_____________________________________________

Francisco Cristiano Feijão

Graduando.

MONOGRAFIA APRESENTADA E APROVADA EM: ___ / ___ / 2016

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________

Francisco Leon Torres de Sousa. Esp.

Orientador

________________________________________________

José Hamilton M. Almeida. MS.

Examinador

________________________________________________

Kaliny Kelvia Pessoa Siqueira Lima. MS.

Examinador

________________________________________________

 Raimundo Inácio Neto

Coordenador do Curso de Administração

Sobral – 2016

                                                                      DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, por sempre guiar meus passos e me conceder a sabedoria.

À minha família, por sempre me apoiar nas minhas decisões, a minha noiva e aos meus amigos pelo apoio e incentivo cotidiano, além da torcida e aos meus professores que contribuíram para o meu aprendizado e crescimento pessoal e profissional.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, que é a minha salvação, a esperança de do amanhã melhor, de onde consigo obter forças para buscar meu crescimento pessoal e profissional, enfim o caminho de tudo em minha vida.

À minha família, principalmente meus pais, Raimundo Feijão e Rosimar da Ponte, que sempre fizeram todos os esforços possíveis para que eu tivesse uma boa educação, onde não hesitaram é investir nos meus estudos e, que sempre foram e ainda são meus maiores mestres e educadores. Agradeço também as minhas queridas irmãs Niciana e Marylane Feijão, das quais tenho o maior orgulho e admiração.

À minha noiva e futura esposa, Thaís Cavalcante, com quem já tenho uma longa caminhada, companheira para todos os momentos, além de colega de curso, com quem compartilhei e dividi muitos dos momentos para realização desse trabalho.

Ao meu amigo Felipe Pereira que contribui com conhecimento e dicas para que esse trabalho fosse realizado.

Agradeço também ao meu orientador Leon Torres, pela disponibilidade, paciência, conselhos e auxílio para que este trabalho pudesse se concretizar realmente.

Agradeço ainda aos professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú, os quais me transmitiram conhecimento. Em especial, quero destacar as professoras Kaliny Pessoa e Simone Lucena, pelas quais tenho grande apreço e gratidão pelos conhecimentos repassados.

E por fim agradeço ainda a todos os amigos que acreditam no meu potencial e que estão sempre dispostos ajudar nas dificuldades que nos aparece no decorrer da vida.

[pic 2]

“A única maneira de fazer um ótimo trabalho é amando aquilo que se faz.”

(Steve Jobs)

RESUMO

O presente trabalho busca analisar as atuais práticas de gestão de pessoas, os possíveis cenários da profissão, o nível de interesse dos alunos do Curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú para o tema em questão, bem como identificar aspectos tangíveis, os desafios, as ferramentas da Gestão de Pessoas, além de discutir a sobre as atuais praticas de gestão e o quanto os alunos da área estão engajados e tomam parte nesse assunto. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa de campo, através do levantamento no referencial teórico sobre o interesse dos alunos de Administração quanto a Gestão de Pessoas, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário virtual disponibilizado em um link da ferramenta do Google Docs, e encaminhado aos discentes de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, onde foi coletado 54 questionários para análise. Com os resultados desta analise foi possível perceber, com os dados coletados que boa parte dos entrevistados está matriculado nos últimos períodos da universidade. Ressaltamos ainda que a maioria dos entrevistados considera a área de gestão de pessoas uma área atrativa do ponto de vista profissional e que é possível fazer carreira na área. Podendo-se concluir que maior parte desses entrevistados tem interesse de trabalhar ou mesmo fazer carreira em Gestão de Pessoas, e possuem conhecimento de onde buscar especialização na área de objetivo desse trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)   pdf (431.1 Kb)   docx (218.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com