TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  16/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas

Aluno:

Curso: Administração de Empresas

Para resolver o  problema da empresa Spartaccus proponho as seguintes

ações:

1. Provisão de Recursos Humanos  

Elaborar o processo de recrutamento e seleção conforme a demanda da empresa, iniciando um processo de pesquisa de mercado, através de anúncios

descrevendo a função (apresentação do cargo), responsabilidade e atividades,

carga horária de trabalho, local, aptidões e competências técnicas, remuneração e benefícios, entre outros. A divulgação desses anúncios poderá acontecer através de plataformas de recrutamento e seleção que utilizam   softwares específicos que realizam a triagem de currículos de acordo com o perfil de forma eficiente, também através de murais públicos, jornais impressos e mídias sociais (Caetano e Vala, 2002; Chiavenato, 2000). Realizar entrevistas através de videoconferência otimizando tempo e dinheiro gasto. Efetuar dinâmica de grupo para análise dos aspectos comportamentais e perfil do candidato em função do cargo. Por fim entrevista presencial com participação do gestor.

2. Aplicação de Pessoas  

Definir quais atividades serão desempenhadas por cada um dos colaboradores, além de orientar e acompanhar a execução das tarefas. Integrar os novos colaboradores com as pessoas que já fazem parte do corpo técnico das empresas, com o objetivo de avaliar sua performance e assim, posicioná-los em seus cargos de maneira mais eficaz para que alcancem o melhor desempenho possível. Este é meio empregado para desenhar as atividades - as quais as pessoas irão realizar na empresa -, direcionar e acompanhar a   eficiência do profissional. Inclui desenho de cargos e desenho organizacional, descrição e análise de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho (Chiavenato, 2010). Para prevenção a fatores de riscos é importante que sejam ministrados treinamentos de segurança ocupacional realizado por um profissional capacitado e autorizado e fornecimento de equipamentos de segurança individual e coletiva. É necessária uma análise minuciosa dos riscos internos, do ambiente laboral, das tarefas que serão realizadas, máquinas e equipamentos, ferramentas que serão utilizadas para identificar e determinar quais são essas ameaças com antecedência, procurando manter sempre uma comunicação clara com os colaboradores, através de feedbacks, sugestões e críticas desses funcionários que são de suma importância para o desenvolvimento da empresa.

REFERÊNCIAS

CAETANO, A. VALA, J. Gestão de recursos humanos, contextos, processos e

técnicas. Lisboa: Observatório do Emprego e Formação Profissional, 2002.

CHIAVENATO, I.Introdução á Teoria Geral da Administração. 6ª. Edição. Editora Campus. São Paulo, 2000.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos

nas organizações. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com