TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  11/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 11

TECENDO UM ESTUDO SOBRE CARGOS E CARREIRAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC¹

Francisco Régis Brito da Silva²

Enedina Belchior³

RESUMO

Este artigo, tem como principal objetivo analisar a satisfação e motivação dos servidores Técnico-Administrativos em Educação do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará – UFC, em relação a cargos, carreiras e salários. Para isso contamos com a participação de dez servidores da Instituição. A análise dos dados coletados, nos mostrou que a grande maioria, sendo 90% dos respondentes estão satisfeitos com seus rendimentos, assim como estão satisfeitas com as atividades que exercem no trabalho. No entanto, enquanto 40% discorda parcial ou totalmente da afirmação que teriam dificuldade para ganhar um salário tão bom quanto ganham hoje, 60% concordam que teriam dificuldade. Em contramão a isso, 90% afirmaram que acreditam na capacidade profissional que possuem.[a]

        

Palavras – chave: cargos; carreiras; salários; satisfação

1. INTRODUÇÃO

O Plano de Cargos, Carreira e Salários é fundamental para a gestão de pessoas, pois nele estão os principais direitos e deveres da relação organização- colaborador. Tanto os trabalhadores como a organização ficam cientes de suas responsabilidades, assim como de suas possibilidades de crescimento profissional e também de remunerações. O trabalho dos recursos humanos é imprescindível, se torna inimaginável uma organização que tenha um bom reconhecimento sem um plano de cargos, carreiras e salários. Segundo Chiavenato (2008), na era da informação, as organizações requerem agilidade, mobilidade, inovação e mudança necessárias para enfrentar as novas ameaças e oportunidades em um ambiente de intensa mudança e turbulência. O segredo do sucesso não está no maquinário e nos processos, mas nas pessoas que operam as máquinas e administram os processos.

 O interesse em aprofundar os conhecimentos na área de cargos, carreiras e salários dos servidores públicos federais do curso de Odontologia da UFC da cidade de Sobral-CE, se deu, a partir do estudo da disciplina Gestão de Carreira e remuneração do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, pois tive a oportunidade de aprofundar um assunto que faz-se presente no meu dia a dia, pois exerço cargo de servidor público nesta mesma Instituição.

Esta pesquisa teve como objeto os servidores públicos federais da Odontologia da UFC sediada na cidade de Sobral-CE. A universidade conta com 20 servidores exclusivos para o curso de Odontologia. O objetivo proposto é o de analisar a satisfação e motivação dos mesmos em relação as suas funções e remuneração. Dentre outros objetivos, incluem-se: verificar a satisfação em fazer parte do quadro de funcionários da Instituição; entender o motivo de ter escolhido esta IES; compreender possíveis conflitos internos interligados as suas funções.

O estudo teve sua fundamentação teórica ancorada em autores de referência para a gestão de pessoas, como: Chiavenato (2008); Araújo (2006); Sousa (2005) entre outros.

Este trabalho é de natureza qualitativa, mediante uma pesquisa descritiva exploratória. A pesquisa utilizou-se do método dedutivo, além do que se torna uma pesquisa bibliográfica, pois há consultas de trabalhos publicados por vários autores. Traz como instrumento de coleta de dados os questionários destinados aos servidores Técnico-Administrativos em Educação. A pesquisa foi realizada com a população de 10 servidores públicos do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará.

Para tanto, este trabalho está estruturado da seguinte forma: iniciamos com um resumo do que vem a ser a pesquisa, em seguida a introdução, logo após virá a fundamentação teórica contendo tópicos relacionados ao assunto estudado, assim como alguns vieses nele presentes. Posteriormente, estudaremos o percurso metodológico que mostrará todo o andamento do artigo, seguido da análise dos resultados, das considerações finais e por fim as referências bibliográficas.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[b]

2.1. PCC´S

Inicialmente, precisamos entender um pouco melhor sobre o que é o plano de cargos e carreiras, como elaborar para cada instituição específica, para que serve e assim por diante. Primeiramente é importante ressaltar que na hora de montar um plano de cargos e carreiras é preciso ter em mente e no papel, aspectos dos cargos e as funções da empresa, é preciso avaliar os perfis dos cargos, como tipo de profissão e atividades específicas, levantar quais as lotações de cada setor, como por exemplo, quantos profissionais precisam para cada área; montar os processos de transição de uma função para outra, assim como a pretensão do colaborador em progredir na instituição. Neste ponto serão oferecidas as chances tanto nas mudanças de cargos como para aumento da remuneração permanecendo no cargo atual, que neste caso dependerá do próprio interessado.

O PCCS serve para trabalhar com seu sonho, seu projeto, sua expectativa e seu esforço. Serve para guiar o colaborador no caminho até suas conquistas, dá um norte para que se saiba como chegar ao que se almeja.[c]

Além disso, define as regras para a administração salarial e estabelece parâmetros técnicos e justos para a diferenciação da remuneração entre os colaboradores e os cargos. O objetivo é que o colaborador não se sinta injustiçado ao achar que um colega de trabalho ganha mais realizando a mesma tarefa.

É importante saber também sobre as nomenclaturas ou significados na atualidade na visão de alguns autores, veremos:

Souza (2005, p. 39) conceitua cargos como “um conjunto de funções de mesma natureza e complexidade”, nesse aspecto destaca que a forma organizacional consiste em uma relação entre cargo e a forma de se conceber a divisão do trabalho.

Souza (2005, p. 53) define carreira como uma “sequência de funções e cargos que os indivíduos assumem ao longo de sua vida profissional”; discussões contemporâneas vêm atribuindo aos profissionais a responsabilidade pelo gerenciamento de sua carreira onde é necessário um alinhamento entre indivíduos e organização onde interesses entre as partes devem ser trabalhados em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (413.2 Kb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com