TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.429 Palavras (14 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

PROCESSOS GERENCIAIS

GESTÃO DE PESSOAS

Grupo: Adriano Serpa

Carlos Santos

Cintia Sanhudo

Fernanda Fernandes

Lidiane Schumacher

Paola Souza

Tutor: Jerônimo Fernandes

         Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Processos Gerencias (EMD 0446) – Seminário Interdisciplinar I

Porto Alegre, 27 de junho de 2014.

2014/1

GESTÃO DE PESSOAS

RESUMO

Com o passar dos anos, as organizações, têm passado por várias transformações. Em função disto, surge nestas, um novo departamento e uma nova filosofia de administrar a Área gestão de pessoas.

O presente trabalho trata da gestão estratégica de pessoas, citando o novo modelo de gestão que está vigorando nas empresas, por força da transformação global que as organizações estão passando nos últimos tempos. O que nos motivou a preparar este trabalho foi a possibilidade de analisar o conceito de gestão de pessoas aplicado em uma indústria priavada  nacional do ramo da metalúrgia. Explicita também, que este novo modelo de gestão, visando o crescimento da empresa, prioriza a satisfação, entusiasmo e bem estar de seus funcionários.

Palavras-chave: Colaborador. Gestão de Pessoas. STEMAC

  1. INTRODUÇÃO

A administração vem sofrendo novas e fortes transformações na vida empresarial, as novas tendências estão praticamente impondo que as mudanças sejam feitas o quanto antes. As empresas que não atentarem para estas alterações poderão estar fadadas ao não desenvolvimento, ou seja, não estarão acompanhando o processo natural de aperfeiçoamento e evolução organizacional. A forma de gerir pessoas pelas organizações também vem passando por profundas transformações. Atualmente há um grande esforço em repensar o papel das pessoas e das organizações nas relações de trabalho.

A capacidade de atrair, desenvolver e reter talentos traz uma nova perspectiva de produtividade para as organizações, que contam cada vez mais com o diferencial das pessoas que nela trabalham. Conforme mencionado acima, para este trabalho estudamos a indústria Stemac Geradores, fundada na década de 50, é hoje a empresa líder nacional na produção de equipamentos geradores de energia, com sede em Porto Alegre/RS conta com 38 filiais em todo o país, tendo aproximadamente 2.700 colaboradores e faturamento em média de R$50 milhões /mês.

Segundo Milkovich e Boldreau (2006, p. 01), ainda que as instalações físicas, os equipamentos e os recursos financeiros sejam necessários para a organização, às pessoas – os recursos humanos – são particularmente importantes.

Diversos foram os fatores que contribuíram para que as organizações descobrissem nas pessoas seu agente transformador, proativo e empreendedor. A globalização e o avanço tecnológico tiveram sua contribuição agilizando processos e buscando indivíduos mais capacitados. Também a busca incessante por produtos de excelência, e a capacidade de fidelização dos clientes, almejando o aumento de produtividade e de faturamento.

Os pacotes de benefícios sociais são constituídos de facilidades, serviços, vantagens e conveniências oferecidos aos empregados, para suprir suas necessidades, sejam elas fisiológicas, de segurança, sociais e de auto realização, em sequência cronológica (CHIAVENATO, 2009).

Estudando a empresa Stemac Geradores, verificamos que a mudança na forma de gestão de pessoas foi fundamental para garantir o crescimento organizacional, mantendo a qualidade no atendimento e satisfação de colaboradores internos e clientes. Citaremos os métodos adotados pela empresa para os processos de: recrutamento e seleção, benefícios, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, monitoração e crescimento profissional.

  1. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

O Processo de Recrutamento e Seleção de pessoas é fundamental para o sucesso da empresa, pois é através deles que a organização pode recrutar e identificar talentos com potencial para fazer a diferença neste mercado tão competitivo.

As Organizações de ponta estabelecem sistemas eficazes de recrutamento que definem claramente o perfil das pessoas que possam alcançar o sucesso, não procuram mais só um profissional qualificado tecnicamente, as empresas estão à procura de pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento. Ter só preparo técnico hoje em dia não quer dizer muito. É importante, mas não é o que faz a diferença na hora da contratação.

2.1 RECRUTAMENTO

É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização.

As fontes mais utilizadas de recrutamento são:

  1. Recomendação ou indicação de empregados;
  2. Anúncios em jornais ou revistas;
  3. Sites Corporativos ou de Empregos;
  4. Escolas e Universidades;
  5. Agencias de empregos.

“Segundo Oliveira (2003) o recrutamento é uma: “ferramenta de mão dupla, na qual tanto a empresa quanto o candidato podem se conhecer, trocando informações e esclarecendo dúvidas”.

2.2 SELEÇÃO

A seleção constitui a escolha do Colaborador certo pra o lugar certo, buscando entre os recrutados aqueles mais adequados aos cargos da empresa.

A competência dos empregados é a condição essencial para a competitividade e sobrevivência da empresa. Logo, saber escolher os colaboradores adequados é prover os meios para se vencer as etapas da corrida e assim se tornar melhor a cada dia.

Técnicas de seleção:

  • Entrevista coletiva;
  • Entrevista Individual
  • Testes psicológicos
  • Provas técnicas
  • Técnicas de grupo
  • Avaliação de idiomas

Dentre estas, a mais utilizada é a entrevista individual, pois tem baixo custo, é de fácil aplicação e pode ser adaptada para diversos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (478.9 Kb)   docx (188.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com