TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  1/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 4

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo:

Aluno: Fabiano Soares da Cunha

Turma: 0121-1_12

Introdução

Há muito tempo o perfil de liderança estava atrelado aos traços e a personalidade das pessoas, onde alguns fatores eram determinates, destaco um que era liderança pelo poder que se exercia sobre os subordinados.

Nos tempos atuais, liderança está relacionada a confiança, esse sendo um dos principais fatores pelo qual se obtem o sucesso. Eu entendo que o líder deve fazer com que toda a equipe esteja em prol do mesmo resultado, este deve servir de exemplo e mostrar através de atitudes o melhor caminho para determinado objetivo. O líder deve ser o agente de mudança, deve procurar estar sempre atualizado. Hoje o foco deve ser no conhecimento, o profissional que tiver mais conhecimento terá mais poder de lidar com situações adversas e irá trazer maiores resultados para as companhias. Porem, ter o conhecimento por si só não é garantia de resultados. É preciso saber utilizar e divulgar esse conhecimento e principalmente formar novos líderes. Para essa atividade de formar novos líderes, precisaremos acompanhar o comportamento dos liderados e as situações que eles estarão enfrentando. E precisaremos entender se eles realmente estão preparados para as mudanças organizacionais.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Para que possamos entender melhor essa relação de liderança, vamos usar o conteúdo de aprendizado e analisar quatro tipos de lideranças: Situacional, Adaptativa, Autocrática e Democrática.

[pic 1]

Analisando o perfil de liderança situacional, podemos afirmar que se trata de um modelo onde se faz necessário adaptar-se de acordo com os profissionais que ali integram a equipe e ao momento que se encontram. Podemos destacar 4 fases sendo: Direção, onde o líder precisa direcionar o que se deve e não deve ser feito. Orientação, onde o líder deve estimular as equipes e abraçar sugestões dos liderados. Apoio, onde o líder facilite e incentive os liderados. Autonomia, onde o líder deve delegar e dar autonomia para os liderados

O Líder adaptativo precisa ser mente aberta para poder absorver novas competências, estar preparado para a nova era da informação, da velocodade com que as coisas acontecem. Se espera desse modelo de liderança que além do desenvolvimento de habilidades técnicas, o líder também evolua em relação as habilidades comportamentais. Hoje podemos evidenciar que este tipo de liderança é um modelo bem requisitado pois o mercado está exigente e busca por profissionais que tenham habilidades de solucionar problemas complexos de forma ágil, e para isso que tenham senso crítico, inteligência emocional e criatividade.

LIderança autocrática, modelo de gestão onde dificilmente o líder aceita sugestões e opiniões, a tomada de decisão fica centralizada em si próprio. Falta flexibilização para negociações. Como ponto positivo essa liderança pode ajudar a melhorar a produtividade pois ele acompanha a execução das atividades e o desempenho das equipes. Por um outro lado, esse acompanhamento de perto pode ocasionar uma certa dependência do líder e as equipes poderão enfrentar dificuldades na ausência dele.

Liderança democrática, ao contrário da autocrática, é uma liderança onde a tomada de decisão é mais participativa. A liderança não só aceita a sugestões e opiniões das equipes como gostam e participam e estimulam as equipes a fazerem. Para a liderança o satisfatório é o bem estar da equipe.

Considerações finais

Neste trabalho pesquisamos e discutimos sobre os diferentes perfis de liderança presentes nas organizações. Além disso, podemos concluir que um bom líder é aquele que está sempre de olho nas tendências e aberto a novos aprendizados, realizando cursos para o seu aprimoramento profissional e pessoal. Com essa postura, também ter a preocupação de motivar a sua equipe a se qualificar constantemente. Quando se trata de liderança, é imprescindível saber separar a postura de líder e chefe. Quem quer trabalhar na condução de equipes e gestão de negócios deve se aprimorar constantemente para exercer essa competência da melhor forma.

No módulo 1 de Gestão de pessoas foram explorados assuntos relacionadoas a condicionantes externos e mudanças organizacionais, caracteristicas da sociedade do conhecimento, mudanças e seus impactos e os desafios envolvidos em processos de mudança.

No módulo 2 foram explorados sobre tendências da gestão organizacional conteporânea, valores do modelo industrial de gestão, Práticas tradicionais e a evolução da gestão organizacional, valores do modelo pós industrial e as novas relações de trabalho observando aspectos críticos e os desafios para os gestores.

No módulo 3 foram explorados alinhamentos e desafios dos interesses corporativos e individuais, diferenças intergeracionais como atitudes e valores, a evolução da área de gestão de pessoas sendo do departamento pessoal ao consultor interno e a educação corporativa como fonte de vantagem competitiva para as organizações.

No módulo 4 foram explorados sobre os modelos de liderança, tendências e desafios. Conceitos do papel do líder, competências gerenciais requeridas e desafios da liderança.

Referências bibliográficas

Administradores disponível em:https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-a-lideranca-situacional-e-como-ela-pode-ajudar-as-organizacoes-a-terem-mais-sucesso Acesso em: 22 fev.2021.

CrBasso disponível em:https://crbasso.com.br/blog/principais-estilos-de-lideranca/ Acesso em: 22 fev.2021.

Crmpiperun disponível em:https://crmpiperun.com/blog/mundo-vuca/ Acesso em: 23 fev.2021.

Experience Club disponível em:https://experienceclub.com.br/os-principios-da-lideranca-adaptativa-para-voltar-a-crescer/ Acesso em: 23 fev.2021.

FGV disponível em: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/le/content/302406/viewContent/2441672/View Acesso em: 22 fev.2021.

Futuro dos Negócios disponível em:https://futurodosnegocios.com.br/blog/lideranca-no-mundo-vuca-de-tempos-dificeis Acesso em: 25 fev.2021.

Fwsymntics disponível em:https://fwsymnetics.com.br/blog/mundo-vuca/ Acesso em: 24 fev.2021.

Hbrbr disponível em:https://hbrbr.com.br/o-trabalho-da-lideranca/ Acesso em: 22 fev.2021.

Startup Creator disponível em:https://startupcreator.com.br/blog/lideranca-situacional/ Acesso em: 24 fev.2021.

Umov disponível em:https://www.umov.me/lideranca-mundo-vuca/ Acesso em: 25 fev.2021.

We

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (262.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com