TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.545 Palavras (19 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

No contexto deste trabalho iremos abordar a administração de Recursos humanos  (ARH), embora sua denominação vem sofrendo alterações por termos gestão de parceiros ,colaboradores  entre outras,  suas características continuam as mesmas buscando personalidades, inteligência, conhecimentos e atitudes.

A real importância para as organizações é ter a pessoa certa no lugar certo, ou seja, atender e satisfazer a necessidade de sua organização.

A administração de Recursos Humanos é responsável pela seleção de pessoas, encontrar o melhor candidato que encaixe no perfil estabelecido pela organização. O candidato passará por entrevista, dinâmica de grupo, testes psicológicos e de conhecimento, dinâmica situacional e também por exames admissionais para que seja comprovado que o candidato esta hábil a exercer o cargo.

Por mais que a responsabilidade seja do gerente do setor, o selecionador (ARH) contribui para a seleção, analisando todas as características do candidato para ocupar a vaga. A partir de então, o empregado irá conhecer todo o negócio, missão, visão cultura, politicas, comportamento e os valores da organização.

Portanto é extremamente importante o setor  de Recursos humanos  (ARH),pois seu objetivo é contratar os melhores profissionais para sua organização.

Iremos apresentar os conceitos de recrutamento  e seleção da empresa Ernst & Young, que visa  garantir o melhor funcionamento com os melhores colaboradores e por fim as considerações finais.

1 REVISÃO CONCEITUAL

Organizações são constituídas por pessoas por meio do qual elas podem alcançar muitos e vários objetivos pessoais com mínimos ou custos. Se as organizações e sem as pessoas que nelas atuam não haveria administração de recursos humanos, a (ARH) é uma especialidade que trata do adequado aprovisionamento das pessoas nas organizações. Durante muito tempo a ARH então denominado a administração de pessoal ou relações industrial era conhecida como a mediadora entre as organizações e as pessoas. O estudo de administração de recursos humanos abordará as organizações (grupo e pessoas com o sistema aberto).

A ARH é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais. Suas origens remontam ao inicio do século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial, com a denominação inicial de Relações Industriais, que era uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas com o objetivo de reduzir os conflitos existentes entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas. Posteriormente, a partir de 1950, o conceito de Relações Industriais foi ampliado e passou a ser tratado por Administração de Pessoal visto que seu objetivo não era apenas a de intermediar conflitos, mas, sobretudo, administrar as pessoas de acordo com a legislação trabalhista vigente.

A partir da década de 70, surgiu o conceito Recursos Humanos (ARH), onde as pessoas passaram a ser considerado o recurso fundamental para o sucesso organizacional, porém essa concepção ainda sofria da miopia de visualizar as pessoas como recursos produtivos ou meros agentes passivos cujas atividades devem ser planejadas e controladas a partir das necessidades da organização.

Com as características do terceiro milênio - globalização da economia, forte competitividade no mundo dos negócios, mudanças rápidas e imprevisíveis e o dinamismo do ambiente -, as organizações bem-sucedidas não mais administram as pessoas, pois isso significa tratá-las como agentes passivos e dependentes, mas, sobretudo, administram com as pessoas. Isso corresponde a tratá-las como agentes ativos e proativos dotados de inteligência e  criatividade, iniciativa e decisão, habilidade e competências e não apenas de capacidades manuais, físicas ou artesanais.

Assim, o conceito de Administração de Recursos Humanos migrou para Administração de Pessoas (ou Gestão de Pessoas) por entender que as pessoas participam da administração da empresa como parceiros e não como meros recursos.

A provisão de recursos humanos envolve o planejamento de RH, o recrutamento, e a Gestão de recursos humanos relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura. Em plena era do conhecimento, toma-se como base da excelência empresarial o capital humano. A capacidade e sobrevivência das empresas dependem das pessoas agregadas aos seus valores patrimônios para o desenvolvimento tecnológico, mudança e enfrentamento da globalização. Os subsistemas de provisão de recursos humanos providenciam de forma inesgotável valores e talentos humanos capazes de formar o cérebro e o sistema nervoso da empresa moderna.

Os subsistemas da Administração de Recursos Humanos (ARH) são cinco etapas de controle e administração interdependentes. O planejamento de recursos humanos, o recrutamento e a seleção de pessoal são subsistemas da ARH.

O recrutamento de pessoal, método muito utilizado nas empresas para iniciar o processo de contratação de funcionários para diversas áreas e funções. É um conjunto de técnicas e procedimentos que tem por objetivo atrair candidatos interessados, potencialmente qualificados e capazes de assumirem cargos dentro de uma determinada organização. Através dele, a empresa divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher.

O processo de recrutamento de pessoal começa quando surge a necessidade de preenchimento de um ou mais postos de trabalho na empresa. O setor responsável recebe a solicitação de pessoal, geralmente com o perfil do candidato, experiência exigida, qualificações etc. Independente do tipo de empresa, é recomendado que o setor que irá realizar o recrutamento saiba exatamente qual é o tipo de profissional que a empresa está buscando. Não considerar todos os detalhes deste perfil pode comprometer o processo de contratação.

O processo de recrutamento de pessoal precisa ser alimentado por fontes de recursos humanos que estejam interessados nas vagas disponíveis e também que preencham os pré-requisitos estabelecidos pelo RH da empresa. Para isto, é necessário que a empresa analise qual é a sua necessidade e qual a fonte (empresas, universidades, cursos técnicos etc.) que deseja explorar em cada processo seletivo. Quanto maior o número de candidatos recrutados, mais rico será o processo e maiores serão as chances de se encontrar o profissional ideal para aquela vaga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (457.4 Kb)   docx (508.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com