TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  2/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

Marcos Vinícius é supervisor de produção de uma grande indústria de produtos alimentícios, e é responsável pela supervisão de 35 colaboradores. Sua turma, apesar de apresentar um bom desempenho, ainda está um pouco abaixo dos padrões desejados pela companhia. Apesar do constante esforço, Marcos Vinícius as vezes fica um pouco desanimado, pois, por mais que ele estimule, existem alguns colaboradores que não cooperam para a melhoria da produtividade do seu setor. Carlos Eduardo, é um dos que poderiam ser citados como exemplo: Há 4 anos na empresa, é um bom funcionário, mas vive faltando ao trabalho, e é comum também vê-lo sempre chegando atrasado, apesar de já ter sido advertido por Marcos Vinícius.

Um outro exemplo, é Zulmira, 5 anos de empresa, funcionária dedicada, que além de ter dois filhos, ainda cuida de sua mãe paralítica e de vez em quando precisa se ausentar para levá-la ao médico, e as vezes precisa faltar por não ter ninguém para tomar conta dos filhos, por isso suas tarefas estão sempre atrasadas, e causam reclamações de outros colaboradores.

Romualdo, é outro. Membro da CIPA, vive às voltas conectado no facebook, e as vezes deixa de atender o telefone.

Em contrapartida, existe Cristóvão admitido a apenas 1 ano na empresa, que além de exercer a mesma função de Carlos Eduardo e Zulmira, ainda faz parte do projeto de qualidade total, e ainda é monitor de treinamento, e está sempre disposto a ajudar seus companheiros, e sempre surge com sugestões para melhoria da qualidade do ambiente do trabalho. Por esse motivo, Marcos Vinícius decidiu dar um aumento de salário de Cristóvão, criando um diferencial entre o salário dele e o de Zulmira/Carlos Eduardo. Quando os dois souberam do ocorrido, ficaram revoltados e foram reclamar com Marcos Vinícius, pois não era justo Cristóvão ter aumento salarial, se ele tinha a mesma função que eles, e além disso, ele era muito mais novo na empresa. Marcos Vinícius argumentou que apesar de ambos serem mais antigos na empresa, Cristóvão apresentava um melhor desempenho, e sua produtividade era maior, portanto, era justo seu aumento salarial. Carlos Eduardo e Zulmira aceitaram em parte o argumento e retornaram para seus postos de trabalho. No caminho, Carlos Eduardo comenta com Zulmira:

- Esse “cara” tá é de marcação com a gente, nós fazemos a mesma coisa que o Cristóvão, então merecíamos ter o mesmo salário. Além do mais, a Constituição é bem clara, para “função igual, salário igual”, quando eu for demitido vou colocar a empresa no “pau” e vou pedir equiparação salarial, vou receber tudo com juros e correção monetária.

Após esse episódio, Carlos Eduardo, diminuiu ainda mais sua produtividade, e trabalhava apenas pelo salário no fim do mês. Já Zulmira, entendeu perfeitamente a situação e melhorou sua performance, diminuindo suas ausências ao trabalho.

Atualmente, Marcos Vinícius se vê acuado, pois precisa melhorar a produtividade da sua área, e para completar, dois de seus melhores funcionários estão afastados por tempo indeterminado.

Analisando o caso acima, responda as questões que se seguem:

1 – No caso de Marcos Vinícius, como era o estilo de Liderança dele?

Resposta: Um bom líder produz pensamentos autônomos em seus liderados, ajudando-os a mudar quando preciso, influenciando-os no cumprimento de suas funções e cobrando-os produtividade e compromisso. Além do mais, o estilo de liderança adotado com indivíduos ou grupos depende do nível de maturidade dos liderados. No caso citado, Marcos Vinícius adotou um estilo de liderança facilitador, tornando-se um bom líder até certo ponto, pois cria condições de trabalho e tenta estimular uma ação proativa, porém falha não cobrando de sua equipe produtividade e compromisso profissional de forma eficaz. No presente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com