TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  17/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Alunos:

Fabio Dias da Conceição

Igo Acioli dos Santos

Márcio Caldas Souza

Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas

Professor (a): Bruno Teixeira

TRABALHO DA DISCIPLINA

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Santo Amaro- BA

2018


Olá meu caro Sr. José Augusto, é com imensa honra que venho prestar meus serviços de consultoria de Rh, e para tal pretendo ajuda-lo a selecionar os melhores candidatos para os cargos solicitados na construção das 110 escolas: 2 mestres de obras, 1 eletricista e 3 encanadores.

De antemão saliento que existem alguns pontos que precisam ser melhorados para que a Spartaccus alcance seus objetivos:

Seu perfil não condizente com as reais necessidades da empresa, recomendo que invista sua energia para atuar muito mais como um líder do que como chefe, pois a não mudança das suas atitudes, principalmente o tratamento com suas filhas, pode comprometer diretamente os bons resultados organizacionais.

É preciso que seu genro, Sr. Almir, entenda a sua real importância na organização, onde a dinamicidade de suas atividades é de suma importância para a mesma. Aconselho que sua demanda externa seja reavaliada para que não haja conflitos entre as atividades da Spartaccus e seu trabalho externo, e no caso de ele não conseguir conciliar ambas, talvez seja necessário devido à importância deste novo desafio (construção de 110 escolas), que se tenha hiperfoco nas demandas da Spartaccus até a conclusão dos serviços.

Suas duas filhas (ambas jovens e arquitetas) que não demonstram comportamento adequado acarretando maus exemplos para os demais colaboradores e isso afeta a credibilidade e a confiabilidade de sua equipe. Por estarem inseridas na geração y se mostram inconformadas com perfis autoritários e geralmente protestando contra esta liderança. Porém percebo que sem o devido engajamento ambas não conseguirão respeito dentro da organização, pois a mudança é necessária tanto para o Sr. Augusto quanto para as filhas, com o Sr. José assumindo de vez o papel de líder motivador e encorajador, e vocês como herdeiras diretas do negócio sejam participantes de forma integral nas tomadas de decisões. Após estes aspectos abordados acima e mudança de todos os envolvidos para foco no resultado final (construção), segue abaixo um organograma e explicações de responsabilidades:

[pic 1]

O Sr José Augusto está responsável pela estrutura geral das escolas, planejamento juntos com as arquitetas e lideranças nas operações. Por notar que ele tem bastante afinidade com a obra, sendo um verdadeiro especialista na parte operacional, sugiro que ele esteja in loco na área durante um turno resolvendo questões que têm impacto direto no andamento da construção, e no outro turno ele esteja no escritório ajustando questões de caráter burocrático, tais como finanças (liberação de orçamentos e/ou cotações), documentações, ambientais, segurança. Tendo como foco garantir a qualidade dos serviços executados pelos colaboradores e qualidade dos materiais utilizados.

O Sr. Almir, primeiramente ser responsável pelas cotações de materiais para dar andamento na construção das escolas visando sempre a melhor relação custo benefício sem perder a qualidade dos materiais comprados, sendo necessário a aprovação do Sr. José Augusto. Além de ser responsável pelo crescimento profissional dos seus colaboradores através de treinamentos para conscientizar os funcionários a reduzir custos com as atividades operacionais, ele precisa monitorar através de controles o andamento das atividades para que consiga obter bons resultados, indo à campo para entender a real necessidade dos mesmos, e incentivá-los a dar feedbacks sobre possíveis melhorias no dia a dia de trabalho.

Uma das filhas (Arquiteta) – Sua principal área de atuação será acompanhar os planos de projetos versus o realizado, visando sempre se o realizado está de acordo com a planta e se os funcionarios estão seguindo à risca os critérios, regras e normas da empresa. A mesma estará desenvolvendo estudos e sua viabilidade, econômicas, ambientais, fiscalizando suas execuções, identificando necessidades do usuário, coletando informações e dados, e analisando-os, enxergando diagnósticos e elaborando planos de ação. A mesma estará in loco com os mestres de obras analisando dados e metodologias, orientando-os e dando feedbacks, e os mesmos por sua vez estarão transmitindo informações sobre o andamento da obra junto com algumas notícias da execução das atividades profissionais.

A segunda filha (também arquiteta) – Tarefas também importantes como gerenciar o ADM, buscando um custo benefício nas contratações, transporte, alimentação e moradia caso necessário, buscando mecanismos. Desenvolver estudos de viabilidade: Analisar documentação do empreendimento, verificar a legislação, condições ambientais e institucionais, identificar alternativas de operacionalização e elaborar relatórios conclusivos de viabilidade.

Recrutamento e seleção: 1. Consulta a site de emprego. 2. Análise de currículo, visando sempre o tempo de experiência, curso de reciclagem, local onde mora. 3. Contato através de ligação. 4. Entrevista presencial e verificação de diploma de cursos e tempo de experiência comprovada. 5. Solicitar documentações dos aprovados e apresentação do salário e benefícios (Seguro de Vida, transporte, salário e alimentação). 6. Contratação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com