TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  25/9/2022  •  Artigo  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Esse artigo relata a importância de se ter uma liderança eficaz e motivacional voltada à gestão de pessoas. Não existe uma ciência exata para o tema gestão de pessoas como há, por exemplo, no campo da matemática ou da física. Uma vez que é impossível prever o comportamento de uma pessoa no próximo minuto, como diz o seguinte ditado popular: “Deus deixou os problemas mais fáceis para os estudiosos das ciências exatas”.

Nós não conseguimos prever nem mesmo nosso próprio comportamento nas próximas horas, quais serão nossas atitudes, emoções e reações aos diferentes acontecimentos que enfrentamos (MAXIMINIANO, 2005).

Dessa forma, o tema abordado é voltado para influência direta do líder na motivação de sua equipe em uma instituição financeira pública. Será analisado o conceito de liderança, tão presente hoje nas organizações; como um dos objetivos específicos. Também os fatores motivacionais, que desenvolvem a equipe como objetivo geral e aqueles fatores que indicam perda na produtividade e acabam por desmotivar os colaboradores desta instituição financeira, este último sendo o problema da pesquisa deste artigo. Ainda como objetivos específicos será citado o que desenvolve e motiva a equipe. Assim como será examinado os meios de desenvolvimentos profissional e motivacionais disponibilizados pela instituição.

2 Gestão de pessoas: Líderes motivados e motivadores

Em um mercado competitivo, tecnológico e sob pressão, se faz necessário que as empresas invistam não só em estratégias direcionadas para o marketing, mas principalmente invistam nas pessoas que compõem está empresa.

Quanto à importância da gestão de pessoas nas organizações Chiavenato (2010) define: A gestão de pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena era da informação.

As organizações são intangíveis, isto é podemos ver seus produtos e serviços, muitas vezes não podemos ver  o que de fato motiva seus colaboradores (gestores e equipes) a produzirem os recursos esperados pela instituição. Essa produção de bens e serviços se dá no ambiente de propriedade da empresa, pois trabalhando juntas as pessoas conseguem produzir mais que se estivessem trabalhando sozinhas.

O uso do ambiente corporativo para a realização das atividades possibilita aos colaboradores utilizarem toda tecnologia disponibilizada pela empresa, para tornar o trabalho mais eficiente e consequentemente gerar menor custo; permitindo também que a instituição tenha maior gestão sob seus colaboradores e processos, para aumento da produtividade.

Nesse contexto evolui-se o papel do líder, antes conhecido como “chefe”, Um líder deve ser um modelo tanto para a instituição quanto para os colaboradores que estão sob gestão.

Quanto as organizações geram de prejuízo ou deixam de contabilizar melhores resultados por terem gestores preocupados em ser simples chefes e não líderes eficazes (Hunter, 2004).

É fundamental que esse líder esteja também motivado a fim de envolver toda a equipe. Seu papel é de extrema importância e sua função é estratégica para que os objetivos organizacionais sejam atingidos.

“A função motivacional do líder deve estar ligada às crescentes recompensas pessoais dos subordinados no sentido dos objetivos do trabalho, fazendo com que o caminho para essas recompensas se torne mais fácil de ser percorrido, reduzindo os bloqueios e as armadilhas durante todo o percurso. Para isso, faz-se necessário avaliar a pressão existente em cargos de gerência, em relação ao clima organizacional, principalmente, no que se refere à motivação dos liderados. Para tanto parte-se da afirmativa de que o líder também é um ser humano, que tem expectativas, sonhos, problemas, enfim, ele também pode precisar de apoio.

Assim, pode-se dizer que um líder que não está motivado dificilmente motivará alguém.

2.1) Liderança

Encontra-se na literatura diversas definições para o tema abordado. A definição de liderança está na capacidade de influenciar voluntariamente os objetivos estabelecidos pelo grupo. É impraticável impor motivação com que cada pessoa pratica uma mesma atividade. Um líder trabalha não apenas para melhorar os resultados da organização, mas em promover a melhor execução das atividades exercidas pelos membros de sua equipe (CHALEY; BLANCHARD, 1986).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com