TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE

GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES

Referente as aulas 1 a aula 8

[pic 1]

O ACADEMICO (A) DEVE APENAS INSERIR NA LACUNA A RESPOSTA DA RESPECTIVA QUESTÃO.

Questão 01

Questão 02

Questão 03

Questão 04

Questão 05

Questão 06

Questão 07

Questão 08

B

A

B

E

C

D

D

D

Questão 09- questão aberta

Interno e externo, os dois tipos de seleção são bons, porem depende da necessidade e disponibilidade de mão de obra qualificada para assumir um cargo vago. O externo dá um sangue novo, renovar ideias, mas o interno valoriza os funcionários e dá ânimo aos demais. Eu prefiro recrutamento interno, pois valoriza o empregado que já está na empresa valorizando e dando estimulo aos demais para terem oportunidades e crescimentos.

Questão 10- questão aberta

Que seja um perfil com ideias claras e responsável, tendo parcerias, saiba dialogar, administrar problemas e soluções que ocorrem, que haja com responsabilidade já que trabalha com o bem mais precioso da empresa e pessoas. Que tenha coerência na hora de selecionar pessoas para empresa, porque um bom gestor faz muita diferença para crescimento da empresa.

1ª Questão: RECURSOS HUMANOS, considere as afirmativas a seguir:

I - Trabalhar estratégias de recursos humanos para adequar o comportamento das pessoas à realidade organizacional. Essas estratégias centradas na cultura organizacional de forma que, se tenha claro o que se quer e o procedimento para que isso aconteça. Essas estratégias precisam ser definidas pela gerência e observadas pelos demais níveis organizacionais. Por mais que a GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS tenha uma variação de organização para organização, os objetivos que a área possui, praticamente não mudam, isso porque a gestão de recursos humanos será a gestão de recursos humanos em qualquer lugar.

 II - Criar meios para que as pessoas encontrem satisfação no trabalho, respeitando os limites dos recursos organizacionais e ambientais. Facilitando e desenvolvendo rotinas trabalhistas, remunerar dignamente o colaborador, para que estrategicamente possa se agregar valor ao alcance dos objetivos desejados.

III - Criar valor para a organização mediante políticas fortes de recursos humanos, de forma que o contexto pessoal possa se sobressair em relação ao material, e que de fato as coisas possam ser administradas e as pessoas governadas. Por mais que uma organização de pequeno porte não tenha condições financeiras de possuir um política de RH forte, são elas quem impulsionam as grandes a se mexerem para permanecer no mercado com elevado grau em colaboradores eficientes e eficazes.

IV - Conciliar o desenvolvimento das atividades da gestão de RH com o desenvolvimento do departamento pessoal da organização, uma vez que, independente do porte da organização ela poderá ou não terceirizar essa questão.

A partir do exposto, é correto o que se diz:

a) alternativa II e IV.

b) alternativa I, II e IV.

c) alternativa I, III e IV.

d) alternativa II, III e IV.

e) Todas as alternativas estão incorretas.

2ª Questão: Leia o Trecho:

A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS está presente em todas as organizações, em diferentes formas, independente do seu porte, estrutura e nicho de mercado. É um setor da administração que tem como finalidade o gerenciamento do recurso vivo e mais importante da organização, que são as pessoas, contudo é considerada uma situação contingencial nas organizações.

PORQUE

O RECURSOS HUMANOS ou a área de Gestão de Pessoal, assim denominado por muitos é o setor onde se concentra toda atividade de planejamento, organização e controle de contratação, remuneração, treinamento, benefícios e saúde do trabalhador. A Gestão de Recursos Humanos é essencial para organização que pretende permanecer no mercado e ser competitiva. A respeito dessas duas informações, é CORRETO afirmar que:

a) as duas informações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

b) as duas informações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

d) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

e) as duas afirmações são falsas.

3ª Questão: A Gestão de Recursos Humanos ou a área de Administração de recursos humanos passou com o tempo a ser vista como uma área estratégica da empresa. As funções tradicionais de: contratar, demitir, fazer folha de pagamento, avaliar empregado, resolver questões na justiça do trabalho são papéis de responsabilidade do velho setor de recursos humanos (Departamento Pessoal), que ainda existe nas organizações. Levando em consideração esse aspecto, em relação a GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS é correto afirmar:

I - É uma função de assessoria que orienta e auxilia recrutar pessoas, criar e descrever cargos,

desenvolver pessoas, treinar pessoas, manter a qualidade de vida das pessoas para que a organização alcance seus objetivos.

II - É um subsistema dentro do macro sistema que é a Organização;

III - É apoio aos demais departamentos da organização;

IV - Auxilia nas técnicas e políticas de RH de forma a suprir demanda de mão de obra;

V - É uma função que não existe em organizações de pequeno porte, pois, normalmente nessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (183 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com