TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  4/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 5

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina:Gestão de Pessoas

Módulo:MBA Gestão Empresarial

Aluno:Fábio Henrique Trento

Turma: Gestão de Pessoas-0121-1_7

Introdução

Neste mundo de rápidas transformações, muitas empresas vêm buscando meios e ações estratégias para garantir a sobrevivência no mercado. A preocupação com a qualidade, produtividade e competitividade tem sido, cada vez mais, uma constante na vida das organizações e vivemos em uma época na qual o maior patrimônio que alguém possa possuir é o conhecimento, tendo em vista este cenário Segundo Robbins (2005), as habilidades interpessoais, são vistas, na prática com fundamentais para uma gestão eficaz, sendo assim valoriza-se a capacidade que os líderes devem possuir para desenvolver e extrair o máximo de seus liderados para contribuírem para o atingimento dos objetivos estabelecidos pela empresa, portanto percebe-se que os aspectos interpessoais são tão fundamentais quanto aspectos técnicos para ser um bom líder e para gerar resultados para empresa.

Analisando o conteúdo da disciplina de gestão de pessoas e mais alguns materiais pesquisados, vamos apresentar os principais estilos de lideranças, características, vantagens, desvantagens e os estilos mais frequentes nos ambientes organizacionais.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

O líder tem o papel de influenciar, educar, orientar, desenvolver, inspirar e estimular sua equipe para atingimento dos objetivos e a liderança deve fornecer suporte para as práticas da gestão conhecimento, sendo assim apresentaremos os principais perfis de liderança, bem como suas vantagens e desvantagens.

- Líder Coercitivo: centralizador, comanda amendrontando as pessoas. Vantagens: Tem o resultado como prioridade e sabe lidar com funcionários que não seguem disciplina. Desvantagens: Constante feedback negativos para o time e não tem um trabalho para união da equipe.

- Líder Autocrático: caracterizado por líderes centralizadores que toma decisões sozinho, determina tarefas e tem um controle rigído sobre os processos. Vantagens: Maior controle do processo, regras definidas. Desvantagens: Insatisfação do funcionário diminuindo a motivação para o desenvolvimento do trabalho.

- Líder Marcador de Ritmo: busca alto desempenho, voltado a resultado rápido e lidera pelo exemplo. Vantagens: líder hands on e não deixa seu time em apuros e suporta a equipe nos momentos correto. Desvantagens: Falta de paciência com funcionários que não tem o seu ritmo e sempre coloca o resultado acima de tudo esquecendo fatores importantes para o desenvolvimento da equipe.

- Líder Situacional: baseia-se no nível tanto ao perfil psicológico quanto ao trabalho realizado e desafios da equipe. Vantagens: bastante flexibilidade e não transmite uma idéia que existe somente um estilo de liderança correto e tem visão estratégica Desvantagens: o líder pode ser inexperiente e flexível demais a ponto de perder o foco do time nos objetivos.

- Líder Democrático ou Participativo: divide as decisões com a equipe, ouve opiniões e sugestões e delega tarefas quando apropriado. A participação dos funcionários é incentivada e o líder atua como suporte da equipe. Vantagens: Ambiente participativo, comunicação direta e efetiva, trabalho em equipe, satisfação e motivação dos liderados. Desvantagens: Se preocupa demais com o que os outros pensam, evita riscos e foge de conflito preferindo consenso.

Líder Treinador: Costuma desenvolver bem as pessoas, líder de muita ação. Vantagens: Sabe avaliar bem os colaboradores, criando um plano de desenvolvimento para melhoria da equipe. Desvantagens: Não funciona em todas as situações, pode comprometer o resultado a curto prazo e exige mais tempo da liderança e subordinado.

Líder Liberal: Deixa todas as decisões na mão da equipe, dando total liberdade para equipe decidir as ações por si só, quais são as melhores ações para resolver os problemas da empresa. Vantagens: Liberdade, confiança, descentralização, pouca burocracia. Desvantagens: Falta de direcionamento, feedbacks e controle, baixa produtividade e individualismo.

Líder Paternal: Preza pelo relacionamento da equipe, constrói relações fraternais e coloca a necessidade das pessoas em primeiro lugar. Vantagens: Bom em resolver conflitos internos e mantém um bom ambiente de trabalho. Desvantagens: Tem dificuldades de dar feedbacks negativos e não tem foco no resultado.

Líder Visionário: Ter visão do futuro, projeta, projeta ações concretas para atingimento de metas futuras. Vantagens: Sabe orientar e ouvir a equipe, auto conhecimento profissional, crença no sucesso, criatividade. Desvantagens: Exigência elevada e é imediatista com relação a resultados.

Líder Transformacional: Inspira o seu time a trancender seus próprios interesses, desafia cada um a ir além do exigido para atender as tarefas do dia a dia. O líder transmite empatia e vai além, dando atenção individualizada para cada membro da equipe. Vantagens: Traz motivação, inspiração e não foge de suas responsabilidades e os desafios apresentados. Desvantagens: Exige alta performance e não se encaixa com organização que exige rotina em sua estrutura.

Dentre todos os tipos de liberança que estudamos e foram referenciados neste trabalho, conforme Lewin psicólogo dos anos 30 que desenvolveu importantes estudos nas áreas das relações humanas em sua teoria aponta 3 principais tipos de lideranças nas organizações, são elas o Líder Autocrático, democrático e o liberal.Com a evolução da gestão nas organizações, com foco no alcance dos objetivos e a preocupação do relacionamento entre líder e liderado ainda mais com acréscimo da tecnologia com equipes trabalhando de forma remota e etc, confirma o fato que apesar dos líderes acima serem os mais utilizados nas organizações todos os perfils são utilizados e importantes também, pois as equipes devem ser moldadas e criadas para atender a expectativa de cada negócio, sendo assim todos os tipos de lideranças são desenvonvildos se encaixando com cada imput das partes interessadas.

Considerações finais

Conforme evidenciamos neste trabalho, quando estudamos perfils de liderança nas organizações pode-se apresentar vários tipos de lideranças. A expectativa e metas da organização é que vai definir o melhor tipo de liderança para cada situação, pois todos possuem pontos positivos e negativos.

Estudamos também na nossa disciplina a importância das organizações se moldar a era do conhecimento, indústria 4.0 e transformação digital.

Atualmente diante do mundo contemporâneo e globalizado os perfils que inspiram e promovem um bom ambiente de trabalho com foco nos objetivos são as mais comuns na era do conhecimento e cabe a cada um de nós com todas as ferramentas apresentadas buscar o diferencial quanto como gestor e se preparando e se adaptando as novas condições de mercado para  estar pleno e preparado para busca de diferencial como gestor e que esteja preparado para o mercado de trabalho.

Referências bibliográficas

MELLO, F. B. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores, 2010. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns/36401/. Acesso em: fev 2021.

https://rockcontent.com/br/blog/lideranca-situacional/ Acesso em: fev. 2021

https://www.leaobrasileiro.com.br/estilos-de-lideranca/ Acesso em: fev. 2021

https://startupcreator.com.br/blog/lider-coach Acesso em: fev. 2021

https://primesail.com.br/estilos-de-lideranca/ Acesso em: fev. 2021

https://pastorherbertcleber.wordpress.com/comportamento-organizacional/ Acesso em: fev. 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com