TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  13/12/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.774 Palavras (12 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

   FGV SOL – Área de Soluções Educacionais do IDE

Proposta de avaliação de aprendizagem

        Aluno: Rafael Chewinski

  1. Disciplina:

Gestão de Pessoas

  1. Título da atividade:

Análise Crítica do artigo/case “Liderando uma Equipes Herdada”, Michael D. Watkins.

  1. Autor:

Professora Ana Ligia Nunes Finamor

  1. Conteúdos relacionados:

Os conteúdos relacionados nesta avaliação são:

  • Componentes Básicos para a formação de Equipes Eficazes: composição, contexto, projeto do trabalho e processo;
  • Fases do Desenvolvimento de uma equipe: formação, tumulto, normalidade, desempenho, acomodação e transformação;
  • Necessidades Interpessoais: inclusão, controle e abertura;
  • Teorias Motivacionais: Maslow, Herzberg, Locke e Adams;
  • 10 dimensões do Feedback;
  • Liderança e o coração da influência: agradabilidade, reciprocidade, autoridade, comprometimento e consistência;
  • Fatores que influenciam o desenvolvimento de um grupo: ambiente, grupo e indivíduo.

  1. Objetivo:

 Ao realizar esta tarefa, você desenvolve a sua capacidade de compreender os fatores que estão relacionados à gestão de pessoas e ao desenvolvimento de uma equipe, identificando aspectos que foram apresentados na disciplina e fazendo conexões entre a teoria e a prática, facilitando a sua tomada de decisão em situações do dia-a-dia.

Além deste objetivo principal, outros também estão contemplados. Como:

  • Caracterizar equipes;
  • Reconhecer a gestão de pessoas e o trabalho em equipe como uma vantagem competitiva;
  • Compreender a importância da motivação para a entrega de resultados estratégicos;
  • Reconhecer os desafios da gestão de pessoas e liderança.

  1. Tipo de Avaliação:
    (  x  ) Atividade individual

(    ) Atividade em equipe ou mista

  1. Contextualização:

Para que se possa fazer uma gestão de pessoas eficiente é fundamental entender o que envolve a gestão de pessoas. Os aspectos que envolvem a gestão de pessoas numa visão comportamental dependem de uma série de fatores que são levados em considerações ao se pensar no indivíduo ou no próprio grupo. Está havendo uma valorização crescente do potencial humano e suas competências, sendo que a capacidade de tomada de decisão é a que vem assumindo maior destaque, o que demanda certamente inteligência emocional para administrar os resultados e liderar as equipes de trabalho.

Tópicos como aprendizagem, motivação, liderança e formação de equipes são de suma importância para o desenvolvimento do profissional deste milênio, e pontos como estes foram abordados na disciplina e estão contemplados nesta avaliação como forma de estimular a reflexão sobre o que foi estudado e debatido em aula com uma situação do contexto empresarial nos dias atuais, que é o caso do artigo sugerido para este trabalho.

Referências para consulta:

              A análise do artigo http://hbrbr.uol.com.br/liderando-uma-equipe-herdada/

  1. Descrição da proposta de avaliação:

O artigo, que serviu de texto base para a realização da análise crítica, deverá ser analisado e a avaliação ocorrerá através de questões contextualizadas. Cada questão vale 1.0 ponto e apresenta dois parâmetros de avaliação presentes nas respostas que compõe a sua mensuração, são eles: aplicação correta do conceito estudado na disciplina e nível de aprofundamento da análise crítica da resposta. A entrega da avaliação, que é individual, deverá ser via E-class até o dia 15 de outubro de 2020. Por favor, faça a postagem do seu trabalho em word, pois isso permite que eu insira comentários nas próprias respostas.

Seguem as questões:

  1. Existem vários critérios que podem ajudar os líderes a formar novas equipes, e um dos mais conhecidos  é o criado por Bruce Tuckman em 1965, que envolve “formar, dinamizar, normatizar e desempenhar”     ( equivale as fase de formação, tumulto, normalidade, desempenho, acomodação e transformação visto na disciplina). Explique como David Benet realizou isto com a sua equipe, já que foi herdada e ele não teve oportunidade de escolher a sua formação. Analise criticamente as decisões de David.

R: David precisou analisar friamente e ser minucioso na escolha de cada VP e função de cada pessoa dentro da equipe, pois, o mesmo também não foi escolhido por recrutamento interno e sim, recrutado de fora, visto que seu histórico era fabuloso na empresa concorrente, ou seja, David não tinha tanto contato e familiaridade com seus atuais colegas de trabalho e também com suas habilidades/conhecimentos.

        David buscou desde o início entender qual era o maior problema da empresa e o que ela estava deixando de fazer para alcançar seu maior objetivo: que era obter confiança e sucesso na venda dos seus únicos dois produtos. David em um curto prazo de tempo viu que alguns VP estavam cansados de suas funções, e que também produziriam e se encaixariam melhor em outras funções (também dispensar quem já não se encaixava ao time).

        Com a equipe e seus líderes remanejados, criando um melhor “clima” no ambiente de trabalho, os resultados começaram a vir, rotinas de reuniões diárias e bimestrais foram realizadas com a equipe/empresa para expor os resultados e também os feedbacks dos clientes, para que assim fosse criado um círculo virtuoso de realizações e confianças entre as equipes montadas.

  1. No que consiste o fator “composição da equipe" e o que David fez para desenvolver a sua equipe neste quesito? Quais as dificuldades que ele teve neste sentido? Comente criticamente.

R: David desde o começou precisou remanejar algumas pessoas e colocando-as nos lugares onde ele pudesse “extrair” o máximo de resultado possível dela, ou seja, no lugar ideal para a mesma. Precisou também dispensar Carlos que estava destruindo eficácia do grupo e preparar Lois a assumir mais a equipe de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com