TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  7/3/2021  •  Artigo  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Características da empresa e mercado

A Embraer é uma empresa privada, fundada em 1969 na cidade de São José dos Campos. É uma indústria aeronáutica e a 3ª maior fabricante de jatos comerciais do mundo, líder na categoria de aviões até 130 assentos. Além da aviação comercial, a Embraer também atua na aviação executiva, defesa e segurança, serviços e suporte e aviação agrícola.

Nos pouco mais de 50 anos de história, a empresa já tem mais de 8.000 aeronaves entregues e está presente em todos os continentes do mundo.

Atualmente, a empresa conta com 18.000 colaboradores diretos, estabelecidos em unidades industriais, escritórios e centros de distribuição de peças e serviços localizado nas Américas, África, Ásia e Europa (10 países ao todo).

Na questão financeira, excluindo 2020, os 2 últimos anos foram ruins para a Embraer, tendo um lucro líquido negativo (em reais) de aproximadamente 650 milhões em 2018 e 1,3 bilhão em 2019. Considerando os reveses de 2020, como o impacto do coronavírus nas vendas de aeronaves e o acordo frustrado com a Boeing, o resultado deste ano não deve ser muito diferente dos anos anteriores.

Embora a receita líquida da empresa fique acima dos 10 bilhões ao ano, o tipo de atividade requer um endividamento alto. O que prejudica ainda mais os resultados da empresa.

Além disso, o mercado de aviação é muito sensível às crises e um dos primeiros a ser afetado. Foi assim em 2001, 2009 e agora, com a crise causada pelo coronavírus, vimos as viagens a trabalho e turismo despencarem vertiginosamente, o que vez com que muitos clientes da Embraer postergassem o recebimento de suas aeronaves.

Mas, ainda que em crise, a Embraer se viu com uma vantagem competitiva frente a seus concorrentes que possuem jatos muito maiores. A aviação regional, que utiliza grandemente os jatos comerciais do porte dos da Embraer, é a primeira que vem retomando seus vôos, mostrando que há um caminho de recuperação.

O principal concorrente da Embraer é a Airbus (que comprou a parte da aviação comercial da Bombardier), mas, a empresa também vê o número de concorrentes aumentando, com a entrada de novos fabricantes para aeronaves de até 130 assento, como a Russa Sukhoi, a Chinesa Comac e a Japonesa Mitsubishi.

O maior diferencial da Embraer para seus concorrentes, principalmente os novos entrantes neste mercado, é a experiência e os produtos consolidados que a empresa possui. Com mais de 15 anos no mercado, a principal família da aviação comercial (Embraer 170/190) é muito conhecida pela alta taxa de despachabilidade, e o novo produto, que é uma evolução desta família, traz mais vantagens em questão de redução de consumo de combustível e custos de manutenção, além de tecnologias muito mais avançadas.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com