TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  14/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão

No cenário atual com muitos concorrentes no mercado e exigências por parte do consumidor mais acentuada é necessário adotar um modelo de gestão eficaz com métricas bem definidas, valores alinhados condizente com a cultura organizacional, processos e estratégicas planejadas afins de alcançar seus objetivos, gerar riquezas e obter lucro.

De acordo com BARBARÁ, gestão é como um conjunto de atividades coordenadas para digerir e controlar um grupo de pessoas e instalações com responsabilidade, autoridade e relações definidas.

Gestão é possuir o controle de uma situação é orientar o caminho a seguir. Fazer avaliações, análises e monitoramento para alcance dos melhores resultados.

Segundo Pires (2007), a palavra gestão é uma palavra polissémica. Em conformidade, é necessário adaptá-la ao ambiente onde está a ser utilizada de maneira a assumir em termos relativos o seu verdadeiro significado. ESTA É UMA CITAÇÃO DIRETA OU INDIRETA?

A gestão pode ser entendida como o processo de coordenação e integração de recursos, tendente à consecução dos objetivos estabelecidos, através do desempenho das atividades de planejamento, organização, direção e controle. Pode ser também assimilada a processo de trabalho com e através dos outros, a fim de se atingirem eficazmente os objetivos organizacionais traçados, utilizando-se eficientemente os recursos escassos, num contexto em constante mutação (Santos, 2008).

Gestão de Pessoas

Podemos observar que nas últimas décadas estamos tendo que nos reinventar e se adequar as mudanças constantes geradas até então pela Revolução Industrial e sua ramificação chamada Era da Tecnologia que consiste em se remodelar a toda hora.

Segundo Fischer (2002) o mundo está em processo de globalização, isto é fato, principalmente nos planos econômico, tecnológico e das comunicações, o que tem ocasionado diversas mudanças na gestão administrativa das empresas.

No mundo corporativo tem-se escutado muito dizer em Gestão de Pessoas, que consiste em administrar o intangível da empresa, que na maioria das vezes gera mais resultados do que o tangível.

Investimentos em Capital Intelectual e Capital Humano estão se tornando cada vez mais comum nas empresas de hoje, que se viram em uma época de mudanças, onde se reinventar foi preciso para continuarem a ter bons resultados.

Segundo TACHIZAWA; FERREIRA; FORTUNA, 2001 a gestão de pessoas deve considerar: a análise do contexto organizacional, a análise das estratégicas visando obter os resultados pretendidos e a visão de futuro da organização.

As empresas estão inseridas em um ambiente em constantes mudanças, influenciando e sendo influenciada, no momento atual de grandes transformações e avanços tecnológicos para se manter no mercado é necessário ser dinâmica, flexível e inovadora, as organizações funcionam através de pessoas e o sucesso organizacional se dá através de decisões, ações, estratégias e objetivos bem definidos.

Para alcance dos resultados é necessário priorizar seus colaboradores, engajar equipes, motivar pessoas e desenvolver talentos.

A gestão de pessoas deve ser transparente, ética e socialmente responsável, agregar valor e proporcionar boas condições de trabalho e qualidade de vida.

Para DUTRA        , 2002:17 um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizar ao longo do tempo.

É necessário valorizar o trabalho em equipe, formar líderes com uma gestão participativa, menos centralizadora, estimular a criatividade e encorajar a assumir riscos e responsabilidades.

A gestão de pessoas é uma área muito sensível à mentalidade e à cultura corporativa que predomina nas organizações. Ela é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a arquitetura organizacional, a cultura corporativa, as características do seu mercado, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos, o estilo de gestão e uma infinidade de outras variáveis. Também depende das características das pessoas que a constituem. Tudo isso constitui um mix que a torna única em cada organização. (Chiavenato, Idalberto Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações /Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP: Manole, 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com