TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  18/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão de Recursos Humanos

        É indiscutível no espaço organizacional que o maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores e, por isso, o tema gestão de recursos humanos é tão importante para o sucesso e prosperidade das organizações. Este âmbito administrativo preocupa-se com a posição que cada colaborador possui na estrutura hierárquica da empresa, reconhecendo suas limitações/dificuldades. O gerenciamento de recursos humanos busca avaliar a equipe de trabalho como fator de formatação dos objetivos empresariais atrelado ao reconhecimento do sujeito como uma parte importante do processo produtivo. O sucesso do setor de recursos humanos de uma empresa está ligado a capacidade das pessoas apresentarem proatividade diante das dificuldades encontradas, estarem cientes de suas responsabilidades, desenvolverem habilidades para concretização de suas atividades e procurar estabelecer o sentimento de otimismo na construção de uma empresa de futuro. As constantes alterações no mundo globalizado fizeram com que as organizações buscassem se especializar e estudar o setor de gestão de recursos humanos pois é por meio dele que se torna possível a seleção e aperfeiçoamento dos colaboradores de uma empresa.

        A necessidade constante de mudanças e melhorias no âmbito da gestão de pessoas foi primordial para a quebra de antigos paradigmas que existiam dentro das organizações denominadas de tradicional e, isso, foi preciso para que as empresas pudessem sobreviver no novo cenário mercadológico que se formava de maneira rápida e exigente. Por isso, a seara da gestão de recursos humanos se tornou tão importante no trabalho de planejamento, organização, direção e controle dos colaboradores dentro da organização. Possibilitando o rendimento eficiente de pessoas, para atingir as metas coletivas e individuais, relacionados direto ou indiretamente com a empresa. Desse modo para que uma empresa obtenha êxito em seus resultados não é importante investir, apenas, em novas tecnologias, instalações físicas de ponta, quadro corporativo bem estabelecido e estratégias inovadores, tem que possuir pessoas qualificadas e engajadas com o objetivo da empresa. Toda e qualquer organização só irá se desenvolver de forma harmônica se todos que fazem parte dela estiver alinhado com o objetivo central. Para isso a empresa deve oferecer aos funcionários um ambiente acolhedor, justo, inspirador e inovador. Um ponto de extrema importância no gerenciamento de pessoas é a preocupação da empresa com qualidade de vida dos seus funcionários dentro do espaço empresarial pois isso possibilita o aumento do comprometimento com os objetivos da corporação.

        O espaço empresarial necessita que todos os funcionários estejam comprometidos e motivados no desenvolvimento de suas funções. Esta motivação é primordial tanto para os clientes internos como os externos, proporcionando rendimentos positivos para a empresa. O setor de recursos humanos é de extrema importância no trabalho motivacional pois são seus profissionais quem vai desenvolver métodos de estratégias de integração entre todos os departamentos, criar estudos comportamentais e acompanhar o trabalho de cada colaborador. A gestão de pessoas tem o importante papel de identificar o talento de cada trabalhador, atuando para que ele se sinta parte da instituição e atue de maneira motivada. Para isso é necessário que exista uma análise mais detalhada do capital humano existente na empresa e, assim, poder lapidar e desenvolver gradativamente dentro do processo de crescimento profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com