TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  24/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: GESTÃO DE PESSOAS

Módulo: 2

Aluno: PAULO JUNIOR PEREIRA

Turma: 0221-1_4

Tarefa:

Plano de desenvolvimento da equipe

Introdução

              Para discorrer sobre o plano de desenvolvimento de pessoas, optei pela empresa que trabalho. Algar Telecom é uma empresa do setor de telefonia com 67 anos, com sede em Uberlândia com mais de 15 mil associados espalhados por todo Brasil. Levamos o que há de mais moderno em termo de telecomunicações, fazendo parte do dia a dia de consumidores, empresas, governos e da indústria de telecomunicações do Brasil.

              Como propósito de negócio carregamos o slogan da marca “Gente servindo Gente”, um jeito especial de servir e principalmente um direcionamento de nossa cultura, atuação e estratégia de negócios. Priorizamos sempre as relações humanas em todas as atividades. Construímos relacionamentos éticos, respeitosos e transparentes com nossos associados, e essa mesma atitude é naturalmente replicada a todos os demais públicos. Por essa postura séria e coerente com nossos stakeholders (internos e externos) fomos eleitos a “Empresa do Ano” no ranking “Exame Melhores e Maiores de 2020”. Atuando em um mercado altamente competitivo, os talentos humanos são um fator de diferenciação.

               As razões pelos quais alcançamos este prêmio como uma das melhores empresas para trabalhar está no fato de buscarmos proporcionar um ambiente de desenvolvimento humano e intelectual, e que seja valorizado por nossos associados. Com um olhar para o futuro em 1998 surgiu a Unialgar, uma universidade corporativa de ensino permanente, para garantir o desenvolvimento da cultura organizacional e promover o desenvolvimento de competências e criar um modelo propício á formação dos atuais e novos talentos. Assumindo o desafio de transformar os profissionais com métodos inovadores e acreditando que o desenvolvimento das pessoas está na educação continuada, buscamos maneiras criativas e eficazes para prosperarmos nos negócios.

Cenário atual da empresa/área e desafios

                       Apesar do Coronavírus ter chegado aproximadamente a um ano, os desafios, o cénario atual da empresa e econômico continua o mesmo. O Coronavírus chegou gerando grandes instabilidades, trazendo para o foco grandes discursões tecnológicas, agéis e humanizadas. Entender esse novo cénario e encara-ló tornou-se algo essencial para sobrevivência da empresa e a manutenção de seus funcionários, pois por mais que todos fizessem previsões e ficassem ansiosos pela retomada do mercado reflexões profundas antes de qualquer tomada de descisão era necessária, para entender o que essa situação veio nos ensinas e as transformações que, mesmo após o final da crise, irão permanecer.

                     O papel da liderança neste momento de incerteza foi ainda mais exigido, pois com medo de perderem seus empregos, os associados olham para seus gestores em busca de respostas e de esperança. Enquanto isso líderes estão repensando suas estratégias de sobrevivência à crise e como evitar demissões. As empresas também estão exigindo dos gestores e seus colaboradores que sejam altamente adaptáveis e que saibam gerir projetos e recursos em diferentes cenários.

                  Apesar de sermos uma empresa de tecnologia especializada em conectividade, descentralizar uma empresa para atuar no formato de home office não foi uma operação muito simples. Cada setor teve a sua complexidade, porém cada uma com seus desafios conseguiu levar seus times para atuarem de forma remota. Mesmo em tempos normais, anteriores a pandêmia, a utilização de ferramentas de videoconferência e teleconferência já fazia parte da rotina de um grupo de associados, desta forma a adaptabilidade ao formato home office foi menos traumático.

                   O nosso grande desafio foi em relação aos times comerciais, que anteriormente atuavam de forma presencial (lojas) e tiveram que passar a trabalhar de forma remota (home office). A necessidade por mantemos os atendimentos aos clientes e a perenidades dos resultados gerou uma transformação digital extremamente rápida. A área de TI teve que disponibilizar em tempo recorde soluções para atendimento e comercialização via canais digitais. O setor de talentos humanos teve de revisitar procedimentos, acionar a Unialgar (universidade corporativa) para preparar treinamentos para a liderança é equipes comerciais para atuarem em um novo formato de vendas, e mais do que nunca manter a equipe engajada diante de um cenário de incertezas.

                    Abaixo segue ações adotadas no desenvolvimento de pessoas e um plano de desenvolvimento da liderança e da equipe de lojas para contornar e superar este momento de pandêmia.

Cenário atual de desenvolvimento de pessoas

                       

                       A Algar Telecom é uma empresa extremamente cuidadosa com a gestão de pessoas, e para isso oferecemos aos nossos associados um ambiente de desenvolvimento pessoal e profissional de participação baseado na filosofia de “Empresa-Rede” que visa o reconhecimento e o bem-estar de todos. Este ambiente é reconhecido pelo mercado e pelos próprios associados por meio de pesquisas de clima organizacional. Em tempos de pandêmia um fator extra a ser administrado é a saúde emocional. Eliminar ameaças, sejam elas concretas ou da própria imaginação, faz-se fundamental para manter o indivíduo e a organização produtiva. Por isso é essencial que a empresa transmita segurança e seja transparente.

                       Através da Universidade Corporativa Unialgar, a empresa adota o modelo para estimular os colaboradores a desenvolverem competências técnicas e comportamentais, pois assim conseguirão contribuir de forma ativa com os objetivos estratégicos da organização.

                       Sempre atentos aos cenários externos e as necessidades da estratégia da organização a área de Talentos Humanos realiza periodicamente mapeamentos e estudos para ver se as competências exigidas dos colaboradores estão alinhadas a sua função. Mediante a está análise planos de desenvolvimento são elaborados e direcionados para a Universidade Corportativa “Unialgar”, que apoia na construção de conteúdos educacionais disponibilizados através plataformas de conhecimentos interativos, educação a distância, estudos de casos e outras ferramentas que apoiam a prosperidade dos negócios e a qualificação de todos associado. Todas as áreas possuem o mapeamento necessário de todas as competências necessárias. Este mapeamento é revisto anualmente mediante alteração no plano estratégico organizacional da empresa.

                       

                        Em 2017 foi implementado para avaliação de todos os associados o “Processo de Avaliação de Performance (PAP), que abrange:

  1. Avaliação 360° - sobre competências colaborativas, com superior, pares, subordinados e autoavaliação;

  1. Avaliação de performance – análise sobre competência técnica, capacidade de execução, aspiração do profissional avaliado e acompanhamento anual;
  1. Comitê de calibragem – grupo que avalia, analisa e equilibra as percepções de performance de pessoas de um mesmo nível de complexidade;
  1. Devolutiva – etapa de feedback com gestor de análise do relatório de calibragem e sugestão de plano de ação para construção juntamente com o profissional;
  1. Execução do plano de desenvolvimento individual – follow-up bimestral com acompanhamentos evolutivos;

                       

                        O desenvolvimento da lideraça é um capítulo á parte, pois tanto o seu desenvolvimento como seu desempenho têm como a metodologia Nine Box, que considera o potencial e o desempenho da liderança, permitindo uma visão ampla das competências e dos pontos a serem trabalhados. Cada líder tem seu plano de desenvolvimento personalizado. As ações são baseadas em Programa de Coaching e Mentoring, desenvolvimento de liderança, treinamentos e benchmark nacional e internacional em empresas de alto desempenho no ramo de tecnologia.                  

Plano de desenvolvimento da liderança

perfil atual da liderança da área

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Líder com problemas para adaptar ao contexto de crise;

Líder com dificuldade de adaptação as novas tecnológias;

Líder com falha ao gerenciar equipes á distância;

Líder com falta de comunicação e habilidades de escuta;

Líder com falta de consciência das necessidades da sua equipe;

 

Líder com dificuldades em cumprir as metas

Líder que inova e cria alternativas para contornar a crise;

Líder que busca nas deficiências oportunidades de novos aprendizados;

Líder que através do relacionamento gera confiança;

Líder que se comunica com eficácia e transparência;

Líder que em situações adversas estimula o time na entrega dos resultados;

Líder que engaja e lidera pelo exemplo;

  1. Criatividade;

  1. Confiabilidade;
  1. Comunicação;
  1. Flexibilidade;
  1. Motivação

1 - Liderar iniciativas criativas para a busca de soluções e superação de obstáculos.

2 – Lider que deixa a equipe a vontade para expor as dificuldades, que demostre integridade e confiança para aprenderem juntos;

3- Líder que expressa de forma clara e objetiva, mas que também sabe ouvir;

4-  Líder capaz de identificar as mudanças nos cénarios e adaptar aos novos desafios;

5 - Líder que inspira, motiva, e reconhece para que trabalhem com mais produtividade

Plano de desenvolvimento da equipe

perfil atual da equipe

perfil desejado para o novo cenário

competências a desenvolver

justificativa

Liderado com baixo engajamento e comprometimento;

Liderado com dificuldades na gestão do tempo;

Liderado com baixa performance em resultados

Liderado com dificuldade em receber feedback

Liderado com baixa energia devido alto tempo em home office;

Liderado engajado e comprometido com os desafios;

Liderado que saiba estabelecer prioridades;

Liderado com alta performance de resultados;

Liderado com maturidade para absorver o feedback é evoluir nos pontos apontados com desenvolvimento;

Liderado motivado é otimista pela oportunidade de manutenção de seu emprego;

1 – Comunicação

2- Estratégico e assertivo

3- Resiliente

4- Empreendedor e Criativo

1 – Comunicação clara e assertiva, com objetivo de direcionar e influenciar positivamente toda equipe para alcançar os resultados;

2- Resultados são provenientes de pessoas, portanto, a liderança tem a função de utilizar os talentos de forma estratégica que eles se desenvolvam com maior fluidez gerando maior produtividade.

3- Liderar em situações adversas, sob pressão, estresses, e atravessar situações de crises tomando decisões assertivas com cunho analítico;

4- Estimular o ambiente colaborativo, inovador. Incentivando novas idéias e soluções. Fazendo com que a equipe se sinta parte, tornando-se mais motivada a desempenhar seu papel.

Considerações finais

                   A gestão de pessoas dentro das empresas tem passado por grandes transformações ao longo dos anos, o que antes era denominado como um recurso humano, hoje são vistas como pessoas dotadas de competências e habilidades. Pessoas estas que são chamadas na Algar Telecom como associados, que são o maior diferencial competitivo da empresa.

                     Aproximadamente a um ano fomos afetados pelos impactos da pandêmia, porém mesmo frente a todas as incertezas e oscilações do mercado aceleramos a transformação digital dos nossos negócios. A área de talentos humanos foi fundamental, tornando ainda mais estratégica frente a nossa necessidade imediata de capacitar e colocar 100% da empresa no modelo de home office.

                     A liderança teve um papel importantissímo para fazer a gestão eficiente de recurso humanos, empoderando as equipes e dando aos associados autonomia para que fossem autogerenciáveis. Com esse nível de maturidade e foco, a liderança teve menos preocupação com o operacional, podendo se dedicar mais tempo nas ações estratégicas, buscando processos mais eficientes e projetos inovadores para potencializar os ganhos da organização.

   

Referências bibliográficas

ALGAR TELECOM, Relações com Investidores. Disponível em: https://ri.algartelecom.com.br/wp-content/uploads/sites/13/2020/05/Algar_RS_telecom_Vfinal-interativa__v2.pdf. Acesso em: 15 de março de 2021.

UNIALGAR, Algar Universidade de Negócios. Disponível em: https://unialgar.com.br. Acesso em: 18 de março de 2021.

ALGAR, Gente servindo gente. Disponível em: https://www.algar.com.br. Acesso em: 19 de março de 2021.

EXAME, O que a pandemia do coronavirus nos forçou a aprender. Disponível em: https://exame.com/carreira/o-que-a-pandemia-do-coronavirus-nos-forcou-a-aprender/. Acesso em: 23 de março de 2021.

ROGERS, David L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. 1. Ed. São Paulo: Autêntica Business, 2017.

FERREIRA, Victor Claudio Paradela et al. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2016.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (222.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com