TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  15/11/2020  •  Resenha  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Resenha Crítica de Caso

Caroline de Melo Moura Modesto Felizola

                                                 Trabalho da disciplina GESTÃO DE PESSOAS

                                                Tutor: Prof. Simone Claudia da Silva Pais

Duque de Caxias

2020


A GUARNIÇÃO DE REMO DO EXÉRCITO.

Referências: Scott Snook, Jeffrey T. Polzer, A Guarnição de Remo do Exército. Harvard Business School, 30 de março de 2004.

     Em maio de 2002, o coronel Stas Preczewski, treinador da guarnição de remo da Academia Militar de West Point do exército dos Estados Unidos encontra-se aflito, procurando respostas para os resultados que estavam ocorrendo. A equipe da temporada anterior havia conquistado excelentes resultados e a maioria estava retornando para essa temporada. O coronel Preczewski tedia o grande desafio de selecionar os melhores 8 remadores para o barco Varsity, equipe que seria a principal.

    Para uma equipe de remo obter sucesso exige-se uma combinação de habilidades pessoais e coletivas. Para a obtenção de um bom desempenho no remo, quatro categorias são de suma importância, sendo elas: Força e condicionamento, técnica, fatores psicológicos e organização de um programa. O conjunto de habilidades individuais, como força e resistência, com as coletivas, em perfeita coordenação são a chave da excelência. O desafio de um atleta de guarnição de remo é físico, mental e técnico.

   O início da temporada era marcado por testes que avaliavam as habilidades individuais dos remadores. A média individual dos remadores havia melhorado em 10 segundos comparado com a temporada anterior. Com o desafio de selecionar os 8 melhores remadores, Preczewski fez uma bateria de disputas com todas as combinações possíveis de remadores e com isso foi possível fazer uma comparação das muitas alternativas e aferir o desempenho individual de cada atleta e selecionar os 8 melhores. Na primeira disputa realizada em treino, a equipe primária venceu a secundária.

   Após essa primeira disputa, as críticas dos membros da equipe Varsity iniciaram, pois achavam que o resultado deveria ter sido melhor. Porém, a equipe Varsity Júnior começou a ganhar a equipe Varsity nos treinos. A equipe principal estava se tornando mais lenta, o que forçou o treinador a iniciar uma análise para encontrar os fatores que estavam ocasionando essa situação.

   Os testes realizados em dupla, em grupos de quatro ou seis remadores notava-se que os membros da equipe Varsity eram melhores que os da equipe adversária, confirmando que os membros da equipe principal são individualmente melhores que da equipe secundária. Mas existia algo que fazia com que a equipe fosse improdutiva quando estavam em sua totalidade. Em busca de respostas, Preczewski elaborou uma matriz comparativa, na qual notou-se que os 16 remadores da equipe principal eram melhores em habilidade e condicionamento físico, mas nenhum deles apresentava liderança e muitos apareciam como desagregadores da equipe. Enquanto, na equipe na secundária não havia praticamente nenhum desagregador. Detectando isso, o treinador solicitou que um psicólogo para desenvolver a aplicação de técnica de habilidades mentais para a melhoria do desempenho humano. Entre a equipe principal tal técnica causou estranheza, enquanto na equipe secundária foi aceito tranquilamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com